Estratégia de conteúdo e SEO: conheça as principais formas de gerar tráfego orgânico

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Publicado: 24 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A criação de um site faz parte das suas soluções para promover o seu negócio? Se a resposta for sim, a implementação do site deve vir com boa estratégia de marketing de conteúdo na internet. 

Muitas são as vantagens desta técnica, como o desenvolvimento da notoriedade da sua marca, a melhoria da sua visibilidade, etc.

Provavelmente seu conteúdo não tenha o alcance que é esperado, mas fica tranquilo que isso não será culpa sua. O número de mensagens diárias absorvidas pelos nossos olhos e ouvidos aumenta constantemente e é difícil impressionar com apenas uma publicação.

Com isso algumas perguntas como: “Então, o que devo fazer para garantir que o conteúdo não acabe no escuro?”, “ Como dar uma nova vida ao conteúdo já publicado, para aumentar o tráfego?”, podem surgir no decorrer do processo. 

Descubra como essa estratégia é uma arma formidável para adquirir tráfego, e como  essas técnicas são atribuídas por agencia de marketing digital.

Definição da estratégia de marketing de conteúdo

Também conhecida como “estratégia editorial”, a estratégia de marketing de conteúdo define uma técnica que se baseia na criação e distribuição de conteúdo. 

Esses conteúdos podem ser:

  • Texto / Redação
  • Ebooks
  • vídeos,
  • fotos,
  • infográficos, etc.

A estratégia de marketing de conteúdo representa uma verdadeira alavanca para impulsionar seu site nas SERPs (termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet) de um mecanismo de busca, que seria o SEO. O que o torna um meio essencial para adquirir um volume significativo de tráfego. 

Graças a esta técnica, você garante a consistência de suas mídias, como: Redes sociais, páginas do site, vídeos,etc …

Como configurar uma estratégia de conteúdo para obter tráfego?

Para que sua estratégia de conteúdo na internet gere tráfego, há etapas a seguir. Aqui estão os pontos essenciais:

Defina os objetivos

A implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo depende dos objetivos. Certifique-se de que este o ajude a aproveitar ao máximo a venda. E isso só é possível com uma boa taxa de tráfego no site de sua empresa.

Os objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo são múltiplos, a saber:

  • têm excelente referência natural,
  • desenvolver o conhecimento da marca,
  • atrair clientes potenciais,
  • lealdade do consumidor,
  • melhorar o tráfego …

Não importa quais sejam seus objetivos, sua estratégia de conteúdo na internet deve sempre ter como objetivo melhorar a visibilidade do seu site. Lembre-se que adquirir tráfego significa atrair muitos clientes em potencial.

Delimite a persona

Persona se refere ao grupo de pessoas que você tem como alvo para visitar seu site. Em outras palavras, esses são seus clientes ideais. 

Para fazer essa delimitação algumas perguntas precisam ser respondidas, são elas: 

  • Quem precisa de seus produtos ou serviços? 
  • O seu público-alvo tem gênero (masculino ou feminino)? 
  • Qual a faixa etária (jovens adultos, adultos, etc.)? 
  • Trabalhadores ou desempregados? 
  • Executivos ou funcionários simples?

E assim por diante. As respostas a essas perguntas lhe darão ideias sobre a persona ideal.

Para conhecer as necessidades dos usuários da Internet, use ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, etc. Isso ajuda a definir a persona com mais precisão.

Liste a mídia a ser usada para sua estratégia de marketing de conteúdo

Gostaríamos de salientar acima de tudo que cada meio se dirige a um público-alvo com um objetivo de comunicação preciso. O tom e o estilo usados ​​devem corresponder a esse público. Várias alternativas estão à sua disposição, vamos citar algumas:

O site: este é um site de empresa, um site de e-commerce ou um site de vitrine. Esse suporte fornece o máximo de informações possível sobre suas ofertas aos usuários da Internet, visando sempre a melhor experiência do usuário.

O blog: é a forma de publicar conteúdo com valor agregado. Use-o para distribuir conteúdo de texto, vídeos, fotos, etc. Os visitantes têm o privilégio de interagir por meio de comentários ou compartilhamentos.

Redes sociais: aqui falamos de Facebook, Twitter, Instagram e muitos outros. Escolha-os com base em seus objetivos e sua persona ideal. Esta é a melhor solução para se comunicar diretamente com o seu público.

O Linkedin  é uma plataforma confiável se você tem como alvo os profissionais.

Implementar a estratégia de marketing de conteúdo

Finalmente, vem a implantação de sua estratégia de marketing de conteúdo com uma agência de marketing digital. A adoção de um calendário editorial preciso é fundamental para garantir a relevância do conteúdo. Quando se trata de notícias, divulgue informações atualizadas. Preste muita atenção à qualidade de suas publicações.

A melhoria contínua de sua estratégia de marketing de conteúdo é necessária para promover a aquisição de tráfego. Mais uma vez, o Google Analytics representa uma excelente alternativa para conhecer os impactos de suas publicações. Se necessário, podemos acompanhá-lo!