Entenda a importância da matemática e estatística dentro do marketing digital

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Publicado: 23 de julho de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.

Uma equipe que trabalha com marketing digital dentro de uma empresa tem profissionais com as mais variadas formações e especialidades na carreira. Há aqueles que vêm da comunicação, há quem é especialista no setor comercial, há quem trabalha com engenharia e cálculos e muitos outros campos do conhecimento.

Tudo isso para envolver diversos segmentos em um dos mais importantes setores de uma empresa que faz negócios virtuais hoje em dia. Por ser uma área tão interdisciplinar, é claro que a matemática teria fundamental importância para a área.

No dia a dia, o profissional de marketing digital vai precisar da matemática e da estatística para acompanhar e analisar diversas métricas que vão mostrar os desempenhos e resultados dos negócios.

E são diversos os fatores que mostram a importância das contas, fórmulas, cálculos, tabelas e planilhas nessa área. Fato é que, hoje em dia, para se dar bem no marketing digital não dá pra não gostar de matemática. Por isso, cada vez mais engenheiros e profissionais de tecnologia ganham espaço para atuar na área.

Agora, vamos te apresentar alguns dos motivos que mostram toda a importância da matemática na comunicação e nas vendas do marketing.

Análise do mercado

Primeiro de tudo, um bom profissional de marketing precisa entender o que está acontecendo no mercado do serviço ou produto oferecido. Saber analisar o mercado é um dos primeiros passos para começar um negócio ou para consolidar um negócio já existente em um novo patamar.

Uma análise bem feita deve considerar o público-alvo e a audiência e entender quais são os hábitos de consumo deles usando a internet. Com isso, toda a equipe de marketing digital pode direcionar melhor as estratégias de comunicação e desenvolvimento do produto.

Desenvolvimento da persona

Outro ponto muito importante que vai exigir análise de dados e matemática é na hora de definir as personas de uma empresa. Para saber quem é o cliente do seu negócio, é preciso analisar com profundidade as estatísticas de compra e de acesso das pessoas. Assim, é possível entender como é a interação dos clientes com a sua marca nos meios digitais.

Criando as personas de uma empresa, é possível direcionar todos os trabalhos do marketing para o jeito desse comprador. Dessa forma, toda a comunicação é facilitada, já que há um diálogo com “alguém” específico, e não uma conversa generalista com toda a audiência.

Tráfego orgânico e pago

O tráfego de um site de vendas é uma das medidas mais importantes para o desempenho de uma empresa. Se o tráfego nas páginas está alto, a tendência é que as vendas sejam altas. Mas se a taxa de conversão não for tão alta, é necessário estudar o que pode estar acontecendo para as pessoas estarem navegando pelo site, mas não realizando a compra.

Agora, caso o tráfego esteja baixo, os esforços serão direcionados para saber o que deve ser feito para melhorar o movimento das páginas, seja organicamente ou com o tráfego pago.

Métricas de anúncios

Quando as campanhas estão rodando a mil por hora, é preciso entender o que está dando certo e o que não está funcionando com os anúncios. Calculando as métricas de anúncio, é possível ter uma noção geral de como os prospectos estão reagindo aos anúncios veiculados nas redes sociais.

Para isso, há diversos tipos de métricas. Uma das mais importantes é o Click Through Rate (CTR), ou, simplesmente, taxa de clique, que mostra a parcela de usuários que viram o anúncio e clicaram nele. Também é possível analisar o número de impressões de um anúncio, para checar como está o alcance da campanha e o que mais pode ser feito para que mais pessoas sejam impactadas por ela e cheguem à sua página de vendas.

Cálculo de ROI

Quanto investir em uma campanha? ROI é a sigla para “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”, em português. Ele calcula qual foi o retorno que uma empresa teve sobre uma quantia investida em algum setor.

No marketing digital, calcular o ROI de campanhas é necessário para checar quanto se deve aplicar em dinheiro para ter maiores retornos financeiros com uma campanha. Existe uma fórmula para esse cálculo, e basta ter noção da matemática básica para começar a adotá-la.

SEO e palavras-chave

Analisar as métricas de SEO também são essenciais para o trabalho de especialistas em marketing digital. É preciso pesquisar quais são as palavras-chave que se relacionam com o produto e tem bom volume de buscas nas ferramentas de pesquisa.

Assim, é possível desenhar as estratégias de conteúdo e produto voltados aos termos pesquisados pelos usuários. Boas estratégias de SEO são sempre positivas para uma marca crescer e encontrar mais clientes no meio digital.

Lembrou de mais alguma coisa? Deixe o seu comentário abaixo com o que mais você faz no seu dia a dia no marketing digital que exige a matemática!