Como escalar suas vendas investindo em marketing digital e quais os próximo passos dessa estratégia

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Publicado: 24 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Atualmente, a internet é o terceiro canal de maior influência no Brasil, perdendo apenas para a televisão e para o rádio. Nesse sentido, é normal (e essencial) que muitos empreendedores busquem investir em estratégias de marketing digital para escalar suas vendas e fazer o negócio crescer. 

Os custos do marketing digital, quando comparado ao marketing tradicional, são muito mais viáveis, além de fornecerem mais facilidade na mensuração de resultados. No entanto, muitas pessoas podem ficar receosas em entrar neste meio, visto que é um local de muita concorrência.

Mas nunca se esqueça: ele também oferece muitas oportunidades, e é nelas que vamos focar hoje. Vamos lá? 

7 estratégias para escalar suas vendas com o marketing digital 

Confira agora as nossas sete dicas práticas, que você pode começar a aplicar agora mesmo, para escalar suas vendas. 

Aposte na diversificação de canais 

Esteja presente em vários canais e em todas as redes sociais. Você pode até pensar que ninguém mais usa o Facebook, por exemplo, porque você não o utiliza. No entanto, e se o seu público alvo estiver por ali? Você vai perder a chance de se conectar com essa audiência? 

Além disso, se você vende um produto ou serviço que oferece a possibilidade de inserção em diferentes canais, aproveite-se disso! Infoprodutores, por exemplo, podem estar em diversos canais de vendas de cursos online e isso é uma ótima oportunidade de diversificação. 

Faça anúncios 

Se você tiver verba para isso, faça anúncios. No entanto, jamais anuncie diretamente pelo Instagram, por exemplo. O ideal é que você utilize o gerenciador de anúncios do Facebook, que te fornece oportunidades muito melhores de segmentação. Assim, o seu conteúdo chegará apenas naqueles que realmente possuem chance de comprar. 

Se você quiser fazer anúncios pelo Google Ads, estude muito sobre isso ou contrate a ajuda de um especialista. Essa estratégia é um pouco mais complicada e a falta de conhecimento pode ser um fator determinante para o fracasso dela. 

Crie uma copy chamativa e use táticas de CRO 

Não adianta fazer anúncios se você não pensar em uma copy que chame a atenção do seu público. A internet é uma terra de muitos e, se você não destacar dentre os diversos anunciantes, acabará passando despercebido. 

Para isso, recomendamos que você utilize técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization). Como o próprio nome diz, é uma estratégia que pretende aumentar as conversões em uma determinada página ou site, sem ter a necessidade de atrair mais tráfego.

Tenha um programa de afiliados 

Não importa o que você venda, você sempre pode ter um programa de afiliados. Mas o que isso significa? Essa é uma prática muito comum hoje no mundo do marketing digital. Quando uma pessoa ou empresa se afilia a você, ela recebe um link exclusivo de divulgação do seu produto ou serviço e ganha uma comissão para cada venda feita com origem naquele link. 

Essa estratégia de atrair afiliados parece muito simples, mas ela, na verdade, é muito poderosa. Isso porque você estará tendo um contato próximo com outras audiências, além de se aproveitar de uma indicação, que é um ótimo canal de vendas. 

Otimize as páginas do seu site 

Se você tiver um site, otimize ele para ontem! Em maio de 2021 o Google lançou uma atualização que coloca as principais métricas da web como um forte fator de ranqueamento. Por isso, se você quer alcançar mais pessoas, você precisa começar a dar atenção para isso agora mesmo. 

As principais métricas da web são 4 e medem a performance do seu site. O LCP mede a velocidade de carregamento percebida, o FID mede quanto tempo sua página demora para responder a um clique, o CLS mede a estabilidade visual e o FCP que mede quanto tempo o primeiro elemento visual da sua página demora para aparecer. 

Tenha uma boa estratégia para lançamentos

Apenas lançar o produto ou serviço na sua plataforma ou site não é o suficiente para escalar suas vendas. Você precisa criar uma estratégia mais elaborada para os seus lançamentos. Afinal, vemos constantemente grandes marcas fazendo isso e alcançando grandes resultados. 

Para isso, tente utilizar gatilhos mentais. Nós, indivíduos, somos curiosos por natureza e adoramos um mistério. Explore isso e crie o clima do “vem aí”. Mas cuidado: não se esqueça de corresponder às expectativas com o produto ou serviço vendido, ok? 

Invista nas redes sociais para construir uma audiência fiel 

Criar redes sociais, comprar seguidores e ficar se atendo a métricas de vaidade pode ser um grande erro. Muitas pessoas pensam que podem atingir ganhos grandes e rápidos utilizando bots que burlam o algoritmo do Instagram. No entanto, quando você faz isso, a rede social percebe e pode penalizar o seu perfil até mesmo permanentemente, dependendo da prática adotada. 

Próximos passos: vendi muito, e agora? 

Vender muito é o sonho de todo empreendedor. No entanto, existem diversas burocracias que vem com os bons resultados que nós não conseguimos enxergar até elas caírem no nosso colo. Muitas pessoas podem se desesperar nesse momento e ficar se perguntando: como eu vou despachar todos esses pedidos, como vou entregar tudo isso, etc. 

Além disso, ainda vem as burocracias tributárias, emitir notas fiscais, pagar impostos, fazer a divisão do lucro com outras pessoas (caso tenha tido participação, etc.). Nesse momento, o importante é não se desesperar e tentar otimizar as operações. 

Aqui, a dica que podemos te dar é confiar na tecnologia e automatizar processos. Atualmente, existem diversos softwares no mercado que podem te ajudar com essa tarefa e o importante é escolher algum que mais se adapte às necessidades da sua empresa. As operações mais complexas e burocráticas, como a emissão de notas fiscais, valem a pena ser automatizadas. Assim, você deixa o operacional de lado, focando no que realmente importa: o seu negócio. 

Esse post foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação de nota fiscal da galáxia.