Equipe de Marketing Digital: saiba como gerir corretamente

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Publicado: 22 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Para gerir uma equipe de marketing digital são necessárias algumas ações práticas. Leia e veja algumas atitudes que não podem faltar no seu dia a dia de trabalho.

Quem deseja se posicionar no mercado e conquistar os consumidores, já sabe que precisa investir na divulgação de sua marca. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo em uma boa equipe de Marketing Digital.

Somente com um time de profissionais qualificados é possível planejar e aplicar as estratégias adequadas. 

No entanto, com o grande volume de tarefas a serem executadas e a falta de experiência de alguns gestores, essa missão tão importante acaba sendo realizada equivocadamente.

Quais os profissionais que fazem parte de um equipe de Marketing Digital?

É essencial que toda organização conte com um departamento de Marketing Digital. Seja para fazer a ponte com uma agência terceirizada, seja para realizar todas as tarefas internamente.

Sabemos que uma das vantagens de contratar uma agência parceira, é ter a possibilidade de contar com profissionais especialistas em suas respectivas áreas de atuação, fazendo com que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira, por quem entende do assunto.

Normalmente, uma agência profissional trabalha com, pelo menos, um: 

  • Estrategista digital (que pode ser um coordenador de marketing)
  • Customer Success (responsável por atender o cliente de forma personalizada)
  • Analista de mídias sociais;
  • Analista de mídia paga;
  • Redator;
  • Analista de SEO;
  • Desenvolvedor de sites;
  • Designer;
  • Web designer.

Mas, se você deseja montar um time interno e não consegue contratar todos esses profissionais, opte por pelo menos 4 pessoas:

  • Gerente ou coordenador de marketing: além de gerir a equipe, fica responsável por cuidar de toda a parte estratégica.
  • Analista de mídia paga: investir em anúncio patrocinado é algo complexo, por isso, é importante deixar alguém focado apenas em Facebook ADS e Google ADS.
  • Redator: um bom redator, que aplica boas estratégias de copywriting e gatilhos mentais, é capaz de cuidar de toda a produção de conteúdo, desde a divulgação correta de suas redes sociais, produção de blogs e materiais ricos até o envio de emails.
  • Designer: o conteúdo visual divulgado pela sua marca tem que transmitir seus valores e estar de acordo com a sua identidade visual, por isso, conte com a experiência de um profissional preparado.

Dicas para gerir uma equipe de Marketing Digital

Independente se a sua empresa vai montar uma equipe de marketing digital interna ou terceirizar o serviço, gerir esse time requer algumas habilidades específicas.

Para te ajudar a realizar uma gestão eficaz, separei 5 atitudes práticas que não podem faltar no dia a dia de trabalho.

1) Estipule metas e objetivos bem claro

Para que seu time não fique perdido, e alcance os resultados esperados, deixe claro quais são os objetivos e as metas que devem ser atingidos em pequeno, médio e longo prazo.

Só podemos chamar de meta aquele alvo que revela um propósito desafiador, de realização possível, com significância pessoal e prazo máximo de execução. 

2) Invista em formações e treinamentos

O universo do marketing digital passa por alterações constantemente e por isso é fundamental que os colaboradores estejam sempre atualizados.

Por isso, invista em cursos, formações e treinamentos e contribua para que a sua melhore tanto a performance individual, quanto a performance em grupo.

3) Melhore a comunicação interna

Uma boa comunicação aumenta significamente o desempenho de qualquer equipe. Portanto, use os meios de comunicação como chats, newsletters e emails para manter as pessoas bem informadas.

Estabeleça ações concretas, como, por exemplo, o follow up, ou seja, posicionar as pessoas sobre aquilo que fazemos ou deixamos de fazer por algum motivo. 

Fornecer follow up é uma ótima prática de comunicação, pois transmite segurança às pessoas de que as coisas estão acontecendo ou, ao menos, que você se importa.

4) Ofereça as ferramentas de trabalho ideais

Quando falamos de marketing digital, estamos falando diretamente de tecnologia. 

Para executar um trabalho bem feito, são necessárias inúmeras ferramentas como: um computador e internet de qualidade, um bom programa de edição de imagens, vídeos e áudio, gerenciadores de tarefas e mídias sociais, plataformas de armazenamento em nuvem etc.

Enfim, veja quais são as necessidades reais da sua equipe e ofereça aquilo que é essencial para que eles possam executar suas tarefas diariamente, sem preocupações ou gambiarras.

5) Esteja disponível para o seu time

Outra coisa importante é você estar disponível na hora que os liderados precisarem do seu apoio. Um gestor não pode ficar preso a reuniões que duram horas, desligado do mundo. 

Alguns líderes têm o péssimo hábito de só retornarem aos contatos da equipe quando já é tarde demais para agir. A consequência disso é que, com o passar do tempo, as pessoas deixam de procurá-los.

E, por fim, confie em sua equipe de marketing digital! Se você tomou o cuidado de escolher pessoas que têm um bom perfil para cumprir o papel que cabe a elas, então as deixe brilhar.