Entenda porque o Open Finance criou uma avalanche de oportunidades

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de outubro de 2021 | Atualizado: 4 de outubro de 2021.

Em um passado não muito distante, se desejássemos ter uma conta bancária, gerar um boleto de cobrança ou até mesmo fazer uma simples transferência, esbarrávamos com muita burocracia, taxas e alta complexidade nos processos.

Para os empreendedores, integrar recursos financeiros às empresas ou sistemas era uma tarefa incrivelmente desafiadora.

Nos últimos anos, entretanto, vimos uma explosão de soluções financeiras ganhando espaço no mercado brasileiro.

Basta uma simples busca na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel para encontrar uma quantidade enorme de soluções criativas e funcionais para os mais diversos problemas financeiros.

O que será que aconteceu para que houvesse tamanha mudança neste nicho de mercado?

A partir de pouco menos de uma década atrás, mudanças regulatórias no mercado financeiro brasileiro passaram a permitir com que serviços financeiros fossem oferecidos por instituições de diversos setores, não mais exclusivamente bancárias. A esta cultura de mercado, dá-se o nome de Open Finance.

Nasceram, então, diversas carteiras digitais (wallets), promoções envolvendo cashback, dentre diversos outros cases. Inclusive, o conceito de Super App – um único aplicativo que dá acesso a uma grande variedade de recursos e funcionalidades.

O que é Open Finance e Open Banking?

O Open Finance representa a possibilidade de serviços financeiros serem oferecidos por instituições de diversos setores, não mais exclusivamente bancárias. Para tanto, devem obedecer a todas as regulações vigentes.

Já o Open Banking consiste na mudança tecnológica e estrutural do sistema bancário, permitindo o intercâmbio de dados entre as instituições.

O fato de que os titulares de contas, sejam empresas ou pessoas físicas, poderão compartilhar seus dados financeiros entre as instituições que lhe interessam, é Open Banking.

O fato de existir diversas instituições, não necessariamente bancárias, oferecendo produtos e serviços financeiros é Open Finance.

Tipos de tecnologias financeiras

Mas afinal, como o Open Finance acontece na prática? Quais tecnologias estão disponíveis no mercado? Confira abaixo a lista dos recursos mais comuns e significativos encontrados à disposição de quem quer velejar neste mar ainda azul.

Core Bancário

O Core Bancário é a infraestrutura tecnológica que administra as operações bancárias, considerando um ecossistema de sistemas, parceiros e usuários conectados.

Banking as a Service

Consiste em um catálogo de produtos e serviços financeiros disponibilizados para uso individual ou combinado, segundo a necessidade do projeto. 

APIs de Tecnologia Financeira

Serviços financeiros disponibilizados via API (Application Programing Interface), um meio de comunicação entre sistemas e aplicações. 

Produtos White Label

Você pode ir ao mercado rapidamente com produtos, aplicativos e sistemas prontos para serem personalizados com sua marca e identidade visual.

Oportunidades para os empreendedores

Qualquer empresa pode se beneficiar das soluções trazidas pelo BaaS (Banking as a Service), entretanto, quem tira mais proveito destas tecnologias são empresas com alto volume de transações – empresas que trabalham com um grande número de fornecedores, de usuários ou que necessitam uma estrutura financeira complexa.

A automação dos processos é um ponto de destaque destas tecnologias, simplificando e agilizando a movimentação de valores. 

Fintechs, e-commerce, plataformas de crowdfunding, marketplaces, seguradoras, financiadoras são ótimos exemplos. Indústrias e o varejo também podem se beneficiar grandemente destes recursos.

A seguir, podemos conferir uma lista das oportunidades mais exploradas no atual momento do mercado financeiro no Brasil:

Incluir um recursos financeiros em sua plataforma

Com as APIs de tecnologia financeira, você pode criar recursos, automações e soluções financeiras dentro da sua plataforma. Desta maneira, adicionando valor ao seu produto ou serviço.

Otimizar dinâmicas financeiras que já existem

Um ótimo exemplo é a substituição de transações via TED e boleto por transações via Pix (novo meio de pagamento eletrônico instantâneo) em um sistema ou plataforma. Também podemos citar modelos mais robustos com fornecer a antecipação de recebíveis via conta digital à uma rede de terceiros.

Construir inteligência de mercado

Use dados para conhecer melhor o seu cliente e aperfeiçoar seu modelo de negócios.

Criando uma conta digital ou uma wallet

Quando composta por benefícios exclusivos, uma conta digital white label é a ferramenta perfeita para garantir fidelização de clientes. Também gera receita com comissões, mensalidades e taxas segundo o modelo de negócio do empreendimento.

Como integrar sistemas de pagamento ao meu negócio?

Se você tem um projeto que necessite destes tipos de soluções, você precisará buscar um Prestadores de Serviços de Pagamento (PSP). Concentre-se em fornecedores que atendam às regulamentações do Banco Central para garantir a segurança da sua operação.

Recursos como ambiente sandbox podem ser de grande valia para garantir o desempenho do seu time de desenvolvimento, bem como assessoria experiente e suporte acessível.

Esse artigo foi produzido pela equipe da Atar B2B, referência em tecnologia financeira. Tenha à sua disposição tudo que sua empresa precisa para acelerar a transformação digital, reduzir custos bancários e desenvolver automações financeiras.