Entenda o que é marketing gastronômico

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 2 de setembro de 2021 | Atualizado: 14 de setembro de 2021.

Afinal, o que é Marketing Gastronômico?

Quando falamos em gastronomia, a primeira imagem que vem à nossa cabeça são deliciosos pratos, como massas, caldos, sopas, pizzas, pratos típicos, festivais de gastronomia, onde comemos um pouco de cada tipo de culinária, e muitos outros pontos que nos lembram comida, não é mesmo?

Bom, antes de explicar sobre o foco deste artigo, que tal falarmos um pouquinho sobre gastronomia?

O termo gastronomia possui três definições:

  • A arte de cozinhar com amor e fazer o preparo dos alimentos, focando em destacar suas qualidades na cozinha
  • As práticas e o conhecimento do chef na cozinha
  • A arte de escolher os pratos mais saborosos e bonitos para apreciar

A gastronomia é arte. É o ato de descobrir novos pratos, novos sabores e criar sua própria identidade, dando um toque único aos pratos de seu restaurante.

Podemos definir a gastronomia como uma maneira de trazer harmonia para os pontos da culinária e cultura da sociedade. A gastronomia engloba as culinárias do mundo todo, oferecendo sabores desconhecidos, que podem ser deliciosamente saboreados! 

Pode parecer apenas uma forma de se expressar, mas é possível se sentir em uma viagem para outro local do mundo apenas experimentando um prato típico de tal região preparado, por exemplo, em uma panela de ferro! Muitas pessoas relatam que alguns pratos são tão bons, que fazem surgir lembranças de sua infância e culinária natal. 

Por isso devemos considerar a importância da culinária e cozinhar com amor! 

Um curso técnico de gastronomia pode ser uma boa opção para quem está começando agora. Um curso técnico de gastronomia é diferente de um bacharelado em gastronomia, sendo que no técnico, as aulas são mais práticas, com foco em aprender a usar os instrumentos de cozinha, manusear peças, aprendendo técnicas de preparo dos pratos.

O curso técnico possui apenas 2 anos de duração, sendo que o bacharelado possui 4 anos, com conteúdo prático e teórico.

Com pelo menos o técnico, e suas habilidades já existentes, é possível dar início a sua carreira na área da gastronomia! Mas como sabemos, para um bom negócio decolar, é preciso ter uma boa estratégia de marketing por trás, não é mesmo? Por isso agora vamos falar sobre o marketing gastronômico!

Marketing gastronômico

No marketing gastronômico, as estratégias são voltadas para a gastronomia, já que para cada tipo de negócio, uma diferente estratégia de marketing é aplicada. 

Então fique ligado neste artigo até o final, pois prometemos que cada dica dada aqui será de grande proveito para que você insira em seu restaurante! 

Conhecer o seu público alvo

Conhecer o seu público alvo é fundamental em todo tipo de negócio, no caso da gastronomia a utilidade de conhecer seu público alvo se faz mais precisa, para que você saiba em quais produtos e peças alimentícias investir em seu restaurante ou lanchonete.

Preste atenção em quais pratos estão saindo com mais frequência. Por exemplo, quais são os pratos que possuem fermento natural? São os mais fitness? São pratos doces? 

Estar sempre priorizando o cliente

Sempre priorize a experiência do cliente em seu estabelecimento, pois assim você garante que ele fique satisfeito e volte mais vezes.

Peça para um funcionário ir até a mesa de alguns clientes e perguntar se o ambiente está aconchegável, se o prato está saboroso, qual nota eles dariam para o atendimento do local, se eles indicariam o estabelecimento para os amigos, dentre várias opções para uma pesquisa de satisfação.

Divulgue nas redes sociais

Divulgar seu estabelecimento nas redes sociais nunca é uma má opção! Você ainda pode criar conteúdos sobre receitas fáceis para o dia com novidades para o público, como por exemplo receitas com fermentação natural, incluindo massas, pães e pizzas ou receitas de produção de geleias com pectina

As pessoas amam esse tipo de conteúdo e raramente não tentam reproduzir em sua casa. Dessa forma, você fica mais próximo de seu público e ainda proporciona receitas confiáveis e saborosas para os mesmos!

Você pode intercalar suas redes sociais com vídeos pequenos de suas receitas, sua divulgação e fotos de seus pratos! 

Espero que tenha gostado deste artigo e que ele tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é o marketing gastronômico!