Entenda o que é a qualidade percebida pelo cliente e como mensurá-la

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 7 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Você sabe por que os seus clientes estão dispostos a pagar os preços praticados pela sua empresa? Um dos principais motivos é a qualidade percebida, que influencia a forma como o cliente vê o valor de produtos e serviços.

Esse é apenas mais um dos instrumentos que podem utilizados por organizações para ganhar uma vantagem competitiva e entender mais sobre as motivações de compra do mercado.

Por isso, elaboramos este conteúdo para que você possa ter uma boa ideia sobre o que é qualidade percebida. Continue lendo para conhecer mais!

O que é qualidade percebida?

Em termos simples, esse conceito representa a forma como o potencial cliente julga a excelência da sua empresa, performance e produtos. Em primeiro lugar, os clientes selecionam empresas com base na familiaridade e nas experiências positivas anteriores.

Ou seja, produtos e serviços que já são conhecidos são valorizados porque houve a oportunidade de testá-los. Mesmo assim, as empresas ainda são capazes de destacar e competir nesse cenário, por meio da qualidade percebida.

Como o cliente avalia a qualidade percebida?

Para isso, são usados os cinco sentidos que observam e absorvem os elementos que aparecem em primeiro plano. Estamos falando da fachada, vitrine e decoração do ambiente.

Em segundo plano, começamos a considerar a interação com a empresa, em especial a equipe de atendimento. Um contato cordial e atencioso, bem como a busca por soluções de problemas ajudam criar uma relação de confiabilidade.

A visão do produto se enquadra em um terceiro nível e, talvez, o mais importante, porque é a percepção pessoal do comprador e, como tal, é subjetiva. Essa avaliação pode variar consideravelmente de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente.

Como mensurar a qualidade percebida?

Embora a qualidade percebida seja considerada subjetiva, existem instrumentos que podem ser adotados para traduzir a qualidade percebida para números e dados concretos.

Realize pesquisas de satisfação

A melhor forma de obter essa informação é direto da fonte. Por isso, não hesite em criar questionários e pesquisas de satisfação. Tente obter respostas objetivas e diretas, mas deixe espaço para que o cliente sinta confortável em compartilhar a sua opinião.

Uma vez que você conquistou esses dados, faça uso dos resultados da pesquisa para criar projetos de melhoria. Essa é uma excelente fonte de ideias e inovações que podem surgir a partir da experiência dos compradores.

Analise a intenção de recompra

O volume de vendas é um excelente indicador para avaliar se o produto está se saindo bem quanto às vendas. Porém, essa é uma análise incompleta e deve ser complementada com o indicador de recompra.

A primeira vez que o produto é adquirido indica que os seus atributos são interessantes para os clientes, porém somente a repetição da compra reflete que as expectativas foram atendidas e que fornece uma relação custo-benefício positiva.

Quando o assunto é qualidade percebida, os elementos mais atrativos são aqueles que criam um senso de personalização. Isso quer dizer que a empresa entende as expectativas e demandas de seus clientes e usa esses parâmetros para desenvolver produtos e serviços qualificados.

Se esse tema te deixou curioso sobre outras formas de conquistar o seu público, confira o nosso post que explica por que usar brindes para fidelizar clientes e aumentar a competitividade.

Conteúdo produzido por Hakuna Matata Brindes.