Entenda o papel da transformação digital na educação

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de setembro de 2021 | Atualizado: 8 de setembro de 2021.

Se você se mantém por dentro das novidades, já deve saber que a transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, que pouco a pouco vem conquistando seu espaço e que inclusive entrou na rotina escolar. 

Isso porque, agora que boa parte das pessoas passaram a ter a tecnologia mais introduzida em seu cotidiano, os benefícios dessa ferramenta se tornaram mais democráticos, e a tendência para o setor educacional é que isso se torne cada vez mais parte da rotina.

Afinal, a partir da transformação digital na educação, é possível criar salas de aulas virtuais — o que é muito útil quando as aulas não podem ocorrer presencialmente — e aplicativos de aprendizagem, que propõem soluções para o gerenciamento de provas e resultados dos alunos, o que traz mais facilidade para ambos os envolvidos.

Então, quer entender melhor sobre o papel da transformação digital na educação? Convidamos você a continuar a leitura e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a transformação digital?

Conforme mencionado, a transformação digital ocorria pouco a pouco. Na educação, ela alterava a forma como a escola se organizava, o modo como os professores ensinavam e como os alunos aprendiam. 

Tudo isso permitia que houvesse uma maior economia de tempo, mais eficácia nas ações e também uma melhor organização nos processos.

Atualmente, tudo isso foi acelerado. Assim, o que antes ainda estava em processo de adaptação, em muitas escolas precisou se tornar uma realidade rapidamente. 

Para isso, não é necessário apenas introduzir ferramentas tecnológicas, mas alterar a lógica digital, a fim de que o ensino deixe de utilizar formas padrões e tradicionais.

Quais as vantagens da transformação digital?

Adotar na educação a transformação digital é entender como as instituições de ensino podem melhorar os pontos e valores em que já são boas. Por exemplo, uma universidade que já é referência em pesquisa, com a estratégia digital, pode aumentar o impacto e o acesso a esses materiais, por meio de métodos de aprendizagem on-line, flexíveis e mais atraentes.

Do mesmo modo, a educação infantil, que precisa lidar com o desafio de ensinar crianças que, em sua maioria, já nascem imersas no universo digital, também precisa aprender a tirar o melhor proveito dessas ferramentas para que elas também sirvam como recursos que despertem a curiosidade e estimulem o desenvolvimento.

Ir contra elementos que oferecem inúmeras vantagens e que já estão presentes na vida das crianças desde cedo é querer frear a esteira de evolução. Nesse sentido, a instituição de ensino perde oportunidades e só fica para trás.

Quais os desafios da transformação digital?

Apesar das vantagens apresentadas, o processo de adequação ao novo contexto conta com alguns desafios. Os principais deles são:

Resistência dos colaboradores:

Diferentemente das crianças, os colaboradores não tiveram acesso a tecnologia desde cedo. Assim, é normal que eles apresentem certa resistência e dificuldade com o uso dos mecanismos;

Gaps de talento:

A falta de expertise dos profissionais para lidar com a tecnologia e de recursos para o investimento pode ser outro desafio. Assim, é preciso que as instituições tenham colaboradores capazes de treiná-los para a nova realidade digital;

Implantação de novos processos:

Para que a transição ocorra, é ideal que você trabalhe com processos mais simples e com um menor volume.

Quais são as formas de colocar a transformação digital em prática?

Já mencionamos algumas formas de implantar a transformação digital na educação, seja por meio da criação de salas virtuais, aplicativos móveis, armazenamento dos documentos em nuvem etc.

Para que isso tudo ocorra com sucesso, é importante que a instituição de ensino adote alguns passos essenciais, como o engajamento de toda a equipe em torno disso, a busca por parcerias que possam ajudar com soluções efetivas, a definição dos objetivos concretos, o entendimento sobre qual estágio de transformação a sua escola se encontra etc.

Percebeu como a transformação digital na educação precisa ser cada vez mais uma realidade para que tanto os alunos como a própria instituição evoluam? 

A robótica e a programação, por exemplo, são habilidades essenciais e que serão cada vez mais requisitadas no futuro. Quem tiver conhecimentos como esses obtém maiores vantagens.

Gostou do nosso post? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre nosso trabalho!