Sua empresa aliada ao Meio Ambiente com ESG

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance e de forma básica representa um fundo de investimentos, também conhecidos como “fundos verdes” que vem chamando a atenção cada vez mais de investidores e, portanto, de empresas. 

O ESG representa o Meio Ambiente, a Sociedade e a Governança e tem se tornado cada vez mais imperativo que empresas estejam alinhadas com estes três pilares. Estes critérios podem ser colocados em prática no dia a dia da empresa, por exemplo:

  • Meio Ambiente: não utilização de combustíveis fósseis, redução da exploração das matérias primas, eliminação de poluentes e aditivos tóxicos, uso de materiais recicláveis, reciclagem de resíduos, etc;
  • Social: remuneração justa dos funcionários, preocupação com saúde e bem estar dos colaboradores, atenção com a sociedade em geral contribuindo com instituições sem fins lucrativos, etc;
  • Governança: diversidade e representatividade em todos os setores inclusive em altos cargos, transparência com as finanças, iniciativas anticorrupção, entre outras.

Idealmente as empresas devem atender aos três pilares e ter iniciativas direcionadas para cada um dos critérios. Apesar disso, não é raro encontrar empresas que tenham um ou dois critérios atendidos e trabalhados. Nesse artigo trataremos com mais ênfase a questão do Meio Ambiente e como sua empresa pode ser aliada ao Meio Ambiente na agenda ESG.

Como construir uma agenda ESG para sua empresa

Por se tratar de uma modalidade relativamente recente de investimentos, ainda não existem critérios específicos para determinar como as ações visando ESG devem ser desenvolvidas. 

Porém, existem algumas certificadoras que emitem selos verdes às empresas e dessa forma, o investidor consegue decidir melhor para onde vai direcionar seus recursos. 

Seja qual for a sua empresa, é importante que a política da empresa esteja coerente com o critério a ser desenvolvido. Dessa forma, não corre o risco de se tornarem ações vazias e temporárias visando marketing. 

Por isso é importante que sua empresa foque em poucas questões relevantes ambientalmente, assim,  você concentra os esforços e maximiza os resultados.

 É importante também, investir tempo em pesquisas e análises para encontrar quais temas ambientais, sociais e econômicos são mais relevantes para a empresa e quais impactos (tanto positivos, quanto negativos) serão gerados. 

Depois de entender quais temas têm mais sinergia com sua empresa, é importante fazer reuniões com os stakeholders a fim de definir a avaliar melhor as oportunidades. Também se atente para definir quais temas a sua organização pode atuar produzindo resultados significativos e de fato impactando a sociedade. 

Com tudo anotado você poderá enfim definir uma agenda ESG estratégica de sustentabilidade com itens importantes: quais os impactos positivos a empresa quer gerar, quais projetos e parcerias serão desenvolvidos para chegar aos objetivos e quais são os impactos negativos que podem ser trabalhados.

Descarte Ecológico para ESG

Uma das frentes sustentáveis mais importantes e comumente lembrada pelas empresas é a reciclagem. Ela se tornou essencial com o surgimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos que orienta sobre como deve ser feita a gestão dos resíduos sólidos e passou, desde 2011, a exigir mais responsabilidade e transparência dos setores públicos e privados sobre seus resíduos sólidos.

Dessa forma, é de extrema importância que sua empresa esteja de acordo com a PNRS e faça o descarte correto de seus resíduos. Quando empresas entram em reforma ou desmobilização de lojas e escritórios, os resíduos gerados devem, segundo lei, serem descartados de forma ecológica. 

Da mesma forma, muitas empresas e indústrias produzem resíduos diariamente que devem ser descartados, como é o caso de materiais de merchandising, uniformes, documentos, pallets, embalagens e EPIs. O destino desses materiais deve ser seguro para o meio ambiente e para a sociedade, ou seja, deve ser reciclado ou enviado para o coprocessamento – processo de queima controlada do resíduo para a geração de energia.

Outra solução de sustentabilidade empresarial é a consultoria ambiental que pode ser uma grande aliada quando a estratégia de ESG contar com a economia de recursos naturais, como é o caso da água. 

Com a consultoria ambiental é possível implantar tecnologias e soluções como por exemplo: sistema de captação de água da chuva, instalação de painéis solares para utilização do sol como energia, instalação de teto e parede verde para tornar o ar mais puro e agradável reduzindo o uso de ar condicionado, neutralização do CO2 realizando o plantio de árvores em locais de preservação ambiental, entre outros.