E-mail Marketing: o que é e como criar uma estratégia eficaz em 2022

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Publicado: 7 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2022.

O e-mail completou 50 anos em 2021. E, mesmo após 5 décadas, este continua sendo um dos principais canais de comunicação e promoção e relacionamento. Ele é um gigante digital: através dele, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo enviam, todos os dias, mais de 306 bilhões de mensagens. Hoje, ainda é um dos canais prediletos dos profissionais de marketing digital.

O que é preciso para que o seu e-mail marketing seja um sucesso? Por onde começar? É o que vamos apresentar a você neste artigo:

O que é e-mail marketing?

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam (e até praticam), o e-mail marketing não é apenas o ato de enviar e-mails com o objetivo de vender produtos ou serviços. Não mesmo!

E-mail marketing é, antes de mais nada, uma prática de relacionamento estratégico através do e-mail. Em outras palavras, o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital que utiliza o e-mail para estabelecer o relacionamento consentido com uma base de assinantes.

Esse relacionamento traz consigo diversas finalidades. Vamos citar quatro delas:

  • ser uma ferramenta de marketing e conteúdo: promover conteúdos de topo, meio e fundo de funil para auxiliar equipes de inbound marketing a atingir os seus objetivos;
  • promover o brand awareness e estabelecer a autoridade da marca: com conteúdos de qualidade, a marca se estabelece como autoridade e referência em sua área;
  • reduzir custos de venda: você já deve ter lido por aí que é muito mais barato vender para um cliente antigo do que para um novo. Então, o e-mail ajuda a manter a sua marca “fresca” na mente do cliente;
  • vender. Sim, vender: não existe almoço grátis, certo? Todo relacionamento que a empresa está promovendo tem por finalidade, sim, a conversão em vendas de produtos, serviços, etc.

Por que você deveria “entrar para o clube”?

Bem, se você precisa de bons motivos para considerar realizar ações de e-mail marketing no seu negócio, a primeira coisa a saber é que ele é responsável por cerca de 23% das vendas no e-commerce. Isso bastaria para justificar o uso desse canal.

Além disso, para cada 1 dólar investido em e-mail marketing, retornam cerca de 36 dólares, fazendo do e-mail marketing o canal mais efetivo em termos de retorno do investimento. Exatamente por isso, em torno de 80% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail marketing leva a aquisição e retenção de clientes.

Criando uma estratégia eficaz de e-mail marketing em 2022

Não basta querer fazer e-mail marketing. É preciso fazer isso da maneira certa. Vamos dar algumas orientações fundamentais para que você possa criar a sua estratégia, mas é importante também buscar mais informações e aprofundar o seu conhecimento para obter o máximo dessa incrível ferramenta.

Tenha um e-mail profissional

Pode parecer óbvio, mas não utilize a sua conta de e-mail do Gmail para fazer as suas ações de e-mail marketing. E-mails gratuitos não tem essa finalidade e transmitem uma imagem amadora às suas mensagens.

Providencie um e-mail profissional, com domínio referente ao seu negócio. O custo é bastante acessível e a oferta de serviços de hospedagem de e-mails é enorme.

Escolha uma ferramenta de e-mail marketing

Também é bastante amadora a prática de tentar enviar e-mail marketing através do MS Outlook ou do seu webmail. Não faça isso! Eventualmente, esta prática pode levar a bloqueios e fazer com que suas mensagens nunca sejam entregues aos destinatários.

Contratar uma plataforma de e-mail marketing traz inúmeras vantagens, como um ambiente 100% preparado para realizar envios de e-mails sem prejuízo de reputação, além de inúmeras funcionalidades voltadas para levantar importantes dados comportamentais das suas ações.

Além da plataforma de e-mail marketing, há diversos serviços gratuitos que podem ajudar bastante no dia-a-dia da criação de campanhas. Use e abuse dessas oportunidades.

Aproveite todas as oportunidades de relacionamento

O e-mail marketing é muito versátil. Por isso, para estreitar o relacionamento, é possível fazer uso de vários tipos de e-mails, que são enviados em momentos diferentes, seja para quem ainda não é seu cliente, seja para aproximar e encantar um cliente já ativo.

Há quatro tipos fundamentais de e-mails que você pode fazer:

  • promoção: são todos os e-mails cujo objetivo é promover alguma coisa, seja a reativação de um lead, a participação em um seminário ou mesmo a venda de algum produto ou serviço;
  • vendas: o clássico do e-mail marketing. Aqui, o objetivo primário da ação é, realmente, vender algo. É o e-mail vitrine, o showroom;
  • conteúdo: o e-mail de conteúdo, como as newsletters, promovem relacionamento, engajamento e a educação da base de e-mails, e são ótimos para estreitar o relacionamento com a base de assinantes;
  • transacionais: todo e qualquer e-mail enviado com o objetivo de informar, confirmar ou atualizar uma transação realizada, como criação de conta, confirmação de venda, dados de frete, entre outros.

Automatize rotinas

A sua plataforma de e-mail marketing pode ajudar a automatizar rotinas que, de outro modo, seriam um intenso trabalho repetitivo. Praticamente todas as plataformas de e-mail marketing possuem excelentes criadores de fluxos de automação para e-mails. Ganhe tempo para se dedicar ao que realmente importa.

Foque no público-alvo

Construa uma lista de e-mails focada na qualidade, não na quantidade. O seu conteúdo também deve ter um propósito e ser focado no que os seus assinantes esperam receber.

Elementos como o layout e a redação também devem ser envolventes. O texto da linha do assunto é aquele mais importante para obter melhores taxas de abertura. Já a ordem dos textos, call-to-action e demais elementos dentro do corpo do e-mail é que dirão se você terá boas taxas de cliques e interações.

Para planejar um e-mail marketing de sucesso, o segredo está no planejamento, como em um ciclo infinito que se renova a cada nova ação de e-mail. Podemos elencar os principais elementos assim:

  • definição de público-alvo e persona
  • objetivos primário e secundário da ação
  • segmentação do envio
  • gestão das listas de e-mails
  • definições estratégicas de envio, como datas e horários de envio
  • acompanhamento de resultados, como métricas de entrega, abertura, cliques, etc.

Como toda mídia digital, o segredo está no bom planejamento. Não perca tempo e comece já a planejar as suas ações de e-mail marketing.