E-commerce: o que é usabilidade e como ela influencia nas compras dos clientes?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de maio de 2022 | Atualizado: 17 de maio de 2022.

A facilidade com que os usuários conseguem navegar e encontrar o que precisam dentro de um site ou aplicativo é essencial para o sucesso de qualquer loja virtual

Uma das grandes mudanças comportamentais dos consumidores durante a pandemia foi recorrer ao comércio eletrônico para satisfazer a maioria das suas necessidades, sem sair de casa. 

Na avaliação de diversos especialistas, essa mudança se tornou definitiva e colocou no centro da atenção dos empreendedores a importância da usabilidade dos seus sites e aplicativos. 

Uma pesquisa recente mostrou que, ao comprar na Centauro, Farmadelivery e Adidas, por exemplo, os usuários conseguiam ter a melhor experiência de navegação do país, o que explica porque essas empresas conseguem ter resultados tão expressivos em seus e-commerces.

Neste artigo, você vai descobrir o que é usabilidade e como ela influencia diretamente as decisões de compra dos seus clientes na sua loja on-line.

O que é usabilidade?

De maneira geral, podemos dizer que a usabilidade é a facilidade de uso da interface de qualquer sistema computacional. Um site ou aplicativo com boa usabilidade entende profundamente as necessidades dos seus usuários, permitindo que encontrem o que procuram e atinjam seus objetivos de forma rápida e intuitiva.

No caso de um e-commerce, a usabilidade é um dos critérios mais importantes para a satisfação do usuário e impacta diretamente em seu volume de vendas; por isso, deve ser uma fonte de atenção constante entre os empreendedores e um indicador-chave de desempenho de qualquer loja virtual.

Para oferecer uma boa experiência de compra, um site ou aplicativo de vendas on-line deve avaliar quais são os fatores mais importantes para que os usuários encontrem os produtos que procuram e fechem a compra de maneira rápida e fluida.

Recentemente, a Eshopper, empresa especialista em análise de experiência do usuário, realizou a primeira edição da premiação The Digital Commerce Ranking, a fim de reconhecer as 100 melhores lojas virtuais do país com base na usabilidade.

No topo da lista dos melhores sites de compras do país aparece a empresa de artigos esportivos Centauro, seguida das lojas de produtos de beleza e farmácia Farmadelivery e Drogasil. O ranking destaca ainda que Adidas, Droga Raia, Tok & Stok, Boticário e Consul também se preocupam com a experiência dos seus consumidores e procuram ativamente melhorar a usabilidade das suas lojas virtuais para aumentar suas vendas.

Segundo a Eshopper, o objetivo dessa premiação é divulgar as melhores práticas de e-commerce entre as empresas nacionais, já que as compras pela internet definitivamente vieram para ficar e devem registrar forte expansão nos próximos anos.

Quais fatores melhoram a usabilidade de um e-commerce?

Ao avaliar a usabilidade das suas lojas virtuais, os empreendedores devem observar fatores como:

Navegação

Evite que o usuário tenha que dar muitos cliques para conseguir o que procura. Priorize uma estrutura de navegação simples, leve e intuitiva.

Configuração da página inicial

Conforme o ditado: a primeira impressão é a que fica. A página inicial do seu site ou aplicativo deve ser atualizada diariamente com os produtos mais vendidos da sua loja. Coloque em destaque várias ofertas e dê o máximo de opções ao seu usuário.

Visualização da página de produtos

Procure fazer com que as informações essenciais dos produtos, como nome, tamanho, cor e preço tenham excelente visibilidade, para que o usuário consiga identificar rapidamente qual modelo está procurando.

Carrinho de compras

O ícone do carrinho de compras deve estar visível em todos os momentos da navegação. Na página do carrinho, a lista de produtos deve estar disposta de forma clara, destacando o preço e o número de unidades adicionadas de cada produto. A finalização da compra também deve receber atenção especial, cuidando para que o usuário faça poucas ações para adquirir os produtos.

Por fim, é preciso lembrar que a simplicidade muitas vezes é a maior virtude de um e-commerce e pode ser decisiva para o sucesso do seu empreendimento na internet. Coloque a experiência do usuário no centro das suas preocupações e, com certeza, você atingirá as métricas de desempenho que tanto deseja.