Aprenda 10 dicas de dinâmicas de motivação para você e sua equipe

Aprenda 10 dicas de dinâmicas de motivação para você e sua equipe

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de setembro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Conhecer técnicas de dinâmicas de motivação de equipe é essencial, pois a desmotivação pode atingir toda empresa e a qualquer momento. Por isso, você precisa garantir que todos não só saibam do sucesso, mas participem dele! E as próximas 10 dicas serão fundamentais para isso!

Motivar a equipe talvez possa parecer uma de suas menores preocupações. Isso porque se você tem um bom produto e/ou serviço, é claro que o sucesso da empresa está garantido, certo?

Bom, na verdade não. Nenhum produto ou serviço vai ser bem feito se os responsáveis por isso não souberem só o que estão fazendo, mas porquê estão fazendo.

Ou seja, se eles não tiverem um objetivo, não souberem quais são os objetivos da empresa, ou ao menos não tiverem nenhum interesse no resultado do seu trabalho, dificilmente vão se dedicar a ele.

Claro que dificilmente você vai ter uma empresa em que todos estejam em total sintonia e com objetivos estabelecidos.

Mas existem maneiras de você melhorar a visão que os funcionários têm de sua empresa e de você. Além é claro, de permitir que eles entendam de fato o que eles significam ali dentro.

E não é preciso muito para mostrar à eles a razão de cada um ter uma função, menos trabalho ainda para você dividir com eles situações e resultados da empresa.

Então não seja um chefe… Seja um líder!

Mas ser um líder, não trata-se somente de estar próximo dos seus colaboradores. Mas também entender quais as dinâmicas de motivação que podem auxiliar eles e você.

Então para saber mais sobre a motivação e como você pode motivar a equipe veja nosso conteúdo dividido nos seguintes tópicos:

Por que motivar a equipe?

Entenda por que é importante investir em dinâmicas de motivação

Se todos os funcionários de sua empresa se demitissem hoje, o que aconteceria com ela?

É bem provável que no mínimo a produção cairia. Sabendo disso é claro que podemos afirmar a necessidade de cada pessoa em sua respectiva função.

Sendo assim, garantir a permanência e possibilitar que a maioria dos funcionários sintam-se confortáveis em suas áreas é uma das maneiras de atestar a eficiência das operações de cada um.

Isso porque é fato que com o dia-a-dia e com o trabalho constante todos estão suscetíveis a se sentirem esgotados em algum momento.

Então faz parte dos processos com os quais você deve estar atento sempre permitir que os funcionários se sintam motivados.

Afinal dar a eles condições melhores de trabalho pode ser o diferencial para que sempre seja feito um bom trabalho.

Por isso a importância de você saber alguns modos de como motivar uma equipe.

“Comece pelo porquê”

Saiba como começar a investir em dinâmicas de motivação

Todas as pessoas possuem algum objetivo, dos menores aos maiores são eles os responsáveis pela motivação de cada um.

E são essas motivações que garantem que cada um exerça sua função com excelência.

Mas é claro que os objetivos da empresa, não são necessariamente os objetivos de cada pessoa dentro dela.

Por isso o modo como o autor Simon Sinek fala sobre as pessoas em seu livro “Start with why” ou “Comece pelo porquê” em português pode se aplicar ao treinamento motivacional.

O autor identificou e apresentou padrões de compra que se aplicam a vida profissional e pessoal de todos.

O padrão foi chamado pelo autor de “Golden Circle” ou “Círculo de ouro” que é a separação das fases em que normalmente trabalham seus processos de venda, que são:

  • O quê (What)
  • Como (How)
  • Porquê (Why)

Nessa ordem primeiro a empresa te diz o que ela venda, seguido de como isso é melhor pra você para só então falar sobre o porquê desse produto ter a ver com o consumidor.

Enquanto isso, o autor identificou que as empresas com maior destaque no mercado, fazem o processo da maneira contrária.

  • Porquê
  • Como
  • O quê

De acordo com Sinek assim você conquista o cliente não pelo que você vende, mas porquê você o vende.

Por exemplo, você pode simplesmente fazer um comercial de uma marca de maquiagem falando o que você vende, que é a melhor marca nacional e que não faz testes em animais.

Ooou, você pode começar falando “Se você não apoia o teste de animais, mas ainda gosta de maquiagem, nosso produto não é testado e nem tem origem de matéria prima animal”.

É a simples troca de valores, apresentar que você preserva mais seus princípios que suas vendas, as pessoas vão seguir suas ideias, e consequentemente você. Não por ser você, mas por suas ideias.

Agora tente imaginar esse padrão dentro da sua equipe, elas sabem o porquê de estarem ali?

Sabem o propósito da empresa com aqueles produtos ou serviços?

Simon Sinek disse:

“Se você não sabe porquê você faz o que faz […] então como você vai conseguir pessoas que queiram votar em você, ou comprar algo de você, ou mais importante, que sejam leais e queiram fazer parte daquilo que você faz parte?”

É fácil pensar que você não quer preparar bons profissionais para que eles saíam de sua empresa e passem a trabalhar para outra.

Então providencie a lealdade e dedicação deles com o círculo de ouro, as dinâmicas de motivação podem garantir que sua empresa e o funcionários sejam beneficiados ao longo das conquistas.

Mas para ficar mais claro como isso é possível, vamos te mostrar 10 técnicas de dinâmicas de motivação de equipe no tópico.

10 técnicas de dinâmicas de motivação

Você já entendeu que saber como motivar sua uma equipe pode ser o diferencial necessário não só para sua equipe, mas para o conjunto da empresa como um todo.

Por isso separamos essas 10 técnicas para te ajudar a ter ideias de como desenvolver um treinamento motivacional.

1. Ouça sua equipe

Dar ouvidos a equipe é uma das dinâmicas de motivação

Saber como ouvir seus colaboradores é o primeiro passo para ser um bom líder e ter uma boa relação com eles.

Afinal, se eles não tiverem a liberdade de conversar com você, eles nunca se sentirão confortáveis para compartilhar alguma dificuldade ou ideia que pode ajudar o grupo.

E ser presente no dia-a-dia deles, é o básico para poder fazer esse primeiro passo funcionar. Estar lá e estar disponível caso um deles precisem de você vai ajudar muito na segurança que eles terão para conversar com você.

Ah! E não vale só ouvir, tem que escutar de fato. Reuniões mensais em grupo ou individualmente podem ser suficientes para entender o que acharam do mês e quais apontamentos ele podem ter.

2. Divida os problemas

Dividir problemas é uma das dinâmicas de motivação

É fato que normalmente passamos mais tempo com as pessoas do trabalho que em nossas casa.

Sendo assim, se algum problema profissional te incomoda ou simplesmente precisa ser resolvido, dividir isso com sua equipe pode não só ajudar a resolver como aproximar a equipe e desenvolver a criatividade dela.

Claro que você não vai dividir os problemas que cabem só a você ou pessoais com todos, mas saber compartilhar quando algo pode ter impacto com todos ou no desenvolvimento de alguma melhoria para produto ou serviço é importante para a ambientação do grupo.

3. Garanta que todos conheçam os objetivos

Deixar claro os objetivos é uma das dinâmicas de motivação

Assim como é importante dividir os problemas, é essencial que todos saibam quais os objetivos da empresa e da equipe.

Lembra de como é bom começar pelo porquê? Então, aplique essas ideias. Se todos não souberem pelo que estão lutando e porquê o fazem, não vão a lugar algum.

Até porque sem sintonia, sem saber quais os impactos de seu trabalho, fica difícil motivar a equipe com uma visão de conquista.

4. Forneça boas condições de trabalho

Proporcionar boas condições de trabalho é uma das dinâmicas de motivação

Uma vez que você já aplicou o básico das dinâmicas de motivação, é hora de aceitar que nenhum trabalho pode ser feito sem os materiais corretos.

E cabe ao líder entender as necessidades de cada funcionário em sua função para poder prover que ele tenha os equipamentos para desenvolver seu trabalho.

Então atente-se as funções de maneiras individuais já que cada um deles pode precisar de equipamentos diferentes.

5. Trace metas

Estabelecer metas é uma das dinâmicas de motivação

Para podermos ir para os próximos tópicos é preciso saber quando um progresso foi feito. Em outras palavras, se a linha de chegada não existisse, você só ficaria correndo sem chegar a lugar algum.

Por isso é importante definir metas possíveis e realistas de acordo com as responsabilidades de cada um.

As metas podem ser temporais ou por projeto, mas elas serão o guia de cada funcionário para saber como anda o próprio desempenho e serão guia para você analisar o resultado deles.

6. Incentive-os

Incentivos também funcionam como dinâmicas de motivação

Agora que eles já possuem uma meta, que tal você criar um objetivo para motivar a equipe a alcançar essa meta?

Você pode conversar com eles e entrar em consenso sobre uma boa maneira de serem recompensados ou definir sozinho.

O importante é que eles sintam que não estão “só fazendo sua obrigação” mas fazendo algo que tenha um retorno de curto prazo.

7. Sem favoritismo

Não eleger favoritos é uma das dinâmicas de motivação

Um toque importante para garantir a eficiência das dicas anteriores e fazer tudo de maneira imparcial.

Não favorecer aquele funcionário que você tenha uma relação mais íntima é essencial para que você e suas técnicas de dinâmicas de motivação de equipe tenham credibilidade.

Então não se esqueça de ser verdadeiro e saber reconhecer os talentos dentro de sua equipe independente do nível de amizade de vocês.

8. Saiba quando pedir desculpas

Saber reconhecer os erros é uma das dinâmicas de motivação

Assim como qualquer outra pessoa em qualquer cargo você está disposto a sofrer com algum erro ou engano.

Então saber quando reconhecer isso pode levar seus colaboradores a te verem de uma maneira mais humana.

Menos como chefe, e mais como líder que realmente entende e vê não só os erros dos outros, mas os próprios.

9. Apresente resultados

Mostrar os resultados é uma das dinâmicas de motivação

Lembra das metas? Então apresentar os resultados também pode servir como incentivo para alcançar os objetivos.

Afinal se cada um puder acompanhar seus números, ou os números da equipe fica mais fácil de realmente ver os resultados de sua função e se sentir relevante em seu área.

Além disso, com a apresentação dos resultados você pode aproveitar para passar os feedbacks individuais e em equipe para que seja possível melhorar os resultados.

10. Reconheça as conquistas

Reconhecer conquistas é uma das dinâmicas de motivação

Agora, se você foi com sua equipe para uma reunião mensal e no momento de apresentar os resultados foram apontadas as vitórias.

Comemore-as!

Reconheça o resultado de seus colabores e equipe, não só entre eles, mas saiba quando dividir essas informações com superiores também.

E cumpra suas promessas, se durante a fase do incentivo você prometeu algo, realmente faça acontecer.

Não deixe que a essa altura do campeonato eles percam a confiança em você.

O sucesso deles é o seu também!

Agora que você conheceu algumas técnicas de dinâmicas de motivação de equipe pode estar pensando que é um trabalho muito grande.

Mas imagine que sempre que sua equipe conquista algo, sempre que ela é notada e se destaca, você participar disso tudo com ela.

As pessoas verão seu departamento como espelho do líder que você é.

Se você não permitir que eles sejam capacitados para te substituir, você nunca vai poder sair do cargo que tem hoje.

Então o treinamento motivacional vai além da equipe e chega até o líder para juntos vocês possam alcançar os objetivos da empresa, da área e de cada um.

E caso você tenha interesse em outras técnicas como Inbound Sales e muitas mais, continue acompanhando o blog Ideal Marketing.

2019-07-04T19:06:56-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing