Dicas para melhorar seu engajamento no Instagram

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Publicado: 6 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O Instagram ganhou enorme relevância na sociedade com o passar do tempo.

Para entender o crescimento dessa plataforma, é preciso conhecer algumas estatísticas: em 2013, o Instagram atingiu a marca de 100 milhões de usuários, já em 2016, esse número subiu para 600 milhões e no ano seguinte, essa rede social já tinha 800 milhões de usuários.

Esses números do Instagram apenas comprovam o quão importante ele é para quem faz negócios virtualmente.

Por conta disso, é preciso melhorar o engajamento da página e atrair seguidores de forma rápida e constante, pois isso trará crescimento para aquele negócio. 

Se você pretende melhorar o engajamento do seu Instagram, mas não sabe como fazer isso, leia este texto e veja algumas dicas importantes. 

Chamada para a ação (CTA)

O objetivo da chamada para ação é dizer aos seguidores o que você quer que eles façam, pois isso os instiga a interagir com a sua página. 

O Instagram oferece algumas alternativas para que esse recurso seja explorado, como uma legenda que peça algo para o seguidor ou uma imagem que tenha um texto dentro dela. 

Uma boa dica é postar fotos dos produtos que você vende e pedir para que os seguidores deem um duplo clique nos posts preferidos. No Instagram, qualquer clique duplo resultará em um like. 

Também é possível pedir aos seguidores para marcarem alguém que goste dos produtos da sua página ou até mesmo para marcarem algum amigo em um comentário. 

Aquele seguidor que gostar muito do seu trabalho logo aceitará a sua sugestão. 

Ser ativo no Instagram

Sabe aquele sentimento que uma pessoa tem de que seus amigos nunca se preocupam em falar com ela ou em chamá-la para fazer alguma coisa e, então, ela percebe que foi ela que nunca se preocupou em se aproximar daquele grupo de amigos?

Então, o Instagram funciona do mesmo jeito.

Para lidar com essa rede social, você não deve esperar que seus seguidores tomem a iniciativa. Para aumentar o engajamento da sua página, é preciso fazer movimentos para que seus seguidores interajam com você. 

Não basta apenas utilizar hashtags para distribuir conteúdo, é preciso criar discussões relevantes e participar ativamente.

No Instagram, quando você comenta ou dá like na postagem de outras pessoas, elas recebem uma notificação. 

A partir disso, é bem provável que elas olhem o seu perfil e, se curtirem o seu conteúdo, do mesmo modo que você está interagindo com o deles, provavelmente eles irão te seguir de volta, especialmente se você se tornou um seguidor deles primeiro. 

Em alguns casos, os seguidores das pessoas que você curtiu olharão o seu comentário nos perfis deles e clicaram em seu perfil.

Se o seu conteúdo for interessante para elas, você ganhará novos seguidores, o que melhorará o seu alcance e o engajamento do seu público.

Divulgue o seu Instagram em outras redes sociais

Divulgar o seu Instagram em outras plataformas vai te ajudar bastante. Além de melhorar o seu engajamento, essa manobra te ajudará a fazer marketing em outras redes sociais. 

Por isso, não deixe de divulgar o seu Instagram em plataformas como Facebook, Youtube e Twitter, por exemplo. 

Outra alternativa que aumenta demais a credibilidade da empresa, é a compra de curtidas, que faz com que o site aumente o número de seguidores. 

Muitas pessoas em outras redes sociais como a twitch, optam por comprar seguidores na twitch, isso faz com que outras pessoas confiem em sua rede, para lhe seguir.

E suas postagens serão entregues para mais pessoas e consequentemente agregarão mais valor. 

Assim que você postar algo em seu Instagram, compartilhe o seu post em outras plataformas. 

Dessa forma, você poderá aumentar o seu número de seguidores e encorajar outras pessoas a conhecerem o conteúdo que você postou.

Como busca fazer uma divulgação cruzada de seus conteúdos, o Facebook tem uma conexão facilitada com o Instagram, o mesmo vale para o Twitter, o Tumblr e Flickr. Todas essas plataformas possuem botões de divulgação no Instagram quando alguém posta um vídeo novo ou uma nova imagem. 

Contudo, não é preciso se limitar apenas a isso. É possível fazer um bom marketing e, em qualquer plataforma, interagir com seus seguidores e pedir para que eles se direcionem para o seu perfil do Instagram. 

Isso contribuirá bastante para o crescimento do seu engajamento. 

Entre no Periscope e no Snapchat e fale para as pessoas que estão te assistindo acessarem o seu Instagram caso elas queiram receber ótimos conselhos, dicas e outros conteúdos excelentes. 

Faça posts nos momentos certos

Outro ponto muito importante para quem busca melhorar seu engajamento é saber a hora certa de fazer a postagem. 

Dessa forma, seu post terá maior eficiência e você poderá interagir com o seu público. 

Se você quer fazer as pessoas se envolverem e participarem da sua página, você precisa instigá-las a terem um contato efetivo com o seu conteúdo. 

Muitos usuários têm preferência pelas mídias sociais durante um período específico do dia. 

Nesse caso, é preciso focar a publicação de seus posts nesses momentos, pois não apenas você conseguirá mais comentários e curtidas, mas também, no geral, haverá um tráfego maior de referências. 

Em resumo, uma simples escolha de horário para os seus posts pode melhorar muito o seu engajamento no Instagram.