8 dicas para conseguir a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 2 de setembro de 2021 | Atualizado: 14 de setembro de 2021.

Seja por conta de uma demissão ou algum motivo pessoal, muitas pessoas buscam voltar à ativa e conseguir a tão desejada recolocação no mercado de trabalho. De fato, o desemprego causa muitas preocupações e, por isso, conseguir uma nova oportunidade o quanto antes é o objetivo número um. Para isso, é preciso ter foco e se manter forte no processo.

Conseguir se recolocar, a princípio, pode parecer uma tarefa impossível. Mas, não precisa ser assim. Para começar, é preciso traçar um bom plano e não desanimar diante dos obstáculos encontrados no caminho. A gente sabe que se candidatar a muitas vagas e não receber retorno logo de imediato é cansativo e frustrante. No entanto, voltar ao mercado de trabalho exige paciência, dedicação e muita calma.

O momento certo vai chegar, mas é preciso ter atenção em alguns pontos, que são cruciais para que a recolocação aconteça conforme você deseja. Então, veja o que fazer!

Como conseguir recolocação no mercado de trabalho?

Para que o processo aconteça, é preciso seguir algumas dicas. Confira!

1 – Atualize o seu currículo

Geralmente, o currículo é a primeira impressão que os recrutadores têm de você. Por isso, é preciso caprichar nas informações apresentadas (sem mentir, claro) e incluir as suas experiências profissionais e outros dados importantes. 

Escreva um bom resumo profissional, destacando os pontos mais importantes da sua trajetória, e, antes de enviar, faça uma revisão ortográfica e gramatical. Assim, você evita erros que podem prejudicar a sua participação em algum processo seletivo.

2 – Tenha um perfil no LinkedIn

Além do tradicional currículo, você ainda deve ter as suas experiências profissionais no LinkedIn. Preencha os campos corretamente e informe formação acadêmica, certificados de cursos e o que mais for necessário. Aproveite também para pedir recomendações para colegas e antigos gestores. 

Seja uma pessoa participativa e interaja com publicações quando tiver algo interessante para compartilhar. Muitas empresas buscam candidatos pela plataforma e, por isso, é interessante que você seja ativo por lá. Use o espaço do título para adicionar palavras-chave que tenham relação com a sua carreira no lugar de “Em busca de recolocação”, por exemplo.

3 – Faça contatos com sua rede

Ative os contatos e converse com sua rede para indicar que você está em busca de uma recolocação profissional. Hoje, as empresas valorizam indicações e, segundo pesquisas, muitas contratações acontecem por conta disso. Por isso, informe seus colegas que você busca oportunidades. Se for alguém próximo, a confiança será ainda maior ao indicar o seu trabalho para uma vaga. 

4 – Invista em uma especialização 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, candidatos qualificados saem na frente e ganham destaque entre os concorrentes nos processos seletivos. Por isso, para se especializar e mostrar às empresas que você investe na sua educação, a dica é cursar uma pós-graduação online. Os cursos ajudam você a atualizar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e se tornar especialista em uma determinada área. 

5 – Mapeie oportunidades

Esse é o momento de mapear as vagas existentes e acessar os sites de emprego, bem como acompanhar as oportunidades divulgadas no LinkedIn e, inclusive, nas redes sociais. Você também pode buscar por empresas específicas e, assim, ver ser há posições na área desejada. 

Quando for enviar o currículo por e-mail, faça uma carta de apresentação atrativa. Aproveite para considerar vagas temporárias, que podem ser bem interessantes  para lhe trazer mais experiência e, claro, abrir ainda mais portas.

6 – Seja sincero

Foi convidado para participar de uma entrevista? Ponto positivo! Agora, é a hora de se preparar e ler sobre a empresa. Prepare-se antes para responder as perguntas mais comuns, mas sempre de forma sincera. Fale das suas experiências e, se tiver sido demitido, não minta sobre o motivo. Tenha objetividade ao responder e lembre-se que a empresa pode entrar em contato com seus antigos gestores para solicitar referências.

7 – Desenvolva novas habilidades

Enquanto busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, que tal aproveitar para desenvolver novas habilidades? Esse não é um processo fácil, mas que pode ser alcançado se houver dedicação. Se você identificar que precisa ter mais resiliência, por exemplo, com base no seu histórico, esse é o momento para ler mais sobre o assunto e, aos poucos, colocá-la em prática.

8 – Consuma diferentes formatos de conteúdo

Esse é o momento para adquirir conhecimento e consumir diversos formatos de conteúdo. Vale ler artigos em blogs e sites de notícias, assistir vídeos no YouTube e TED Talks, ouvir podcasts e muito mais. Aproveite para se manter informado sobre assuntos que são importantes para a sua profissão, mas também para acompanhar temas que são do seu interesse pessoal. 

Agora que você já viu dicas que vão a conquistar recolocação no mercado de trabalho, coloque-as em prática. Logo você vai estar na posição desejada e terá realizado os seus objetivos profissionais. Então, agora, é mão na massa e boa sorte!