5 dicas e tendências do Instagram que todo profissional de Marketing deve conhecer

5 dicas e tendências do Instagram que todo profissional de Marketing deve conhecer

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Publicado: 27 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 12 de março de 2020.

Independente de você ter um pequeno negócio ou ser uma marca global, é necessário que você saiba de uma coisa para aumentar a sua presença no mundo digital: trabalhar com marketing no Instagram.

Por esse motivo, é muito importante que você saiba das dicas e tendências do Instagram para esse ano!

Desde o seu lançamento em 2010, o Instagram cresceu exponencialmente, chegando ao número de 1 bilhão de usuários ativos, segundo a pesquisa feita entre os anos de 2013-2018 do site Statista.

Por esse motivo, qualquer profissional que deseja alcançar o sucesso no Instagram, precisa ficar de olho nas tendências dessa rede social para o ano de 2020.

Entenda a importância do Instagram para quem trabalha com marketing digital

Você pode estar se perguntando agora: mas o que essa expansão do Instagram significa para todos que trabalham com marketing digital?

O Instagram é um grande participante no marketing de mídia social, junto com Facebook, WhatsApp, LinkedIn, entre outras plataformas.

Porém, muito provavelmente ele se tornará ainda mais notável em um futuro. Sendo assim, é extremamente importante que você desenvolva estratégia(s) sólida(s) nesta plataforma.

Mas que tipo de estratégia você pode criar?

  • Promover produtos;
  • Alcançar novos públicos;
  • Construir e firmar a sua marca;
  • Impulsionar vendas;
  • Gerar leads.

Com o crescimento do Instagram e com seus recursos para negócios, como links clicáveis, esta rede social se transformou em um canal super atraente para todos que trabalham ou desejam trabalhar com marketing.

As pessoas acessam o Instagram para?

Para ver, descobrir e se inspirar.

E com isso, é preciso que o seu conteúdo e a sua marca estejam presentes nesta plataforma.

Além disso, são mais de 25 milhões de perfis de empresas e 2 milhões de anunciantes no mundo inteiro, compartilhando suas histórias e produtos com o propósito de gerar mais resultados comerciais.

Dessa forma o Instragram pode ser uma ferramenta poderosa para você conquistar mais clientes para o seu negócio.

As pessoas já abraçaram as marcas no Instagram e muitas delas utilizam a rede social durante todo o caminho de compra.

Por esse motivo, é preciso se manter atualizado com as tendências do Instagram a seu favor e assim se manter firme nesse negócio que está crescendo cada vez mais.

Confira as principais dicas do Instagram

Faça anúncios no Instagram

Você precisa anunciar no Instagram!

Com o alto número de usuários, o seu negócio precisa estar presente nesta rede social.

Talvez você não saiba, mas para criar anúncios no feed ou stories do instagram é preciso ter uma conta no Facebook.

DICA #1 Envolva seu público-alvo

Se você não tiver uma presença no Instagram, com certeza você não terá muito valor para seu público-alvo.

Por isso, faça publicações diárias, levante questões, faça com que seu público interaja com você. 

Somente depois que seu público começar a responder ativamente suas publicações, você poderá atingir seus objetivos de marketing nesta rede social.

Como o Instagram é uma plataforma extremamente visual, através de imagens e vídeos criativos, é possível apresentar a sua marca de forma mais interessante.

Isso ajuda muito no seu engajamento!

Para que isso aconteça, é preciso estudar e entender o seu público-alvo, alinhar a sua estratégia de conteúdo do Instagram com as afinidades dos seus seguidores e por fim, se envolver com eles.

DICA #2 Instagram como instrumento de conversões

Como você já viu ao longo do texto, o Instagram tem um alto poder de engajamento, mas, ele pode te ajudar a impulsionar suas vendas.

Ou seja, o Instagram tem poder de transformar seguidores em CLIENTES!

Segundo o Instagram Business, 60% das pessoas dizem que utilizam a rede social para descobrir novos produtos.

Os usuários do Instagram estão prontos para comprar, através de links em anúncios, em que você simplesmente sai do aplicativo e vai direto para a página de vendas do produto.

Sendo assim, você pode criar seus anúncios e posicioná-los para aparecer no feed ou nos stories, ou então adicionar um link na sua biografia, que direcione para o seu site, criar postagens de compras e outras estratégias.

DICA #3 Gerar conversões através dos Stories

Segundo o Instagram Business, são 500 milhões de contas usando o Instagram Stories todos os dias.

Ou seja, é importantíssimo que sua empresa esteja presente neste tipo de estratégia.

Você pode utilizar o Stories para fazer um lançamento, divulgação, estimular o seu público e compartilhar conteúdo. 

É possível incentivar os seus seguidores a interagirem com sua empresa, você pode utilizar diferentes opções para conversar com seu público.

Enquetes, perguntas, contagem regressiva, GIFs, efeitos, entre outras opções que estão ao seu alcance para melhorar a conexão entre cliente/marca.

São infinitas maneiras de utilizar esta estratégia que geram muitos resultados, desde aproximação com seu público até vendas.

DICA #4 O IGTV pode dominar o mercado

Muitas vezes, as imagens não são suficientes para manter os usuários envolvidos e a crescente popularidade dos vídeos pode confirmar isso.

De acordo com uma pesquisa da Cisco, os vídeos serão responsáveis por mais de 80% de todo o tráfego da Internet até o final deste ano.

Mas não é só o número de pessoas assistindo vídeos que está mudando. O formato que usuários conseguem esse conteúdo também está se transformando.

Por conta do aumento do uso de dispositivos móveis, as pessoas estão trocando cada vez mais as grandes telas pelas pequenas, em posição vertical.

Isso significa que os usuários estão consumindo cada vez mais vídeos em seus smartphones o que leva o IGTV ser uma forte tendência para os marketeiros.

Dica #5 Utilize as Hashtags

As hashtags do Instagram ainda são uma maneira eficaz de obter olhos e engajamento em suas postagens.

Uma postagem com pelo menos uma hashtag tem em média 12,6% a mais de participação do que as postagens sem uma. Por isso vale a pena criar uma estratégia de hashtag para a sua marca, se você quiser crescer na sua conta!

O instagram passou por algumas mudanças, incluindo novos recursos, ferramentas e o novo canal de vídeo IGTV.

Mas uma coisa permaneceu constante: a importância das hashtags!

Utilizar as hashtags, relevantes e segmentadas, em suas postagens e histórias ainda é uma das melhores práticas de ser descoberto por novos usuários.

Isso pode se traduzir em mais engajamento, mais seguidores e mais clientes para o seu negócio.

Leve para casa

Aqui você viu quais são as dicas e tendências do Instagram para esse ano.

É muito importante que sua marca ou negócio esteja presente no Instagram, uma vez que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a fazer compras por ele.

Espero que você tenha gostado de ver as novas tendências do Instagram, coloque em prática nossas dicas para conquistar melhores resultados!

E se você quer aprender tudo sobre marketing digital, conheça o projeto Por Dentro da Agência, onde é disponibilizado diferentes treinamentos, vídeos diários e materiais.

Conteúdo produzido por Afiliart

2020-03-12T14:50:16-03:00

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