7 dicas de marketing pra você aplicar nas suas redes sociais hoje mesmo

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Publicado: 1 de dezembro de 2021 | Atualizado: 1 de dezembro de 2021.

Não é novidade alguma o enorme crescimento do marketing digital nos últimos anos, até porque, o mundo nunca esteve tão conectado, com a internet ocupando um espaço, cada vez significativo, no dia a dia e no comportamento do consumidor.

Hoje as pessoas apelam para os meios digitais na hora de realizarem suas pesquisas, seja utilizando o buscador do Google, e-mails, redes sociais…

Vale ressaltar o importante papel das redes sociais atualmente. Se antes o objetivo principal das mesmas era oferecer diversão, hoje elas são ferramentas essenciais para empresas, usadas para se aproximarem mais de seus clientes, visando curtidas, compartilhamentos, um bom engajamento no instagram, por exemplo, possibilitando, assim, mais visibilidade às marcas.

Enfim, muito além de ocupar o espaço com propagandas, as empresas tiveram que repensar suas estratégias, apostando em uma informação útil e no entretenimento como formas de se aproximar do público, construindo uma relação mais interessante.

Por isso, atualmente, já podemos ver as pessoas seguindo suas marcas favoritas no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, Twitter, no YouTube etc.

E não estamos falando apenas de grandes empreendedores, na verdade, a internet é um lugar muito democrático, por isso, podemos ver marcas tradicionais e outras que estão surgindo agora disputarem um mesmo espaço. E, claro, ganha quem souber usar e abusar de um bom marketing digital.

O fato é que o marketing digital, com todas as suas ferramentas, é fundamental para empresas que querem sobreviver em um mercado extremamente competitivo.

Por isso, preparamos esse artigo com 7 dicas de marketing para você começar a aplicar nas suas redes sociais agora mesmo. Confira!

1. Defina os seus objetivos

Antes de qualquer coisa, é fundamental ter suas metas bem definidas para poder criar ações de marketing baseadas nas mesmas.

O que espera com sua presença nas redes sociais? Interagir mais com o seu público? Divulgar sua marca? Aumentar o alcance de sua marca? Adquirir credibilidade e visibilidade? Conquistar a confiança dos consumidores? Criar autoridade em seu segmento? Aumentar suas vendas?

É preciso entender que todo o planejamento das estratégias de redes sociais começa pela escolha de um ou mais metas citadas acima, as quais definirão as métricas a serem monitoradas para saber se os objetivos estão sendo alcançados.

2. Saiba quem é o seu público

Não adianta pensar em estratégias se não sabe quem quer alcançar.

É preciso saber quem é seu público, para que todo o trabalho de comunicação nas redes sociais seja pautado considerando o perfil de seu público-alvo.

A dica é construir uma persona, ou seja, um personagem fictício que represente o público, com informações mais específicas, desde seu estilo de vida, se trabalha home Office, se mora sozinho, seu hábito de consumo, como ele busca informação, o que faz no seu tempo livre… dessa forma poderá fazer escolhas de comunicação mais adequadas e estratégicas para alcançar seus objetivos.

  1. Acerte na escolha das redes sociais

Um grande erro é achar que marcando presença em todas as redes sociais conseguirá atingir mais rapidamente seus objetivos.

É preciso levar em conta que existe uma infinidade de redes sociais, o ideal para economizar tempo e trabalho, a dica é escolher aquelas que são mais adequadas ao seu negócio, ou seja, as redes mais utilizadas pela sua persona (seu público-alvo).

  1. Concilie as estratégias orgânicas e pagas

Muita gente não sabe, mas existem sistemas que monitoram e controlam a distribuição de conteúdo, assim como, o seu alcance, os temidos algoritmos, pois é, responsáveis pelo alcance orgânico.

Mesmo que alguém não lhe siga, pelo número de curtidas e compartilhamentos, sua publicação pode chegar a novos usuários, mas a coisa não é tão simples, a publicação tem que viralizar e isso pode levar muito tempo.

Por isso, é preciso considerar que, a princípio, o alcance orgânico das suas publicações será restrito apenas á quem lhe segue, diferente das estratégias pagas.

Por isso, se o que pretende é alcançar outras pessoas, captar novos seguidores, vale se valer de promoções, ou seja, publicações pagas (o valor é bem acessível), e quanto mais investir, mais alcance a publicação terá, com direito a criar filtros, segmentando esse público-alvo. Concilie as duas estratégias para ter sucesso.

5. Invista em conteúdo relevante

É preciso entender que as pessoas não estão nas redes sociais para verem anúncios… elas querem se divertir, se sentirem bem, com a autoestima lá em cima, socializar, interagir e ter acesso à informações interessantes.

Por isso, as empresas que querem ter sucesso nas redes sociais precisam oferecer conteúdo interessante e relevante, seja em vídeos, em imagens ou em textos.

Vale a dica, oferecer 80% de conteúdo informativo, sobre a área de atuação da empresa, e 20% focado na divulgação.

Assim sendo, invista em dicas interessantes, tutoriais, entrevistas, notícias relevantes, enfim, tudo que possa despertar o interesse das pessoas, e evite encher sua página de anúncios, do contrário, correrá o sério risco de perder seguidores.

6. Construa um calendário editorial

Se organize na hora de produzir e publicar conteúdo, criando um calendário editorial, determinando as datas, os horários, as redes sociais utilizadas, os formatos dos posts e os temas que serão abordados em cada publicação.

A dica é definir esse cronograma mensalmente, para que toda a equipe responsável pela produção e publicação possa se organizar e manter os perfis da empresa ativos na rede.

7. Não deixe de monitorar os resultados

De nada adianta investir em uma ferramenta tão poderosa como as redes sociais e não acompanhar seu resultado.

Cada rede social oferece métricas, justamente, para que se possa acompanhar o desempenho geral da página e a performance de cada publicação.

É fundamental não deixar de acompanhar os resultados, isso permitirá identificar quais temas são mais interessantes para o público, quais dias e horários geram mais engajamento, e etc…

E é isso, agora é aproveitar essas 7 dicas de marketing, segui-las direitinho e ter muito sucesso!