Dicas de marketing para escolas: veja como sair na frente

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Publicado: 9 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Quer utilizar o marketing na área educacional? Mostramos algumas dicas de marketing para escolas com boas práticas para sair na frente nesse mercado!

No mundo atual, o marketing é uma ferramenta que diferencia os concorrentes no mercado. Se bem utilizada, inclusive, ela pode garantir a dominação de determinado mercado. 

E um desses mercados que tem inclusive crescido muito nos últimos anos, é o mercado educacional. 

No artigo de hoje, vamos mostrar algumas boas práticas de marketing que podem fazer com que sua escola ou faculdade se destaque mais. Acompanhe conosco! 

Dicas de marketing para escolas

Algumas ideias podem soar simples mas com certeza ajudam bastante, clique e confira:

Tenha um bom site da instituição

O site de um colégio precisa ser muitas coisas, mas é preciso ter em mente que ele é o primeiro contato para muitas pessoas que estão conhecendo a escola pela primeira vez e é  importante que ele contenha:

  • Informações atualizadas e precisas sobre a escola: história da instituição, missão, visão e valores, fotos da escola, fotos de atividades extracurriculares como feiras, jogos e apresentações. 

Com essas informações fica claro o que os pais podem esperar do novo colégio do filho. 

  • Responsivo: responsivo é um site que funciona em qualquer dispositivo, seja celular, smartphone ou computador. É super  importante que a escola saiba como seu site vai aparecer em outros dispositivos. 

Se hoje você não tem alguém em sua equipe, contrate um profissional para cuidar disso, pois hoje o site precisa aparecer corretamente no celular, já que em alguns casos ele é mais utilizado até do que o computador.

  • Contato: é fundamental que os contatos estejam à vista. Nada mais frustrante que entrar em um site com vontade e interesse e não encontrar formas de contato imediato. 

Mantenha todos os canais possíveis, entre eles, WhatsApp, e-mail e se possível até um chatbot para não perder seus potenciais clientes.

Ofereça descontos e bolsas

Essa é uma boa forma de reter alunos em sua escola. Oferecer descontos e bolsas é uma das mais antigas táticas de marketing para escolas. Essas bolsas e descontos estimulam a decisão final e, quanto maior a duração do contrato, maior o abatimento. 

Existem até programas como o educa mais, quero bolsa e outros, que fazem essa ponte entre interessados em bolsas e as instituições, podendo ser uma boa alternativa.

Faça questionários de satisfação

Conhecer seus clientes é fundamental para poder atender bem. E a melhor forma de fazer isso é com uma pesquisa de mercado, seja no site, seja convidando os pais para preencher no site da escola.

Você pode até oferecer algum prêmio a ser sorteado entre os que responderem.

Realize essas pesquisas com frequência para observar o comportamento de pais e estudantes e atender demandas que possam surgir

Marketing de conteúdo é importante

Uma das mais famosas e eficientes estratégias de marketing para escolas particulares é a produção de conteúdo relevante para o perfil de alunos que a instituição de ensino deseja atrair. 

Um blog com boas matérias e informações no site da escola pode trazer visitantes e interessados que leram esses artigos. É o chamado marketing de conteúdo.

Podem ser os artigos em um blog, mas também e-books, manuais e vídeos, por exemplo, a escola conseguirá atrair a atenção do público que está navegando na internet em busca de assuntos que tenham a ver com a sua escola.

É importante que o seu conteúdo não seja sobre a sua escola em si, mas sim sobre temas relacionados à educação, comportamento e que interessem aos alunos e pais em geral.

Melhore a comunicação utilizando a tecnologia

Uma comunicação eficiente entre família e escola é uma etapa muito importante para o bom relacionamento entre ambos. 

Sua comunicação pode ser feita utilizando as redes sociais da escola ou até mesmo o próprio sistema online da escola, ou ainda recados na agenda dos alunos. Isso mostra  para os pais um empenho da instituição em manter um contato com a família, mesmo com a correria da rotina atarefada dos pais e responsáveis.

Compartilhe depoimentos e histórias de alunos

Chamada de prova social por teóricos como Cialdini, por exemplo, essa é uma estratégia poderosa para encorajar estudantes indecisos a fecharem a matrícula. 

Produza vídeos de depoimentos de alunos que demonstram satisfação com a instituição, ou de ex-alunos que tenham conquistado uma carreira prestigiada.

Esse tipo de referência é fundamental para que outros estudantes se sintam seguros de escolher a sua instituição para dar continuidade ao aperfeiçoamento acadêmico.

Promova eventos comemorativos diferenciados

Se você quer aproximar os pais e alunos com a escola, uma excelente forma é promover eventos comemorativos inusitados. 

Fuja dos eventos comuns que muitas escolas promovem, como Dia dos Pais ou Páscoa. Tente fazer algo diferente. 

Que tal uma noite de pizza? Ou um evento gincana beneficente para arrecadar alimentos aos necessitados? Jogo de queimado entre os pais? Pesquise com os pais e alunos e faça eventos variados.

Aposte em mídias tradicionais e off-line

Se você pretende colocar sua instituição de ensino em destaque, usar mídias off-line é imprescindível para o sucesso de sua estratégia de marketing. 

Você pode fazer propaganda em rádios, outdoors e até revistas da área. A internet é importante, mas temos sempre que ampliar as estratégias, para que atuem em conjunto.

Essas mídias  off-line geram um grande impacto para melhorar o brand da instituição, pois sua presença é percebida em vários meios.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, esperamos que as dicas sejam úteis e que consigam com sucesso aprender mais sobre o marketing para escolas e que essas boas práticas permeiam seus trabalhos.