Dicas de Marketing Digital para e-commerce

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Publicado: 25 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O marketing digital se tornou uma das ferramentas mais importantes para aumentar as vendas de qualquer negócio. 

O marketing digital trouxe uma maior interação entre o vendedor e cliente, e até pouco tempo essa relação era unilateral, ou seja, o cliente mais ouvia do que falava. Atualmente, o cliente possui um papel ativo nessa comunicação, agora ele é ouvido e a sua opinião faz toda a diferença.

O conceito de marketing é justamente a promoção de produtos e marcas por intermédio das mídias digitais. O marketing digital vai além das postagens de fotos em redes sociais.  E se bem empregado, com eficiência e com conhecimento técnico, ele se torna uma das melhores aliadas do e-commerce.

Estratégias de marketing para e-commerce

Apesar de todas as vantagens que a compra online oferece ao cliente, ela também possui desvantagens em relação a compra nos estabelecimentos físicos. Uma dessas desvantagens é o fato do cliente não ter interação com o produto. Muitas vezes o cliente se arrisca e finaliza sem ter a real certeza de como é o produto que ele está levando. Aí entra o marketing digital, através fotos, vídeos e descrição detalhada é possível aproximar o cliente do produto que ele está levando. Quanto mais o cliente tiver informações, mas ele criará um modelo em sua mente e estará mais seguro que ele está levando realmente algo que valha a pena.

Ter um canal de comunicação de fácil acesso também ajuda muito nessa experiência de compra. Seja um chat, um aplicativo de mensagens ou qualquer outra forma a de sanar eventuais dúvidas do cliente e impedir que desista facilmente de concluir a compra.

Como já foi dito, o marketing digital vai mais além. E por isso, esse artigo tem dicas de marketing importantes para auxiliar no e-commerce.

  1. Produza conteúdo relevante

Um dos grandes aliados do e-commerce é o marketing de conteúdo. Pois utilizando uma produção de conteúdo a marca se aproxima do cliente ao demonstrar que possui autoridade no assunto.

A estratégia do marketing de conteúdo é engajar a persona e captar clientes em potencial através da criação de um conteúdo que tenha relevância para esse público. 

O marketing tem a função de atrair, envolver e gerar valor para esses clientes. O marketing gera mais negócios através de uma percepção positiva da marca pelas pessoas.

Os sites, blogs e redes sociais são os canais utilizados para a produção desse conteúdo. Esse conteúdo pode abranger dicas de compra, de utilização e comparação de produtos e qualquer outro tema que se relacione com o nicho de mercado.

A ideia de um marketing que empurra a venda já é ultrapassada, como um telemarketing ativo, por exemplo. Basta fazer uma análise das reclamações no Procon, uma das campeãs é a constante ligação de empresas vendendo produtos.

O marketing de conteúdo conduz o cliente até a decisão da compra. O cliente se aproxima da marca através desse conteúdo produzido diariamente e percebe o quanto aquele produto é importante e valioso em sua vida. 

  1. Invista em SEO

O SEO também é uma excelente estratégia de marketing, pois através dele é possível aplicar ferramentas de buscas e garantir que o Google ranqueie sua marca de forma orgânica.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization – otimização em mecanismos de buscas.

Sempre que um usuário da internet precisa buscar alguma informação ou produto, e vai ao site de buscas mais famoso – Google. 

Sempre que uma busca é realizada, a página de busca retorna como resultado dezenas de links. As pessoas costumam clicar nas primeiras opções, deixando as demais sempre em segundo plano. Por isso, para que tenha oportunidade de conversão, a página deve estar bem posicionada. E é nessa hora que entra em ação essa ferramenta.

Existe critério para que uma página ocupe as primeiras posições numa busca, não é aleatório. E esse critério está relacionado as técnicas de SEO.

O SEO é uma ferramenta de melhoria do site ou blog para que eles se posicionem no topo dos sites de busca. Essa ferramenta é composta de várias técnicas reconhecidas pelo Google que trazem relevância ao seu conteúdo e garantem que ela deve se posicionar nas primeiras posições.

Uma das técnicas usadas é a chamada de Palavra-chave. A palavra-chave é a forma como a persona busca por determinado assunto. Portanto, o segredo desse ranqueamento é escolher a palavra-chave correta.

Na hora de usar essa técnica não é correto ao levar em consideração apenas o Google, mas também naquilo que o cliente deseja e procura

O Google leva em consideração alguns mecanismos. São eles:

  •  Título e palavras-chave;
  •  URL – funcionais, curtas e de domínio único;
  •  Códigos HTML empregados na construção de páginas e textos – Heading Tag;
  •  Qualidade e relevância do texto.
  1. Rede Social

As redes sociais são grandes ferramentas de marketing digital para e-commerce. Mas para isso é necessário entender quais redes sociais são utiliza pela persona. Ou seja, se a persona não utiliza muito o Instagram e sim o Facebook, não há motivos para perder grandes esforços com o Instagram.

E outra dica importante, jamais faça das redes sociais apenas uma vitrine de vendas, faça mais que propagandas, produza conteúdo de relevância e valor.

  1. Premiação e fidelização

A fidelização do cliente tem por objetivo trazer o cliente a loja sempre que ele precisar do produto, sem se preocupar se há ou não uma concorrência. 

Uma das formas de fidelizar o cliente é por meio de premiações. Essa premiação pode se dar por meio de cupons descontos e  promoções especiais.

A fim de melhorar ainda mais essa estratégia, o empreendedor pode fazer uso de sites exclusivos no oferecimento de cupons de descontos. Os cupons podem ser liberados para as mais variadas situações, por exemplo:

  • Primeira compra do cliente;
  • Cliente que há muito tempo não compra;
  • Para aqueles que colocaram produto no carrinho, mas não finalizaram a compra;
  • Cupom de datas comemorativas.

Além desses sites exclusivos, é importante ter uma lista de e-mails para enviar outras bonificações e informar as principais ofertas.

Mas isso tudo de nada adianta, se o produto ou serviço não tiver a qualidade do produto ou serviço esperados.

Se utilizadas as estratégias certas e da forma correta, haverá uma possibilidade bem maior de aumentar as vendas e fortalecer ainda mais a marca, trazendo um status cada vez maior. 

Cada uma das estratégias a serem empregadas devem seguir a necessidade e o momento.de cada negócio. É necessário saber que os resultados não são imediatos, eles são lentos.

Por isso, é tão importante construir a audiência e reputação no mercado.