5 dicas de endomarketing para promover em sua empresa

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Publicado: 1 de dezembro de 2021 | Atualizado: 1 de dezembro de 2021.

O endomarketing é o marketing voltado para colaboradores da empresa. O endomarketing propõe ações focadas no bem-estar dos colaboradores que geram mais produtividade e capacidade intelectual das equipes. Por isso, investir em estratégias que visam promover a sua empresa para seus colaboradores é imprescindível. Confira algumas vantagens do endomarketing aplicado:

  • Aumenta a produtividade entre os colaboradores;
  • Crescimento do comprometimento dos colaboradores com a empresa;
  • Aumento da satisfação com o trabalho;
  • Retenção de talentos;
  • Melhoria do relacionamento entre os colaboradores;
  • Aumento da lucratividade;
  • Valorização do nome da empresa no mercado.

Por isso, confira 5 dicas de endomarketing para promover em sua empresa.

1 – Ofereça brindes personalizados

Um presente útil e com o logotipo da empresa para os colaboradores é uma ação eficaz. Você pode investir em canecas personalizadas preço. Isso aumenta a motivação da equipe e promove engajamento dos colaboradores com sua marca. Além disso, cada vez que um colaborador utilizar uma caneca em casa ou fora do ambiente de trabalho, é a divulgação gratuita de sua empresa.

2 – Promova eventos de integração

Para melhorar o vínculo emocional dos colaboradores com a empresa e para promover o trabalho em equipe, é uma boa opção realizar eventos para a comunidade interna da empresa. Você não precisa esperar uma data comemorativa chegar, como a festa de fim de ano.

Realize eventos esporadicamente. Aproveite o ânimo festivo dos colaboradores para promover o discurso da marca, reforçar o compromisso da empresa com os colaboradores e incentivar a integração e comprometimento de todos.

3 – Ofereça cursos de atualização e palestras motivacionais

Capacitar seus colaboradores é uma ótima forma de criar vínculos entre eles e a empresa. Leve especialistas em assuntos importantes para palestrar e deixe as pessoas sempre atualizadas. Vale apostar em cursos e palestras sobre liderança. Você ainda pode investir em cursos e treinamentos para desenvolver habilidades necessárias para os funcionários.

Dessa forma, eles se sentirão mais capacitados e motivados em suas tarefas profissionais. Inserir no calendário palestras motivacionais também quebra a rotina e inspira os colaboradores.

4 – Ofereça mais benefícios

Hoje em dia não é possível recrutar colaboradores capacitados apenas com vale refeição e vale transporte. A maioria das empresas já oferece tais benefícios. Ofereça vantagens que não são rotineiras como auxílio educação, por exemplo. Faça convênios com faculdades e ofereça descontos aos funcionários.  

Não se trata apenas de agradar os colaboradores. É uma forma de troca. É uma forma da empresa reconhecer a importância de seus funcionários.

5 – Promova o diálogo

Mantenha os colaboradores da empresa bem informados sobre os objetivos da empresa. E proponha na comunicação interna que todos podem dar opiniões, fazer perguntas e críticas. Abra canais internos de comunicação para isso.

Comece essa ação com os líderes. Isso não vai funcionar se eles não estiverem confortáveis. Incentive a ideia nos líderes primeiro, para que eles possam engajar os colaboradores.

Dessa forma, os funcionários vão se sentir livres para falar assuntos que antes não sentiam abertura para dialogar. E isso é uma forma eficaz de endomarketing.