Design e Identidade de Marca

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Publicado: 20 de julho de 2021 | Atualizado: 20 de julho de 2021.

A importância de um design consistente para uma boa identidade visual de marca

Design e a identidade de marca andam lado a lado. Isso porque uma boa identidade visual é construída através de um design consistente e coerente. Isso faz com que os clientes consigam reconhecer a marca rapidamente e entendam a mensagem em todos os seus canais de comunicação.

A pior coisa para uma marca é ter uma comunicação que não segue uma linha de raciocínio e que em cada canal tem uma identidade diferente. Além disso, é muito importante que o design encaixe com o público e o produto. 

Entenda o seu público

É muito importante entender o seu público, pois assim, a sua comunicação estará alinhada a eles. O seu produto é um grande norte para qual caminho seguir. A partir dele, você consegue entender quais pessoas seriam os seus clientes e portanto, qual tipo de comunicação está mais alinhada e coerente. 

Podemos levar várias características em conta, como por exemplo, seu sexo, idade, local de residência, produtos que consomem, canais que utilizam para se comunicar, etc. Nesse momento é interessante tanto fazer uma lista com esses dados, como também um moodboard.

No moodboard você pode unir fotos, cores e até cheiros que possam remeter a sua marca. Além de ter as informações mais visíveis, você consegue criar elos entres as informações de um forma mais criativa e visual.

Crie um logotipo 

Agora, está na hora de criar o seu logotipo. Ele será um dos elementos mais importantes que o seu cliente irá identificar e distinguir dos concorrentes.

Portanto, ele deve ser coerente tanto com a marca como com o cliente. Procure usar logos simples e que sejam fáceis de distinguir. Usar formas e cores diferentes pode ajudar a criar um logo bem criativo e distinto.

Hoje em dia é muito fácil criar um logo, existem diversas plataformas que você pode criar um logotipo em questão de segundos.

Use boas imagens

É muito importante o uso de boa imagens para se comunicar. Além de dar o dom da sua mensagem, elas caracterizam a sua marca. Procure por imagens que agreguem valor ao seu produto e que estejam alinhadas ao seu público. Por exemplo, se sua marca é direcionada a mulheres, não adianta usar fotos de homens ou de crianças. 

Mesmo se não tiver as suas próprias imagens, hoje em dia existem milhares de bancos de imagens gratuitos que você pode encontrar ótimas fotos e totalmente gratuitas.

Existem diversas dicas de como encontrar as melhores fotos para o seu negócio, como por exemplo, usar palavras-chaves que simbolizam as ideias que você está procurando transmitir. 

Defina suas Cores e Fontes

Tanto as cores como as fontes, são de extrema importância na construção de uma boa identidade visual. As cores além de transmitirem emoções, elas transmitem sentimentos. Cada cor tem um papel psicológico dentro de nós. Por exemplo, a cor preta transmite seriedade, já a cor vermelha expressa paixão e força.

A tipografia tem o mesmo poder, e pode transmitir valores e posicionamento da empresa, além de despertar percepções e sentimentos. Caso queira transmitir algo mais minimalista, use fontes simples, como por exemplo, Helvetica. 

Todos os anos, os estilos de cores e fontes mudam, por isso, sempre procure descobrir qual a tendência de cores e fontes de cada ano

Comunique-se em vários canais com o mesmo tom

No mundo atual, as marcas atuam em peso nas redes sociais. Depois da pandemia, isso se fortaleceu ainda mais. Uma boa comunicação está presente nas redes sociais que seus clientes mais usam, e contam com o mesmo estilo de design e mensagem.

Isso não quer dizer que usam os mesmos designs para comunicar. Muito pelo contrário, é sempre importante mudar o estilo da arte de acordo com a rede que esteja usando. Se tudo for um “copia e cola”, o engajamento será baixo, podendo até prejudicar sua imagem. Seja criativo nas publicações e evite fazer mais do mesmo. 

Portanto, crie uma identidade de marca bem clara. Defina as cores, fontes, fotos e mensagens que os seus designs devem transmitir, independente do canal de comunicação. Além de fortalecer a sua marca, essas informações facilitam o processo de criação de novos designs para a sua marca.