Descubra o que é marketing sustentável para iniciantes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de novembro de 2021 | Atualizado: 17 de novembro de 2021.

Descubra o que é marketing sustentável para iniciantes

A prática do marketing sustentável ocorre por meio de ações sustentáveis pela sua empresa. Isso destaca mais a sua marca perante o público e ajuda a preservar o meio ambiente. Tais ações giram em três fatores importantes para sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Tudo isso para o bem do meio ambiente.

Colocado de forma prática, o marketing sustentável é uma estratégia que melhora a relação de sua empresa com os clientes, cresce a imagem da marca perante o mercado e ajuda a atingir uma audiência direcionada, além de seu próprio público-alvo.

Como adotar o marketing sustentável?

Para adotar o marketing sustentável é necessário atuar na produção e na elaboração do produto de forma sustentável. Infelizmente, não basta investir em energia sustentável para sua empresa, através de preço de painel solar, por exemplo.

Tomando ações na direção de um marketing sustentável, é necessário ter em mente a proteção ambiental, segurança dos colaboradores e responsabilidade social. Dessa forma, a fabricação de produtos deve ser feita com reutilização de resíduos, controle da poluição e visão voltada para reciclagem.

No entanto, a prática envolve desafios. Um desafio é a questão financeira. Adotar tais práticas necessitam de um alto custo de implementação. Além disso, os clientes podem apresentar ceticismo ao encarar a estratégia de marketing como uma tática para aumentar as vendas e não como uma verdadeira mudança da empresa para preservar o meio ambiente.

Entenda os 5 fatores do marketing sustentável

De acordo com a agência da Austrália chamada Sustainable Marketing, é preciso levar em conta 5 fatores para implementar o marketing sustentável. Entenda quais são eles.

1 – Incluir práticas sustentáveis em estratégias de negócios

Para efetuar tal prática, é preciso estabelecer objetivos mensuráveis. Ou seja, é recomendado listar as atividades que a empresa precisa realizar para atingir os objetivos e ter um profissional responsável por eles.

Alguns exemplos de práticas sustentáveis são otimizar o desempenho de sua empresa, criar um relacionamento forte com clientes, outros negócios, colaboradores e a comunidade. Também é necessário equilibrar o orçamento para garantir sustentabilidade fiscal, ajudar a comunidade empresarial a prosperar e reduzir a emissão de carbono.

2 – Promova e apoie empresas sustentáveis

Se sua empresa promover e aprovar outras empresas com ações sustentáveis, vai ajudá-las a crescer e também dar visibilidade à sua marca.

3 – Influencie a equipe e outras empresas

Como proprietário de uma empresa, você causa grande impacto para influenciar todos os seus colaboradores e outras empresas. Desse modo, o marketing sustentável será agregado por mais pessoas.

4 – Faça estratégias de marketing que criem crescimento sustentável

Sua empresa tem limite orçamentário, de colaboradores e capital. A dica é focar em ações de marketing mais eficazes para sua marca. Colabore com os clientes para desenvolver produtos direcionados ao mercado mais rápido.

5 – Minimize a utilização de recursos

Isso vale para o cotidiano em sua empresa, principalmente para reduzir o consumo de gases que aumentam o efeito estufa. Faça impressão de documentos com tintas ecologicamente amigáveis e em papéis reciclados. Você pode trocar o correio por comunicação online também, e investir mais em vídeo chamadas.