Descubra as carreiras mais promissoras na área de marketing digital em 2022

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de janeiro de 2022 | Atualizado: 20 de março de 2023.

O e-commerce brasileiro cresceu muito no primeiro trimestre de 2021. Um dos fatores foi a COVID-19, que movimentou muitos segmentos online. De acordo com o levantamento Webshoppers da Ebit l Nielsen houve movimentação de R$ 53, 4 bilhões e crescimento de 31% no e-commerce brasileiro durante o período já citado.

Hoje em dia é possível achar de tudo na internet para comprar produtos ou contratar serviços. Um segmento que cresceu bastante foi o de locação de equipamentos e máquinas para construção civil e montagem industrial. Atualmente é comum o aluguel de compactador de solo preço, por exemplo.

Alguns especialistas indicam que o empreendedorismo digital só vai ser alavancado nos próximos anos. Portanto, haverá inúmeras oportunidades para carreiras profissionais na área de marketing digital em 2022. Descubra quais são as carreiras mais promissoras.

1 – Designer

Qualquer projeto de marketing digital exige um designer de alta experiência. A internet é basicamente visual, desde posts em redes sociais até plataformas de vendas online. Portanto, não há como descartar o trabalho de um bom designer em ações e estratégias de marketing digital.

2 – Especialista em usabilidade

Um profissional da área de usabilidade é responsável por analisar métricas, estudar o heatmap (mapa de calor) das páginas na internet e o comportamento dos consumidores. Através de tais dados, o especialista em usabilidade pode oferecer melhorias em estratégias para otimizar o tráfego e melhorar a experiência do usuário em páginas de serviços e produtos.

3 – Gestor de tráfego

O gestor de tráfego é um profissional muito necessário para o crescimento e a manutenção de um empreendimento digital. Esse profissional traça diretrizes para alcançar sucesso nas vendas online. Entre suas funções estão desenvolver estratégias para atrair usuários para páginas de captura em redes sociais, blogs e sites. Ele analisa o tráfego e propõe ações para otimizar investimento nas estratégias. 

4 – Copywriter

Um copywriter é um profissional de escrita voltado para elaborar textos que serão usados para promover produtos e serviços. O profissional elabora os textos que convencem que o produto ou serviço é necessário. Ele pode atuar tanto em anúncios, quanto em redes sociais, landing pages, entre outros.

5 – Coprodutor de lançamentos

Esse profissional é responsável por elaborar estratégias de lançamento de um produto digital como um curso ou e-book. O coprodutor precisa pensar no lançamento do produto como um todo para que as estratégias sejam realizadas da melhor forma a apresentar o produto ou serviço.

6 – Especialista em SEO

Um especialista em SEO é responsável por utilizar ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) para sites conquistarem uma boa colocação nos resultados de busca do Google. Ele também cria páginas para sites e landing pages otimizados.

7 – Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é responsável por promover a marca nas redes sociais associadas à marca para gerar vendas pelos canais digitais. Ele também promove o branding da marca pelas mídias sociais com o intuito de maximizar lucros.