Definição e conceitos de Landing Pages

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Publicado: 26 de janeiro de 2022 | Atualizado: 26 de janeiro de 2022.

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O que são Landing Pages?

As Landing Pages são, por definição, páginas de um site que tem o único intuito de converter visitantes do site em leads. Por serem páginas com uma finalidade específica, acabam por serem mais simples que as primeiras páginas ou a home de qualquer site, pois estas têm mais funções que as Landing Pages.

Principais elementos de uma Landing Page

Título

O título é uma das partes mais importantes de um site, e por este motivo devem ser muito bem elaboradas, pois são responsáveis pela atração de clicks. Para ter um título bom, ele deve ser breve, objetivo, fiel ao que está sendo anunciado, e conter palavras chave. 

Os requisitos para um bom título devem-se às expectativas do público-alvo, pois o seu site perderá clientes caso não tenha um título fiel ao anúncio, ou qualquer outra coisa diferente que o conteúdo anunciado tenha perante ao título do anúncio.

O uso de palavras chave e o tamanho enxuto do título são atraentes para o espaço que o Google destinará ao seu link. A promoção do seu link tem a ver com seu título, pois segundo as estratégias de otimização de site para o Google, um site intitulado com palavras chave e objetividade é de agrado da plataforma, o que pode resultar em uma promoção do seu link para que atraia cada vez mais pessoas.

Oferta

A oferta é um chamariz para que os visitantes criem um cadastro em seu site, ou seja, a oferta tem a finalidade na captação de leads para o site. 

Para que sua oferta possa converter leads para o seu site, ela deve ser minimamente atraente para quem acessa o seu endereço. A melhor forma de aproveitar a oferta do seu site é saber o que seu público quer acessar, deve ser sempre uma oferta inventiva, algo que convença o seu visitante a criar um cadastro com informações pessoais no seu site. É vital que você tenha uma hospedagem de site e um site confiável, de maneira que seus clientes não tenham receio de colocarem seus dados pessoais na página.

Descriçã

A descrição não é uma etapa indispensável da sua landing page, mas pode ser muito importante se usada de maneira correta e inteligente.

A finalidade desta etapa é especificar e descrever o que está escrito no título. A descrição deve passar uma mensagem para quem está do outro lado da tela, esta mensagem deve ser clara e evidenciar o objetivo da sua oferta e o que ela pode dar em troca para quem for efetuar seu cadastro no site.

CTA’s

Os “CTA’s” (sigla CTA simplificando a expressão “Calls to Action”) tem como finalidade a atração de clientes, para que eles criem cadastros no site e possam gerar leads, mas essa atração é feita de forma diferente.

Os CTA´s usam frases curtas, objetivas e imperativas para que convençam os clientes a cadastrar-se no seu site. Frases como “Baixe agora”; “Acesse o material completo”; “Leia o restante da matéria”, entre outras frases com verbos imperativos, como se estivessem dando uma ordem para o visitante ao site.

Conteúdos visuais

Além de chamar a atenção dos visitantes do seu link, os conteúdos visuais têm a função de exemplificar o que está sendo tratado no seu site. Imagens deixam a página mais simpática para o leitor, exemplifica o conteúdo da página, e o maior objetivo – claro – é atrair leads para seu site.

Formulário

Esta etapa é a mais importante das landing pages, pois é onde são efetivados os leads tão desejados pelo seu site. 

Nada mais nem menos que o espaço para que o cliente efetue seu cadastro no seu site, o formulário pode ter vários espaços para informações do visitante, geralmente são incluídos ícones para cadastro com e-mail, nome completo e número de telefone, opções como “o que lhe trouxe para o site? ” E “O que mais chamou sua atenção no site” são usadas, mas não são as primordiais.

Relação entre landing page e marketing

Como você já sabe, as landing pages têm como sua principal função a captação de leads para seu site. Mas se engana se você pensa que só esta função é desempenhada pelas landing pages. Veja agora algumas outras funções das landing pages que podem auxiliar em diversas estratégias de marketing:

Facilitação de Lead Scoring

O lead scoring é uma estratégia responsável pela identificação e segmentação dos leads obtidos pelo seu site, o lead scoring observa os leads mais propensos a interagir e consumir seu site, são os chamados “leads quentes”.

Essa observação e apontamento são feitos através de cada uma das ações feitas pelo lead em seu site, o lead scoring analisa essas informações e descobre quais são os leads mais quentes do seu site.

Esta funcionalidade ajuda muito nas estratégias de vendas de um site comercial, por exemplo. São através destas informações que você economiza tempo e esforço com interação com seus leads, pois seu site terá em mãos exatamente onde promover situações que dependem da interação de leads.

Segmentação de contatos

A segmentação de contatos é mais trabalhosa na etapa de captação de leads, porém, o seu resultado é muito mais específico sobre os leads, isso significa que você tem mais informações do seu público, consequentemente terá mais certeza do interesse deles. Mas essas quantidades de informações captadas dependem do que é pedido no formulário de cadastro.

Quando você faz a criação de site de maneira adequada, este oferece uma variada gama de produtos ou serviços, a segmentação de contatos é muito útil, pois vai te ajudar a recomendar os produtos e serviços certos para as pessoas certas.

Diminuição de custos destinados para a captação de clientes

As landing pages trabalham com a aquisição e atração de cadastros pessoais em sites, conhecidos como leads. Além de oferecer diversas formas de atrair clientes, são uma das opções mais baratas para fazer este trabalho para o seu site.

Caso você opte por uma maneira diferente de atrair leads, seriam formas mais arcaicas como “ligações por telefone”, o que demandaria muito mais tempo para conseguir um cadastro, não teria um tratamento uniforme para os clientes e seria infinitamente mais caro e trabalhoso. Portanto as vantagens de se ter uma landing page não se restringem apenas a parte processual, mas interferem também na questão financeira do seu site.

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