Datas sazonais 2022: conheça os benefícios de apostar nessa estratégia

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de junho de 2022 | Atualizado: 1 de junho de 2022.

Em um mercado cada vez mais acirrado, apostar em estratégias inteligentes de marketing digital pode ser o diferencial capaz de te colocar na frente da concorrência. 

Uma das formas de fazer isso é aproveitar de forma criativa as épocas estratégicas do ano, como é o caso das datas sazonais. 

Sazonal significa temporário, algo que tem um momento específico para acontecer. Ao longo do ano, nosso calendário possui várias datas comemorativas e algumas delas são tão especiais que a comemoração se estende para além do seu dia exato. Essas são as datas sazonais. 

Quer saber por que você deve apostar nessa estratégia? 

Continue lendo este post!

4 Motivos para aproveitar as datas sazonais na sua estratégia de marketing

Natal, dia dos namorados, dia das mães… Todas essas datas são momentos especiais e que muitos aproveitam para reunir a família, celebrar e também presentear pessoas queridas. 

O que isso significa? As datas sazonais fomentam o comércio.

Ou seja, mais do que a comemoração em si, existem benefícios práticos reais de aproveitar esses períodos do ano. Veja alguns deles:

  1. Aproveitar que os consumidores estão mais propensos à compra

O dia das mães é, historicamente, a segunda data do ano mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do natal. 

Empresas que aproveitam ambas as ocasiões com inteligência, fazendo uma conexão entre a data e os seus produtos/serviços, colhem os frutos saborosos da lucratividade.

  1. Aumentar o vínculo com os seus clientes

Além das vendas, as datas sazonais podem ser oportunidades perfeitas para gerar conexão. Por meio de ações e campanhas temáticas, as marcas também podem aproveitar esses períodos do ano para humanizar a comunicação, tornando-a mais acolhedora. 

Estreitando, assim, o vínculo com os consumidores.

  1. Conquistar a atenção de novos consumidores 

Aproveitar as datas sazonais para apostar em ações criativas pode ajudar a chamar ainda mais atenção dos consumidores.

Como as ocasiões são aproveitadas por diferentes empresas, muitas delas acabam sendo repetitivas. Nesse contexto, quem sai do óbvio e aposta em movimentos fora da caixa tem maior potencial de ser notado.  

  1. Reforçar valores e bandeiras que a marca apoia

Quais os valores e bandeiras que a sua marca apoia? Outro motivo para aproveitar as datas sazonais é reforçar valores que não necessariamente tem a ver com vendas, mas sim como posicionamento.

No mês de outubro, por exemplo, período que compreende a campanha outubro rosa, reverter parte das vendas para instituições beneficentes relacionadas à saúde da mulher é uma ação de posicionamento.

Atenção: para acertar, é preciso ter estratégia!

Os benefícios são muitos, mas não são garantidos. Afinal, não basta eleger todas as datas comemorativas do calendário e criar dezenas de campanhas de forma aleatória. É preciso ter estratégia.

Nem todas as datas podem funcionar para o seu segmento de mercado e tipo de público, e esses fatores precisam ser considerados durante o planejamento de ações.

Para mais dicas sobre como utilizar as datas comemorativas e conferir um calendário sazonal completo com as melhores datas para suas campanhas acesse o site da Alphabrand!