Por que minhas postagens não recebem curtidas no Instagram?

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Publicado: 13 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Se você já fez essa pergunta muitas vezes, você não está sozinho. Na verdade, essa é uma das perguntas mais frequentes que especialistas em redes sociais ouvem dos clientes. 

Mas a grande questão é porque tantas pessoas estão presas neste cenário?

Existem algumas razões para isso. E, sinceramente, não se trata tanto da falta de curtidas.

É possível que você esteja apenas analisando os resultados de uma forma diferente, devido às novas ferramentas de métricas do Instagram

Embora curtidas possam ser normais para você, esses novos insights podem ser ainda mais benéficos do que um simples coração numa postagem.

Se dermos um passo para trás, é fácil perceber o quanto fomos condicionados a medir nosso sucesso nas redes sociais por meio de curtidas em posts, especialmente no Instagram. 

Esteja você postando para a sua marca pessoal ou em seu perfil de negócios, é difícil não mensurar seu ‘valor social’ pelo número de pessoas que clicam duas vezes para endossar seu conteúdo.

Mas, para ser sincero, não acho que as curtidas do Instagram importem tanto assim. E vou mostrar o porquê disso. 

Novas regras: Algoritmo do Instagram em 2021

 O Facebook e o Instagram estão alterando as ferramentas de curtidas já algum tempo. Na verdade, muitos usuários de redes sociais nem mesmo veem mais o número de curtidas em suas postagens. 

Com essa atualização gigante, as mudanças nesses algoritmos no último ano tornaram muito mais difícil conseguir curtidas.

Também é importante observar como os stories se tornaram populares no Instagram e no Facebook. 

Os usuários não podem curtir stories, então esse é apenas mais um obstáculo para medir o sucesso dos negócios nessas plataformas.

De acordo com o Instagram, seis fatores influenciam o algoritmo na hora de exibir e classificar as postagens do feed: 

Interesse

O algoritmo favorece mais o conteúdo com envolvimento. Os melhores tipos de engajamento são comentários, novos compartilhamentos, salvamentos e visualizações de vídeo.

Relacionamento

O Instagram mostra aos usuários o conteúdo que eles acham que está mais próximo deles (por exemplo: amigos, família). 

Como perfil de negócios, é importante interagir com outras pessoas para construir um relacionamento, então o Instagram prioriza seu conteúdo. E você pode tentar isso:

– Assistir aos stories e lives de outros usuários;

– Procurar/encontrar pessoas no aplicativo;

– Trocar mensagens diretas com seus seguidores.

 Tempo

Quando você postou pela última vez? Isso é importante para o Instagram porque eles sempre querem priorizar o melhor do melhor conteúdo no momento. 

Você pode estudar o algoritmo encontrando o melhor momento para postar para sua empresa. Isso também aumentará o envolvimento do seu público.

Frequência

Você usa muito o aplicativo? As pessoas que permanecem mais tempo no Instagram verão uma versão mais cronológica de seu feed. Suas primeiras postagens de feed são normalmente o que a plataforma acha que as pessoas mais gostaram. 

Seguindo os outros

Se você segue muitas contas, o Instagram tem mais postagens para escolher na hora de decidir mostrar alguma coisa para você. Mas só porque alguém segue você, não significa que essa pessoa verá sua postagem.

Tente remover seguidores inativos para aumentar sua classificação de postagens.

 Nível de utilização

Um usuário pode ver todo o conteúdo que segue se estiver no aplicativo por tempo suficiente. Quando o conteúdo novo acabar, a plataforma vai sugerir contas diferentes para serem seguidas. Se um usuário não estiver muito conectado, ele poderá ver apenas algumas postagens daquele dia.

Instagram Insights: as métricas que você precisa conhecer

 Então, se curtir não tem mais tanta importância – o que, então, importa? O Instagram lançou um kit de ferramentas para nos dar uma ideia mais clara do que está acontecendo por trás das telas.

Essas ferramentas são melhores que curtidas porque, na verdade, nos dizem onde está o cliente em potencial na jornada de compra. E aqui estão apenas algumas ideias que ajudam a montar um quadro geral do Instagram atualmente:

– Comentários

– Ações

– Cliques em links

– Marcadores/salvos

– Alcance

– Impressões

– Seguidores

– Comentários

Novos comentários em sua postagem do Instagram mostram que suas postagens estão funcionando. 

As pessoas estão gostando tanto que querem que você saiba! Isso é importante porque, da perspectiva de um cliente em potencial, é exatamente isso que você deseja ver. 

Você também deveria comentar de volta para retribuir a gentileza. Isso também aumentará o seu envolvimento, portanto, é uma vitória para ambas as partes!

Ações

As pessoas estão compartilhando seu conteúdo em seus stories no Instagram? Esta é uma ótima maneira de ver se seu conteúdo está atraindo as pessoas. 

Embora um storie no Instagram fique no ar por apenas 24 horas, se alguém compartilhar sua postagem no storie dele, isso significa que realmente você fez a diferença para eles. 

Tanto que eles querem compartilhar as suas novidades com os seguidores deles também!

Marcadores / salvos

Uma das melhores métricas que o Instagram oferece é a opção de “marcar” ou salvar uma postagem dentro do aplicativo. Por exemplo, há quem adore guardar receitas para poder consultá-las quando precisar de inspiração para cozinhar.

Da mesma forma, seus seguidores e clientes potenciais podem estar salvando suas postagens ou vídeos como referência futura. Isso é mais importante do que curtir, porque significa que os usuários consideraram suas informações úteis e desejam revê-las outras vezes.

Você pode se surpreender com a quantidade de salvamentos que recebeu em suas postagens. Vale a pena dar uma olhada!

Cliques nos links

Embora o Instagram não forneça um recurso de link nas legendas das postagens, é muito comum direcionar as pessoas para o link em sua biografia para obter mais informações. 

Se as pessoas estão seguindo esse caminho, isso significa que o tráfego está sendo canalizado conforme planejado e suas estratégias de redes sociais estão funcionando. 

E se você for um usuário verificado do Instagram, pode incluir links em seus stories e pedir às pessoas que abram o link no navegador. Se você deseja se aprofundar nesta análise, verifique o total de cliques em links.

Alcance

Você sabe quantas pessoas viram sua última postagem no Instagram? Agora que o Instagram tirou o recurso de número de curtidas para uma grande parte dos usuários, não é mais instintivo curtir um post.

Mas só porque alguém não curtiu sua postagem, isso não significa que não tenha visto seu conteúdo. E às vezes, basta alguém visualizar algo para se criar uma oportunidade.

Esse recurso também ajudará você a ter uma boa noção do reconhecimento de marca. Procure avaliar seu alcance para ver como você pode aumentar o número de pessoas que veem sua postagem. 

Um alcance baixo pode significar que você precisa avaliar o desempenho da sua hashtag, o tempo de postagem e o tipo de conteúdo compartilhado.

Essas três coisas podem revelar por que sua postagem recebeu menos engajamento e por que está sendo suprimida pelo Instagram.

Quanto maior for o seu alcance, mais impressões você obterá. Isso significa que tudo o que você está postando está funcionando com o algoritmo do Instagram e está sendo visto por usuários novos e antigos da sua marca.

Impressões

Muitas pessoas ficam confusas com a diferença entre impressões e alcance. Basicamente, o alcance é o número de visualizações únicas em uma postagem, enquanto as impressões são o número total de visualizações em uma postagem. O mesmo usuário do Instagram pode visualizar uma postagem muitas vezes, e é por isso que seu alcance normalmente é menor que suas impressões.

Mas qual é o melhor?

Como empresa, você deve ficar de olho nas impressões que estão além do alcance. Isso lhe dará uma visão melhor do impacto da sua marca, observando o desempenho de sua postagem. 

Se as pessoas estão voltando para vê-la ou ver se foi para compartilhada em seus feeds, por outras pessoas, isso significa que você está postando conteúdo de qualidade no qual o seu público está interessado.

Seguidores

Esta métrica é muito simples. Se uma postagem do feed levou os usuários a seguir sua conta, você chamou a atenção deles. Todo mundo gosta de ver as visitas de perfil quando está procurando novas ideias para postar.

Isso permite saber que o conteúdo compartilhado era bom o suficiente para gerar visitas ao seu perfil completo, onde os seguidores podem obter mais informações sobre você ou sua marca.

As visitas de perfil também são o que leva a um aumento de seguidores. É seguro dizer que, se você está obtendo mais seguidores após postar um novo conteúdo, você está fazendo tudo certo. É importante notar que suas impressões podem aumentar antes de seus seguidores, pois, nem todos irão segui-lo imediatamente.

Então, o que isso tudo significa?

Embora curtidas fossem de extrema importância no Instagram, a plataforma está evoluindo e nós devemos seguir essa evolução.

Esperamos que você possa usar essas novas métricas para encontrar novas maneiras de medir suas estratégias de marketing digital.