Crowdfunding: saiba o que é e aprenda a criar uma campanha de sucesso

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Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 21 de fevereiro de 2022.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de: crowdfunding, financiamento coletivo, arrecadação coletiva ou vaquinha online, certo? Pois saiba que todos essas palavras estão relacionadas à arrecadação de fundos através do coletivo. E mais: muitas delas, hoje em dia, estão ocorrendo de forma 100% online.

Com o advento da internet, esse tipo de arrecadação de dinheiro ganhou mais força, graças a rapidez com que podemos trocar informações com outras pessoas através das redes sociais ou de sites.

Afinal, o que é crowdfunding?

A palavra crowdfunding vem da língua inglesa (crowd = grupo de pessoas e funding = financiamento) e significa “financiamento coletivo”, podendo ter outros nomes semelhantes, como citamos acima.

O crowdfunding, nada mais é do que uma forma de conseguir arrecadar fundos para um determinado objetivo com a ajuda de diversas pessoas (físicas ou jurídicas), sendo elas conhecidas ou anônimas. Sabe aquela vaquinha que você fazia na escola para comprar o presente da professora ou do colega? 

O crowdfunding funciona da mesma forma, porém, além de ser através da internet, hoje em dia podemos ter como objetivo a arrecadação de dinheiro para:

  • Causas sociais (ajudar ONGs, pessoas em situação de vulnerabilidade, projetos independentes);
  • Instituições ou pessoas que precisam de tratamento médico (compra de remédios, viabilização de uma cirurgia ou de exames);
  • ONGs de animais ou protetores independentes (compra de ração, auxílio veterinário, vacinas, remédios);
  • Projetos pessoais, como: lançamento de um álbum musical, lançamento de um livro, criação de uma empresa;
  • Projetos culturais, como: eventos de pequeno ou grande porte, exposições, iniciativas que incentivam a arte;
  • Casamentos ou lua-de-mel;
  • Intercâmbio.

Basicamente, para conseguir criar um crowdfunding, você precisa ter uma necessidade a ser sanada ou uma boa ideia que precisa da arrecadação de dinheiro. Mas, para conseguir contribuições e para que a campanha seja de sucesso, ela precisa impactar positivamente na sociedade ou ser uma boa causa, para que as chances de arrecadar o montante desejável seja maior. Afinal, lembre-se: no crowdfunding, a arrecadação de fundos é feita através da ajuda do coletivo!

Como criar uma campanha de crowdfunding de sucesso?

Agora que você já sabe o que é crowdfunding, está na hora de saber como fazer uma campanha de sucesso, não é mesmo?

Pesquise uma plataforma de crowdfunding

Inicialmente, o mais importante é encontrar uma plataforma de crowdfunding que consiga te passar segurança, confiança, transparência e, principalmente, que tenham as menores taxas

Normalmente, criar campanhas de crowdfunding é gratuito, e esta taxa só é cobrada em cima do valor arrecadado. Então, não se preocupe: se você não conseguir arrecadar fundos, você não pagará nada por ter criado a campanha.

Planeje a sua campanha

Assim como qualquer outro projeto na sua vida, criar uma campanha de crowdfunding de sucesso também exige planejamento. Portanto, crie um cronograma com as ações, com parcerias possíveis de fazer, com estratégias para conseguir mais arrecadações na sua campanha.

Além de ser uma forma de ter mais controle sobre o seu crowdfunding, ajudará em sempre ter um tempo para se empenhar e em focar no seu objetivo.

Para facilitar, o seu planejamento pode ser baseado no valor que você quer conseguir receber no final da campanha. Assim, divida em pequenas metas, de acordo com o montante, e distribua por períodos no seu cronograma. As ações precisam ser pautadas para conseguir alcançar essas pequenas metas.

Crie sua campanha

No momento de criar sua campanha, é fundamental criar um texto bem explicativo, em que seja possível entender do que se trata sua campanha e detalhar as informações. Lembre-se: esse texto pode ser decisivo no momento de alguém decidir realizar uma contribuição na campanha ou não. Portanto, use as melhores palavras e tente criar conexão com quem lê. 

Além disso, use imagens e vídeos que possam expressar ainda mais o que você gostaria de transmitir, de acordo com o seu objetivo de campanha.

Uma dica para começar bem a campanha é que você mesmo faça a primeira contribuição. Isso vai incentivar mais e mais pessoas a realizarem a sua!

Divulgue sua campanha de crowdfunding

Agora que sua campanha foi criada, este é o momento de divulgá-la – tanto na internet como fora dela. O ideal é começar divulgando para seus amigos e familiares. As pessoas mais próximas têm maiores chances de contribuir e de divulgar a campanha para outras pessoas, então, inicie por elas! 

Use as redes sociais, como: Facebook, Instagram, WhatsApp e Tiktok. Muitas pessoas que criam campanhas de crowdfunding acabam criando perfis nas redes sociais só para falar dessas campanhas. Essa é uma forma de conseguir divulgar informações, novidades, além de permitir que as pessoas acompanhem todo o processo e sintam uma conexão ainda maior com a sua campanha!

Apesar da internet ser uma ferramenta poderosa para conseguir alcançar pessoas, não se esqueça que fazer uma divulgação presencial também pode fazer a diferença. Portanto, procure por lugares que possam ter potenciais contribuidores para sua campanha e faça uma divulgação por panfletos ou cartazes.

A criação de campanhas de crowdfunding na internet já é uma realidade, sendo muito comum para conseguir arrecadar fundos para diversas finalidades. Para que seja possível arrecadar o valor necessário e tenha uma campanha de sucesso é preciso empenho em todo o processo e levá-lo com seriedade. 

Artigo produzido pela equipe do Abacashi. Quer se inspirar? Aproveite para conhecer algumas campanhas já ativas no site.