CRM: O que é e quais são seus benefícios

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Publicado: 24 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

CRM é uma sigla que vem sendo cada vez mais utilizada no meio digital. Mas, você sabe o que é? Pensando nisso, preparamos uma matéria especial para sanar suas dúvidas. 

Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

O que é CRM?

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management que, em português, se traduz para Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Ele nada mais é do que um software que gerencia a relação da empresa com seus clientes. Seja uma grande ou pequena empresa, e-commerce, varejo, entre outros

Tem a finalidade de aumentar a satisfação e a fidelização do cliente, além do número de vendas. E isso é realizado a partir da organização e automatização dos processos da empresa, aumentando os lucros e reduzindo os custos, por consequência. 

Como funciona um CRM?

Esse software pode facilitar muito a sua vida e a sua empresa, já que você poderá acessá-lo de qualquer lugar em qualquer dispositivo. Cada software pode ter suas especificações bem personalizadas para cada negócio.

De maneira geral, ele possui duas funções básicas:

  • Cadastro de Clientes: um dos aspectos que são melhorados, é o cadastro dos clientes. Ele pode ser feito de forma manual ou por uma lista já existente com esses dados.
  • Registro de Informações: o CRM pode armazenar dados e os apresentar de forma mais organizada no sistema. O histórico de visitas, de compras, meios preferidos de atendimento, entre outros.

Os setores de marketing e vendas são os mais beneficiados, por conta da organização e facilidade dos dados essenciais para o seu trabalho. 

A minha empresa precisa de um CRM? 

Se você não sabe, se a sua empresa precisa ou não de um CRM, aqui vão alguns sinais que indicam a sua necessidade:

Se sua equipe de vendas está sempre viajando, você tem dificuldade em encontrar dados dos seus clientes ou sente que está perdendo negociações importantes. 

Além disso, sente que sua empresa está crescendo a demanda e você não está acompanhando. Tudo isso são sinais para iniciar o trabalho com o CRM. 

Benefícios de usar um CRM

Visão ampla da empresa

Muitas pessoas possuem dificuldade em enxergar todos os processos de sua empresa de uma maneira ampla e organizada. O software, por meio dos seus recursos, facilita essa visão.

Isso torna a tomada de decisão mais rápida e precisa, por você saber facilmente, tudo que está acontecendo. 

Você também conseguirá enxergar os pontos fracos e fortes de suas equipes, e assim, melhorar a qualidade dos seus colaboradores e do serviço prestado. 

Além disso, também será possível visualizar os problemas que atrapalham o desenvolvimento da empresa, e quais os melhores canais de venda ou contato, seja ele o físico, por telefone, mídias sociais, entre outros. 

Resumindo, seu olhar para o negócio será como o de uma águia. 

Produtividade 

A produtividade é sempre almejada pelas empresas. Porém, mantê-la por muito tempo é algo mais difícil. O CRM também te ajudará nessa questão.

Isso ocorre porque o software melhora a comunicação da sua equipe, os processos e a organização de dados se tornam mais eficientes. As horas de trabalho são otimizadas e o trabalho se torna mais eficaz.

Controle de Follow-Ups

O acompanhamento do cliente durante todo o processo de venda, é fundamental para todo negócio. Mas, é preciso organização para realizar o follow-up.

O CRM auxiliará nisso também, assim, você saberá lidar melhor com os leads e realizar mais vendas.

Melhora no Planejamento Estratégico 

O software armazena informações precisas, assim, você terá mais facilidade em organizar seu planejamento. 

Nele, você consegue armazenar informações como histórico de interação com os clientes, dados de contato, histórico de compras dos clientes, desempenho dos setores e colaboradores, além de outros.

Dessa forma, com essas informações na palma da mão, seu planejamento estratégico irá melhorar e, por consequência, os resultados também. 

Acompanhamento do desempenho

Uma das vantagens de utilizar o CRM é acompanhar em tempo real o desempenho das suas equipes e colaboradores. Ele te mostra os indicadores de vendas, leads, entre outros que cada vendedor possui.

Além disso, você consegue acompanhar de qualquer dispositivo e a qualquer hora. Mesmo que esteja em casa, poderá ver os indicadores do seu próprio celular.

Ao mesmo tempo, com esses dados, você pode ajustar sua equipe de vendas e enxergar os pontos que precisam de melhorias, seja o marketing direto, indireto, entre outros.

Assim, cada vez mais, você terá melhores resultados. 

Aumento do ticket médio e vendas

O grande propósito deste software é te ajudar a aumentar o número de vendas. Com toda essa organização e visão, certamente elas aumentarão. 

Além de ajudar na primeira venda para um determinado cliente, também te auxilia a entender melhor o que este cliente busca, e fidelizar a pessoa com a sua marca.

Fortalecimento da sua marca 

Por conta desses motivos, consequentemente, os clientes se fidelizam com sua marca e ela será fortalecida. Pois, esses clientes terão um atendimento diferenciado desde o primeiro contato com a marca até o pós-vendas. 

Então, agora que você conhece mais sobre o CRM, analise se é viável para você e sua empresa. Além disso, não se esqueça de contratar um serviço de qualidade e com segurança.