Descubra a Importância do CRM e Automação de Marketing

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 5 de junho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Você sabe por que CRM e automação de marketing caminham lado a lado? As duas ferramentas devem progredir de forma sincronizada para organizar e sequenciar os processos de marketing e comunicação, criando e executando campanhas de forma integrada.

O CRM (Custom Relationship Management), que em português é traduzido como “Gestão de relacionamento como cliente”, otimiza a relação entre a empresa consumidores e potenciais consumidores. E junto à automação de marketing pode representar a porta para o sucesso da equipe de vendas, marketing e negócio de sua empresa.

A automação de marketing, por sua vez, utiliza a tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações.

Sabia que ela é a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra?

Por isso, separamos para você algumas dúvidas frequentes sobre esse conceito tão importante no ambiente do marketing digital e sua relação com o CRM. Vamos lá!

Por que investir em uma plataforma de automação?

Investir em um software de marketing automatizado possibilita aumentar vendas e receita, diminuir custos de aquisição de clientes e melhorar a sua retenção.

De acordo com a Grand View Research, o mercado mundial de software de automação de marketing deve atingir 7,63 bilhões de dólares até 2025. Ou seja, não deixe sua empresa fora dessa estatística!

Como utilizar as ferramentas de automação de marketing?

Muito mais do que enviar boletins informativos por e-mail ou SMS em massa, as ferramentas de automação permitem que sua empresa observe melhor o tráfego na web, faça mais transações comerciais e tenha maior retenção de fidelidade do cliente.

A integração dos Sistemas CRM a esse software e o marketing automatizado proporciona maior valor nos resultados alcançados.

Com essa combinação você terá todas as atividades relacionadas a vendas e marketing em um só lugar, fornecendo um gerenciamento de dados aprimorado e ganhando facilidade nos processos. Legal, né?

Como investir?

A automação de marketing continuará sendo um componente essencial da produtividade de qualquer empresa em todos os setores. Você conseguirá engajar o seu cliente tendo disciplina na criação e oferta de conteúdo, criando uma narrativa atraente e relevante! E, principalmente, dispondo de um software de automação qualificado.

Para iniciar o seu investimento, basta seguir um simples passo a passo:

  1. Capturar o “lead”;
  2. Transformá-lo em “prospect”;
  3. Qualificar a oportunidade;
  4. Amadurecer e melhorar a oportunidade criando um funil de vendas;
  5. Engajar continuamente com “leads”, “prospects”, oportunidades e clientes recorrentes através da oferta de conteúdo relevante.

E atenção!

Nunca confunda um aplicativo que apenas auxilia na automação dos processos com Marketing e CRM. Sua empresa precisa de um sistema e profissional (ou um líder) experiente e treinado para fazer a gestão de um processo que impacta diretamente no seu lucro!

Onde está o resultado?

Ao automatizar seus cross-selling, up-sells e follow-ups de clientes você perceberá um aumento no valor de vida útil do cliente e seu funil funcionará da melhor forma possível.

Quando você combina isso ao gerenciamento avançado de leads e a retenção sua atividade de vendas produzirá um ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento) maior em relação a qualquer esforço já realizado.

Assim, é possível saber quanto dinheiro sua empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.

Analisar o retorno de seu investimento é um processo chave para planejar, criar estratégias digitais e manter o seu processo de automação funcionando do jeito que a sua empresa precisa.

CRM + Automação de Marketing = parceria de sucesso

Agora, não há dúvidas sobre a importância do CRM na automação de marketing. Essa combinação parte dos princípios da filosofia do marketing de relacionamento, mostrando a importância de cultivar os cliente e estabelecer uma relação estável e duradoura, aliada à tecnologia e informação.

É imprescindível investir em ferramentas que possam otimizar seu conteúdo para conversões. Um bom software de automação de marketing digital é capaz de ampliar o envolvimento com seus cronogramas de cadência, formulários de feedback, solicitações de depoimentos, etc.

E não se esqueça!

A gestão integrada das áreas de sua empresa reduz os custos e otimiza o fluxo de trabalho. Por isso, você pode (e deve!) contar com as ferramentas de automação para coletar precisamente os dados necessários, entender e prever grandes oportunidades de monetização.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Teknisa, empresa desenvolvedora de softwares para mercado.

Compartilhe nas Redes Sociais!