Core Web Vitals: entenda como a atualização impacta no SEO!
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 20 de julho de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.
Quem trabalha com SEO sabe como é importante ficar atento às alterações no funcionamento dos motores de busca do Google, e uma das mudanças mais recentes e importantes é o Core Web Vitals.
Cada uma das alterações propostas por essa atualização tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários dentro da internet.
Como nós sabemos o Google é de longe o maior mecanismo de buscas da internet. Ele usa softwares extremamente avançados para organizar o conteúdo da Web, e oferecer para as pessoas acesso seguro a informações relevantes.
O SEO é uma técnica que serve para otimizar os mecanismos de busca e usar o poder dessas ferramentas para ajudar a promover alguns sites e aumentar o tráfego de forma orgânica.
Acontece que para usar as técnicas de SEO é importante ficar atento às mudanças que o software do Google experimenta e se preparar para acompanhar essas mudanças. Vamos entender como essas mudanças funcionam.
O que mudou com o Core Web Vitals
A atualização mais recente do Google é o Web Vitals. Essa atualização fornece um conjunto de dados específicos que precisam ser analisados para verificar se um site está otimizado de acordo com os padrões do Google.
O Web Vitals se concentra em três aspectos do funcionamento de um site, sendo eles:
- LCP;
- CLS;
- FID.
Os consultores de SEO e os proprietários dos sites precisam ficar atentos pois esses três aspectos, somados à experiência do usuário afetam diretamente o posicionamento do site dentro dos resultados de pesquisa do Google.
Vamos ver o que cada um desses fatores representa e entender como essa atualização impacta nas estratégias de SEO.
O que é LCP
Essa métrica se concentra em avaliar a velocidade de carregamento da página. Todo mundo sabe que os usuários da internet detestam acessar sites com carregamento lento.
Sabendo disso, o Google começou a analisar e avaliar a velocidade de carregamento do conteúdo principal dos sites. Isso significa que os desenvolvedores e administradores vão precisar ficar atentos ao desempenho da plataforma.
O Google estabelece como tempo ideal para o LCP o prazo de dois segundos e meio. Ou seja, o ideal é que os sites sejam capazes de exibir seu conteúdo em até 2,5 segundos após o início do carregamento.
O que é CLS
O CLS avalia a estabilidade visual dos sites. Normalmente a estabilidade visual dos sites costuma sofrer algumas variações de acordo com o tipo de conteúdo que é exibido na página.
Isso significa que todo site possui uma variação em suas páginas, o que o Google estabelece através do CLS é um limite para as variações dentro da estabilidade visual de um site.
As métricas estabelecem que o índice de estabilidade visual ideal para os sites deve ser inferior a 0,1 de acordo com as métricas do Google Search console.
O que é FID
Dentro da métrica do FID o que é analisado é o tempo de resposta dentro do site, ou seja, como a página reage às entradas dos usuários.
Em alguns sites você até encontra um tempo de carregamento inicial rápido, entretanto, quando você precisa interagir com a plataforma o tempo de respostas das seções acaba sendo lento.
É por essa razão que o Google avalia a interatividade do site, estabelecendo como ideal um FID inferior a 100 milissegundos, assim o mecanismo de busca vai exibir para os usuários os sites que estiverem mais adequados a esses aspectos.
Como montar sua estratégia daqui pra frente?
Agora você já sabe que para manter uma plataforma otimizada de acordo com o Core Web Vitals, você precisa dar atenção ao tempo de carregamento da página, à estabilidade visual, e a velocidade de interação do site.
Para montar uma estratégia de SEO de acordo com as novas métricas é importante conciliar os aspectos mencionados anteriormente com fatores indicadores da experiência do usuário.
É por isso que com essas alterações recomenda-se contar com a ajuda de uma agência de SEO. Fique atento para se certificar que o seu site esteja otimizado tanto na versão para desktop como na versão para dispositivos móveis.
Devo esperar mais mudanças?
De acordo com consultores experientes, a proposta do Google é que o Web vitals se torne cada vez mais criterioso, já que o objetivo é garantir a melhor experiência para os usuários.
Sendo assim, é muito provável que novas mudanças possam surgir e que as estratégias de SEO precisem ser reajustadas de acordo com o comportamento de busca das pessoas, que costuma mudar com frequência.
Apesar de tornar as estratégias de SEO um pouco mais trabalhosas, essas atualizações tornam os resultados mais precisos e também mais eficazes.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o Core Web Vitals, e como a atualização impacta as estratégias de SEO. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar com outros!