Como realizar um Controle de Ponto eficiente na sua empresa?

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Publicado: 1 de dezembro de 2021 | Atualizado: 1 de dezembro de 2021.

O artigo 74 da Consolidação trabalhista (CLT) estabelece a obrigatoriedade do controle de ponto dos funcionários no mundo corporativo.

O sistema de controle de ponto funciona de maneira que o funcionário registra o seu horário de trabalho, ou seja, sua jornada de trabalho, anotando  de forma eletrônica, mecânica ou manual, o seu horário de entrada e saída, e  a partir disso são extraídas informações que serão apuradas e determinantes para a folha de pagamento. 

Hoje, além de ser algo exigido na legislação trabalhista, muitas empresas sabem da importância de realizar um controle correto e eficiente da marcação de ponto dos funcionários, bem como os benefícios que a boa prática pode trazer. 

A importância do controle de ponto para a empresa 

É praticamente impossível que exista um bom gerenciamento sem informação de qualidade, e informações sobre o trabalho de um colaborador é a principal ferramenta para a gestão de pessoas dentro de uma empresa, como, por exemplo, quais são os momentos de funcionamento, quando e quantos funcionários estarão disponíveis, como são realizados os pagamentos, além de outras questões envolvidas. 

O controle de ponto garante a tranquilidade do gestor e a satisfação do colaborador, refletindo consequentemente no bom ambiente da organização. Além disso, uma gestão eficiente pode resultar na redução de custos da empresa, visto que evita pagamentos incorretos e o risco de processos trabalhistas.

O que fazer para ter um controle de ponto efetivo? 

1- Atenção na escolha do sistema  de ponto

A legislação permite que o registro de ponto seja feito de forma manual, mecânica e eletrônica, porém nem todos garantem a mesma eficiência, pelo contrário, um controle feito de manualmente apresenta um alto risco de erro e adulteração.

Por outro lado, devido ao desenvolvimento tecnológico, o sistema através do ponto eletrônico se mostra cada vez mais seguro e confiável para a marcação de horário, uma vez que a leitura é feita através de um cartão magnético ou por biometria e os dados são armazenados na memória do equipamento diminuindo o  risco de falha humana. 

2. Atenção na análise e gerenciamento dos dados

Essa é uma parte muito importante da administração em que não pode haver erros, é necessária uma análise feita com muito cuidado e critério.

Para este momento é preciso quantificar as horas extras, bem como apurar o motivo delas terem acontecido e procurar resolver a questão, identificar os atrasos  e faltas, verificar se houve erros na marcação e corrigi-los, fazer o lançamento de atestado e férias, fazer o fechamento mensal e enviar para a folha de pagamento de forma correta

A boa notícia é que hoje existem  softwares de gestão que já vêm integrados no equipamento de marcação de ponto, automatizando e otimizando todo esse processo.

Como o uso do software auxilia na administração do ponto?

O software de gerenciamento ou de gestão de ponto é uma ferramenta que tem como objetivo a administração dos dados e dos registros gerados pelo registrador eletrônico de ponto, uma alternativa que deixa a apuração dos dados mais rápida, precisa e segura, facilitando o dia a dia de gestores e toda equipe do RH. 

Um único software é capaz de abordar diversos pontos como o controle de jornada, horas extras, banco de horas e faltas justificadas, relatórios completos e com grande volume de informações que podem ser acessados em tempo real. 

É por isso que para aumentar a eficiência no controle de ponto de uma empresa, o mais recomendável é  a adotação de um sistema de ponto eletrônico, e o uso  conjunto entre o relógio de ponto e o  software de gestão, 

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