Como Contratar um Profissional de Marketing Digital?

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Publicado: 2 de outubro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Na sociedade atual, que vive a era da informação e da tecnologia, uma empresa que não está presente no universo digital é uma companhia que não existe. Com certeza você já ouviu alguma afirmação como esta, não é mesmo?

Mas, preste atenção: mais do que estar presente, é necessário ter uma boa estratégia e ações eficientes no meio digital. Para isso, aprenda aqui como contratar um profissional de marketing digital.

A contratação desse profissional é um grande desafio para os gestores. Ainda mais no meio digital, o qual muda constantemente e exige atualização constante dos especialistas.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como contratar um profissional de marketing digital eficiente, para que você consolide de vez a sua presença e sua autoridade digital. Acompanhe!

Quais são as principais funções de um profissional de marketing digital?

Dentro de uma estratégia de marketing digital, há algumas tarefas importantes, que devem ser desempenhadas por profissionais capacitados. E se você tem dúvidas de como contratar um profissional de marketing digital capacitado, precisa conhecer quais são as suas principais atribuições.

Produção de conteúdo (blog post e material rico)

O conteúdo é a base das ações do marketing digital. É através dele que se consegue aumentar a audiência, captar leads, tornar sua marca em autoridade, gerar vendas e aumentar a renda.

O profissional de marketing digital deve conhecer bem seus objetivos, público-alvo, personas e as diferentes etapas do funil de vendas para criar conteúdos e materiais que engajem e despertem o interesse delas.

Gestão de Redes Sociais

O profissional deve gerenciar tudo o que acontece na página ou perfil comercial da empresa nas redes sociais. Desde as postagens da companhia, bem como monitorar o melhor horário das publicações, fazer interação com o público e realizar ações para gerar mais tráfego para o site ou blog e leads para o funil.

Cuidar do SEO (Otimização de Sites para ferramentas de busca)

Para estar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca é preciso ajustar uma série de táticas e informações. Essa é uma das funções essenciais desempenhadas pelo profissional de marketing digital. Por isso, é de grande valia, além de conhecer as técnicas de otimização para buscadores (on e off-page), entender um pouco de HTML.

Criar e-mail marketing

A estratégia de e-mail marketing é mais que criar conteúdos para disparar para a lista de contatos. Profissionais de marketing digital devem ser criativos com o texto e, principalmente, com o título, atraindo e retendo o leitor. Também é fundamental saber usar a ferramenta para gerar e converter leads.

Gerar Links Patrocinados (tráfego pago)

Infelizmente, o tráfego orgânico, aquele que acontece de forma natural, é um meio extremamente competitivo, onde muitas empresas competem pela 1º posição. Por isso, é fundamental que o profissional contratado entenda como funciona os links patrocinados também, sendo capaz de criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads e em outras plataformas, monitorando resultados e CTR, CPC.

Fazer uma análise de resultados

Para qualquer uma das atividades apresentadas acima, é fundamental fazer uma análise das métricas e resultados. Ter capacidade analítica é uma das habilidades mais importantes no profissional de marketing digital, independente do cargo que ocupe. Saber avaliar as ações, identificar problemas e propor soluções para melhorar os resultados é crucial para qualquer estratégia digital.

São muitas as atividades e funções que podem ser desempenhadas pelos profissionais de marketing digital. O tamanho e quantos colaboradores você vai contratar para a sua equipe vai depender do tamanho da empresa. Mas é interessante que todos saibam um pouco de cada uma dessas atividades para se complementarem durante a execução das ações.

Como contratar um profissional de marketing digital?

Antes de fazer a contratação desse profissional, é válido ter atenção aos tópicos que vamos abordar a seguir.

Entenda qual a necessidade da sua empresa e setor

Antes de anunciar a vaga é preciso parar e pensar um pouco na estratégia digital que deseja adotar.

Um ponto importante aqui é entender que não é preciso investir em todas as atividades digitais citadas acima. Dependendo do segmento e do setor, algumas vão funcionar mais que as outras, é nelas que você deve investir.

Então, antes da contratação é importante fazer essa análise e saber bem em quais segmentos você deve investir.

Se você não tem ideia de como traçar os pontos de ação, então já sabemos que precisa, primeiro, de um profissional que faça isso. E que, depois, possa alinhar com você quais profissionais você vai precisar na equipe.

Se você é um gestor que está a par das estratégias de marketing digital e pode dedicar tempo a implementá-las, então precisa de analistas ou mesmo estagiários para auxiliá-lo.

Avalie e escolha qual a experiência buscada no candidato

Se a análise anterior foi feita corretamente, você já tem uma ideia do nível de experiência que precisa que o seu novo colaborador tenha. Então, o perfil do profissional vai depender da real necessidade da empresa e, claro, do orçamento disponível para a contratação.

  • Estagiário: vai ajudar nas tarefas do dia a dia, mas não vai levar a sua estratégia para um outro nível. A vantagem dessa escolha é que a empresa vai lapidar este profissional, apostando que ele poderá crescer junto com os resultados. Mas é preciso ter tempo de auxiliar e ensinar determinadas demandas;
  • Analista: com algumas experiências na bagagem é possível conceder tarefas mais complexas e deixar que ele as execute sozinho. É uma boa pedida caso já exista um gerente ou coordenador na área de marketing digital;

Gerente: é o profissional mais experiente, capaz de liderar equipe e se responsabilizar por contas e métricas mais complexas. É a melhor opção caso o setor esteja iniciando ou precise de uma reestruturação.

Procure-os nos lugares certos

Achar profissionais qualificados e com boa capacitação é sempre uma tarefa bem complicada. Mas no caso do marketing digital, uma boa estratégia pode ser seguir o próprio instinto digital.

Ou seja, sites de vagas, de freelancer, grupos de Facebook, Linkedin e, até mesmo no Google, buscando por publicações relevantes e respeitadas em seu setor.

O velho boca a boca também não deve ser esquecido. Peça recomendações à profissionais renomados ou mesmo para pessoas próximas ou dentro da empresa.

A dica de ouro aqui é analisar bem os currículos. A área de marketing tem muitos profissionais, mas poucos possuem currículos realmente impressionantes.

Dê uma conferida nas suas rede sociais

Independente da área e do setor, analisar os perfis das mídias sociais dos candidatos se tornou parte do processo de seleção.  Alguns podem achar invasão de privacidade, mas especialmente na área de marketing digital é uma forma de avaliar como eles lidam com o próprio marketing e presença online.

Analise bem o seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn também é um importante termômetro para a contratação. Não somente para a divulgação da vaga, como também para avaliar experiências, conexões, recomendações e, principalmente, publicações.

Envie testes práticos

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Como já dissemos, a quantidade de currículos recebidos na área de comunicação é imensa. Uma forma de selecionar os mais adequados e otimizar o tempo é enviar testes práticos por e-mail – antes ou depois da entrevista pessoal. 

Não precisa ser algo complicado, mas um teste capaz de avaliar as habilidades necessárias para ocupar o cargo em questão.

Procure valores e alinhamento cultural

Este é um ponto extremamente importante durante o processo de seleção. Além das habilidades e competências, busque por profissionais que se enquadrem nos valores e alinhamento cultural da empresa.

Profissionais de marketing digital tem grande liberdade criativa e a seleção minuciosa evita que sejam criadas estratégias que não se adequam ao perfil do negócio.

Fora isso, quanto mais encaixado na cultura da empresa, mais motivado e engajado o profissional vai estar para desenvolver suas funções.

Antes de terminarmos este artigo, aqui vai uma última dica. Não fique muito preso à formação em si. Profissionais que se destacam na área de marketing digital são aqueles que apresentam vontade e capacidade de aprender e crescer.

Gostou das nossas dicas de como contratar um profissional de marketing digital? Entre em nosso blog e veja mais conteúdos sobre o assunto. Aproveite para aprender mais dicas de recrutamento e seleção. Boa leitura!

Esse artigo foi produzido pela Xerpa, uma plataforma de tecnologia digital que desenvolve soluções para melhorar a qualidade e a experiência da relação entre empresa e empregado.

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