Saiba o que é Content Atomization e como ele pode ser utilizado na sua estratégia de conteúdo

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Publicado: 21 de março de 2022 | Atualizado: 21 de março de 2022.

Content Atomization é uma forma de trabalhar com conteúdo que vem fazendo muito sucesso no mundo do marketing. Que tal entender como a estratégia de conteúdo pode ser utilizada e quais são seus benefícios para o seu negócio?

Novas ferramentas e estratégias para trabalhar o marketing de conteúdo surgem todos os dias. Dentro dessas, o content atomization vem se destacando e ganhando cada vez mais adeptos.

Isso porque, por meio desse recurso é possível tornar grandes conteúdos em pequenas pílulas mais bem direcionadas e com maior assertividade.

Isso sem mesmo precisar realizar novas produções, aplicar esforços ou realizar novos investimentos em criação de conteúdos.

Quer saber como isso é possível e pode ser aplicado em suas estratégias de divulgação na internet? Acompanhe o conteúdo que preparamos sobre o tema:

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O que é Content Atomization?

Content Atomization em tradução livre significa Atomização de Conteúdo. E essa é uma estratégia focada em “quebrar” um conteúdo longo em pequenas partes estratégicas.

Isso permite que o conteúdo atinja diferentes públicos e a estratégia junte o máximo de informações possível de forma segmentada com ideias adicionais.

Ao fazer isso, você otimiza o máximo possível o tempo de pesquisa e criação de conteúdo de sua equipe. Afinal, se eles já estão trabalhando no post principal, adicionar os segmentos menores ao mesmo tempo é mais simples, prático e rápido, até porque está em uma mesma linha de raciocínio.

Quais são os principais benefícios do Content Atomization?

principais benefícios do content atomization

O Content Atomization é uma estratégia de fragmentação do conteúdo e da informação, transformando grandes textos em pequenas partes desmembradas. Isso faz com que cada parte do conteúdo geral se valorize, dando mais importância aos detalhes.

Isso faz com que a estratégia de conteúdo da sua empresa fique mais eficiente, focando nos detalhes importantes do conteúdo, gerando mais informação e detalhamento, atraindo novos leads e clientes.

Além disso, a própria produção de conteúdo é otimizada, reaproveitando de muitas formas diferentes todo o trabalho já realizado. Isso pode contribuir imensamente com equipes de marketing de pequeno porte.

Assim, a Atomização de Conteúdo faz com que você adquira o maior número de informações sobre cada pedaço do conteúdo geral, isso o torna um expert no assunto, passando mais credibilidade e ganhando a confiança dos leads.

Falando em credibilidade e confiança, é certo dizer que essa fragmentação de conteúdo atrai diversos tipos de público, visto que muitos leads se interessam por partes separadas do conteúdo e ficam satisfeitos com a estratégia de conteúdo da sua empresa graças ao Content Atomization.

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Como implementar o Content Atomization no seu marketing de conteúdo

Para implantar essa estratégia de conteúdo é fundamental seguir alguns passos e processos de produção de conteúdo. A implementação em si não é difícil, mas é extremamente necessário se planejar e manter uma estratégia de atuação.

Primeiro, é preciso definir um tema geral para o seu conteúdo. Esse planejamento deve ser macro, para depois ficar fácil desmembrar o tópico principal em subtópicos menores.

Para a escolha do tema geral, é importante que você conheça seu público e seus respectivos interesses. Afinal, o tema principal deve ser interessante para o nicho dos seus leads.

Após escolher o tema geral, você deve separá-lo em subtópicos e buscar informações sobre cada um deles. Você pode dividir sua equipe em duas: uma coleta informações sobre o tema geral, enquanto a outra cuida das informações dos subtópicos, por exemplo.

Claro que tudo depende do seu marketing de conteúdo, mas essa é uma maneira de coletar informações de forma eficaz.

Após estar com todo conteúdo e informação em mãos, chega a hora de publicar tudo isso. Nessa primeira postagem, é essencial que o tema geral seja apresentado de forma geral.

A partir daí, cada subtópico deve ser explicado separadamente, com todas as informações coletadas aparecendo no conteúdo.

E com as publicações de texto, sua empresa também pode reutilizar essas informações em vídeos, infográficos, e-mails e podcasts ou seja qual for o canal de comunicação mais interessante para o seu negócio.

Exemplos da estratégia de conteúdo

Para falar sobre Atomização de Conteúdo na prática da estratégia de conteúdo, é preciso definir em quais canais ele será utilizado.

Podcasts

Para utilizar o Content Atomization no seu podcast, primeiro você deve escolher um tópico principal para o episódio, um tema abrangente. Depois, crie subtópicos que têm relação com o tema geral, buscando informações sobre cada um deles.

Depois que esse trabalho estiver feito, crie outros conteúdos que complementam o podcast, como vídeos, textos etc. Isso chama a atenção dos leads e agrega valor ao episódio.

Feito isso, basta compartilhar tudo no seu canal de comunicação favorito. Simples, não é verdade?

Mensuração da Atomização de Conteúdo e sua importância

Com a fragmentação do seu marketing de conteúdo, a mensuração dos resultados fica muito mais fácil. Isso porque você pode analisar qual parte do conteúdo gerou mais engajamento e atenção dos leads.

Essa mensuração faz com que a produtividade do seu conteúdo aumente a longo prazo, visto que você sabe o que traz engajamento e novos leads e o que não traz.

Content Atomization é uma grande solução digital para a sua estratégia de conteúdo

Como vimos no texto acima, a Atomização de Conteúdo é fundamental para a estratégia de conteúdo do seu negócio. Ela traz uma solução digital pouco pensada no mundo corporativo, mas que dá muito resultado.

Com o Content Atomization, o marketing da sua empresa fragmenta informações de conteúdos, gerando mais leads e relevância no mercado digital!

E se você gostou de ler sobre estratégia de conteúdo, vale dizer que temos muitos outros posts no blog que vão enriquecer e muito seus resultados. Confira:

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