Comunicação humanizada: como gerar um relacionamento duradouro com os clientes

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Publicado: 28 de janeiro de 2022 | Atualizado: 28 de janeiro de 2022.

A comunicação humanizada tem sido cada vez mais difundida entre as organizações, principalmente no que se trata da construção de uma marca. Veja sua importância!

Uma pesquisa realizada pela Forrester no ano de 2020 demonstrou que cerca de 25% das empresas correm o risco de perder 1% da sua receita anual por não oferecer uma solução aos problemas e dores dos clientes. 

Pensando nisso, é possível perceber que a comunicação humanizada é essencial para a construção de um relacionamento com o cliente, e claro, para os resultados da empresa. 

Leia mais a seguir. 

O que é comunicação humanizada? 

Não é segredo que a tecnologia veio para dinamizar as atividades empresariais e tornar os processos muito mais rápidos, já que algumas empresas adotaram o atendimento por chatbots e sistemas. 

Contudo, alguns desses sistemas podem não atender a necessidade dos clientes, fazendo com que o atendimento seja muito mais demorado e sem a resposta que o cliente deseja. 

A partir desse problema, surge a comunicação humanizada, propondo um atendimento ao cliente pautado na comunicação mais próxima e assertiva. 

Assim, ao se encantar com a marca, o próprio cliente passa a promover a empresa e marca, trazendo mais autoridade e gerando uma experiência diferenciada ao cliente. 

Contudo, esta comunicação deve envolver a empresa como um todo, e não somente a equipe de vendas, já que todos fazem parte das ações e dos ativos da organização. 

Como aplicar a comunicação humanizada em sua empresa? 

Embora o processo de humanização da comunicação não seja um processo difícil, é importante compreender que ele é gradual, já que traz mudanças significativas para o ambiente e para a visão da empresa como um todo. 

Por isso, a comunicação deve ser fluida com a sua equipe, para que eles compreendam a importância e as vantagens dessa mudança, trabalhando para que a resistência não seja um empecilho. 

A seguir, trouxemos as melhores dicas de como aplicar uma comunicação humanizada em sua empresa. 

1. Conheça bem o seu cliente

Conhecer bem o cliente é a base para a comunicação e para a identificação das necessidades do seu público, seus desejos, dentre outros.  

Inclusive, a Pesquisa Freshworks afirma que 77% dos consumidores estão dispostos a trocar dados para ter uma experiência mais personalizada, única e baseada em valores. 

Além disso, a pesquisa também traz o dado de que 14% dos clientes esperam ser surpreendidos pelas marcas, as quais devem superar as expectativas. 

Sendo assim, conhecer o cliente irá lhe ajudar a direcionar melhor as suas estratégias de marketing de conteúdo, tom de voz e comunicação como um todo. 

2. Invista em treinamento e capacitação da equipe 

Um dos meios mais eficazes para humanizar a sua comunicação é treinar a sua equipe de marketing, principalmente se você trabalha com o Marketing de Conteúdo. 

Para facilitar a sua compreensão, vamos utilizar o exemplo de uma empresa que vende seguros de carros. 

Se você deseja humanizar a sua comunicação, pode fazer posts informativos com temas e dicas como: situações em que o usuário não deve acionar o seguro auto, melhores seguradoras do mercado, cobertura de cada seguro, dentre outros temas. 

Mas não esqueça: a principal chave da produção de conteúdo e de uma comunicação humanizada é a possibilidade de tirar as dúvidas do seu cliente e ajudá-lo em suas dores, estando cada vez mais perto. 

3. Ouça o seu cliente e acolha os feedbacks 

Outra maneira de identificar a necessidade, a dor e o desejo do cliente é recebendo os feedbacks de forma positiva.

Muitas vezes, o feedback pode demonstrar os pontos fracos da sua estratégia, lhe mostrando onde é possível melhorar e como o seu cliente deseja ser atendido. 

4. Valorize a experiência do cliente 

Outro detalhe que faz toda a diferença na comunicação humanizada é a experiência do cliente, a qual deve fazer com que o cliente se sinta único e valorizado. 

Por isso, proporcione o melhor atendimento humano, trabalhando com base na construção de memórias positivas, empatia e propósito de marca. 

5. Aposte em uma comunicação mais leve e descontraída 

Por último, mas não menos importante, a comunicação humanizada tem como principal característica a leveza e a identificação por parte do cliente, fazendo com que ele entre no seu universo de marca. 

Assim, a comunicação é clara, efetiva e completamente positiva para ambos, gerando uma experiência completamente satisfatória. 

Apesar de se tratar de mudanças nas ações e na visão estratégica, a adesão à comunicação pode transformar o seu negócio e fazer com que você construa vantagem competitiva no mercado. 

Então, preparado para atender o seu cliente de forma mais humanizada e conquistar o seu público alvo?

 

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br