Como vender mais no Natal? Desperte a magia do lucro agora mesmo

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Publicado: 26 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Como vender mais no Natal? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre empreendedores que desejam alavancar os lucros nessa época do ano. Mas só quem conhece as dicas que vêm a seguir consegue aproveitar a melhor data do comércio.

Segundo estudo da Ebit | Nielsen, o e-commerce arrecadou R$ 9,9 bilhões no Natal de 2018, provando que o fim do ano é uma das melhores datas para o comércio brasileiro.

E a previsão para 2019 é animadora, se considerarmos que as cifras anteriores representaram um aumento de 13,5% se comparado ao mesmo período de 2017.

Mas para aproveitar esse cenário, é preciso saber utilizar em estratégias de marketing para o Natal, a fim de aproveitar a magia dessa época tão especial.

Nesse sentido, reunimos neste conteúdo 9 dicas para vender no Natal as quais você não pode ficar sem saber para começar o próximo ano com o pé direito.

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Então, preparado? Confira os tópicos abaixo e saiba como fazer Marketing para o Natal:

As vendas no Natal prometem!

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) já alertou: o varejo brasileiro terá o maior crescimento de vendas no Natal dos últimos seis anos!

Para ter uma noção mais clara do que isso representa, a estimativa traçada pelos dados da CNC é arrecadar cerca de R$ 35,9 bilhões.

Ou seja, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2018!

Fala se isso já é o suficiente para você começar a investir em Marketing no Natal?

E para que não perca mais tempo e consiga aproveitar as oportunidades especiais dessa época, aprenda a seguir como vender mais no Natal.

Descubra como fazer Marketing para o Natal com 9 dicas

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Após descobrir – e até se surpreender – com os números relacionados às vendas do período natalino deste ano, chegou a hora de saber como vender mais no Natal.

Para isso, é preciso investir pesado em Marketing no Natal, que já está sendo utilizado por diversas empresas de todos os tipos de segmentos.

Sem mais delongas, conheça as 9 melhores dicas para vender no Natal:

1. Aproveite o gancho da Black Friday

A Black Friday acontece um dia após a 4ª quinta-feira de novembro e, todo ano, promete aumentar as vendas e conquistar novos clientes após esse dia de promoções.

E uma das dicas de como vender mais no Natal é dar a eles benefícios exclusivos como recompensa por terem escolhido sua empresa.

Já para aqueles potenciais clientes – que recebem o nome de leads -, tente aproveitar todo o apelo comercial da época para que uma primeira compra seja incentivada.

E lembre-se: uma das melhores dicas para vender no Natal é priorizar os benefícios dos produtos e serviços da sua marca para que seu valor fique claro.

Além disso, personalizar o contato com todos os seus clientes e leads ajuda a criar empatia e conquistar a sua confiança.

2. Invista em Landing Pages persuasivas e pop-ups de saída

No subtópico acima nós falamos que você deve incentivar a primeira compra dos leads aproveitando o gancho da Black Friday.

Mas como conseguir gerar potenciais consumidores? A resposta é bem simples: com landing pages persuasivas e pop-ups de saída.

Caso você não saiba, as landing pages são páginas de conversão, usadas para captar informações de contato por meio de um formulário.

Geralmente, quando o visitante preenche esse página, ele recebe em troca alguma vantagem, como um ebook, whitepaper ou até descontos.

Já os pop-ups são mensagens que podem aparecer logo que você tenta sair de um site – tente fechar essa página, temos a certeza que você será surpreendido com um pop-up.

Para que você tenha sucesso e saiba como vender mais no Natal, o primeiro passo é elaborar uma landing page voltada para o tema natalino.

Afinal de contas, lembre-se que ela precisa ser convincente o suficiente para que os visitantes compartilhem seus dados pessoais com a sua empresa.

Já em relação aos pop-ups, uma boa estratégia de marketing para o Natal é colocá-los em páginas específicas, como a Home do seu site ou páginas de conteúdos – como essa daqui do blog.

A partir do momento em que você tem o email desse contato, você pode passar para a próxima dica.

3. Prepare os disparos de email marketing

Agora chegou o momento de se relacionar e mostrar que você sabe como vender mais no Natal sem ser intrusivo!

Para tanto, comece o seu planejamento de disparos de email marketing um mês antes do Natal chegar.

Isso quer dizer que os contatos já devem estar segmentados, as mensagens já devem estar personalizadas e todas as ofertas colocadas no calendário do mês.

O grande erro do Marketing no Natal de muitas empresas é mandar a mesma campanha para toda a base de contatos, sem uma segmentação sequer.

Ao fazer isso, pode ter certeza que a sua empresa não estará investindo em boas dicas para vender no Natal, mas sim em como ser genérica para os seus próprios leads.

4. Faça ações nas redes sociais

Com certeza grande parte dos seus clientes estarão presentes em alguma rede social, como o Instagram, o Facebook ou o Twitter, por exemplo.

Sendo assim, você precisa divulgar as suas campanhas de Natal nas redes sociais agora mesmo!

Para potencializar ainda mais os resultados, tente aproveitar ao máximo todos os recursos que cada canal oferece.

Por exemplo, no Facebook e no Instagram é possível colocar um carrossel de imagens com produtos, preços e o link específico para cada um.

Além disso, é possível colocar um botão de “compre agora”, aumentando as chances de você ser craque no marketing para o Natal.

Outra dica fundamental quando se trata em focar nas redes sociais as suas estratégias é começar a utilização do Marketing de Conteúdo.

Isso porque essa estratégia reforça o relacionamento com o público por meio de conteúdo relevante, a fim que ele consiga enxergar o valor da sua solução.

Ou seja, foque suas publicações em assuntos que sejam pertinentes para seus leads, a fim de que a sua marca ganhe credibilidade com eles.

5. Não esqueça do clima natalino

O clima natalino deve estar presente na identidade visual da sua empresa, tanto no site quanto nas redes sociais.

Por exemplo, começar mudando o avatar do Facebook pode ser uma boa para garantir um espaço entre os seus seguidores.

Já nas capas das mídias, você pode colocar algum tipo de banner anunciando a oferta de produtos e serviços.

Isso porque é importante ressaltar que todas essas ações de marketing no Natal tem um único objetivo: o de emocionar as pessoas.

Então, quando se pensa em como vender mais no Natal, deve-se pensar também na união das pessoas, a fim de sensibilizá-las, despertando amor e carinho em cada uma delas.

6. Cupons e condições especiais

Uma boa sacada para quem deseja investir em Marketing no Natal é começar a utilizar cupons e condições especiais de entrega de produtos.

Mas antes de mais nada, é fundamental conferir se os descontos aplicados não comprometerão o lucro do seu empreendimento.

Além disso, é indispensável manter o contato com os fornecedores e operadores logísticos sobre os produtos em questão.

7. Invista em mídia paga

Para promover todos os seus produtos e serviços, não basta apenas as estratégias de landing pages e email marketing.

É preciso que você faça um excelente investimento em mídia paga, especialmente se você é um varejista.

Nesse caso, para descobrir como vender mais no Natal, tente investir no remarketing, que é quando uma campanha aparece continuamente para quem visitou sua página na web.

Dessa forma, você continua no radar desse visitante, fazendo com que ele não se esqueça da sua solução e depois volte ao seu site para adquiri-la.

8. Faça lista de desejos e sugestão de presentes

Apesar de faltar menos de um mês para o Natal, você pode começar a incentivar o consumo oferecendo uma lista de desejos para os seus clientes.

Para isso, aproveite a sua loja virtual para que, sempre que as pessoas entrarem nela, elas se lembrem de que o Natal está chegando.

Paralelo a isso, envie campanhas por email marketing para os seus potenciais compradores, fazendo também sugestões de presentes.

Quando falamos em sugestões de presentes, queremos dizer que qualquer pessoa pode receber e dar uma lembrancinha para outra.

Nesse sentido, a dica é elaborar páginas das quais alguns presentes apareçam como sugestões.

Por exemplo: o amigo secreto da firma está chegando e tudo o que você deseja são ideias para achar a melhor opção para ele.

Então, oferecer essas opções para seu público é uma ótima forma de fazê-lo ver pode confiar na sua empresa para resolver esse problema.

9. Invista em pós-venda

E a última dica para você se dar bem fazendo Marketing no Natal é o pós-venda.

Isso significa dizer que o seu relacionamento com os consumidores não acaba a partir do momento em que eles adquirem um produto da sua marca.

Portanto, como já mencionado aqui, não deixe de enviar emails frequentes para eles, mostrando novas promoções, inovações de produtos e serviços e conteúdos exclusivos.

Além disso, procure saber como foi a sua experiência de compra para ter ideias de como melhorar seu processo de venda e vender mais durante o ano inteiro.

Você não precisa de Papai Noel para saber como vender mais no Natal!

E-book gratuito da ideal marketing com dicas de como gerar mais leads e vendas com o marketing digital

Agora que você já sabe como vender mais no Natal, não é preciso chamar Papai Noel para dar os presentes para os seus consumidores: eles mesmo vão estar aptos a comprarem na sua loja.

No entanto, é preciso lembrar que nesta época do ano muitas empresas aproveitam o embalo para lançar promoções irresistíveis e, por isso, você precisa arrasar no marketing para o Natal.

E para te ajudar a aproveitar toda a magia do Natal, leia o nosso conteúdo sobre melhores técnicas de marketing digital.

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