Como usar o Instagram para aumentar as vendas dos seus produtos personalizados

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Publicado: 5 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Tanto as pessoas que possuem uma loja pequena e virtual de produtos personalizados quanto aquelas que têm um espaço físico grande possuem uma coisa em comum: a necessidade de usar o Marketing Digital para fazer cada vez mais clientes conhecerem o que elas produzem.

Dentre todas as ferramentas que se pode usar no Marketing Digital, é claro que uma rede social se destaca: o Instagram.

A utilização dela para vendas é tão grande que muitos empreendedores nem mesmo procuram por outras redes, como o Facebook.

Inclusive, depois que o Instagram liberou a aba de Compras, ele se tornou um Marketplace muito eficaz e praticamente obrigatório para quem deseja aumentar seus lucros.

Um dos maiores motivos é a quantidade enorme de pessoas, no mundo inteiro, que navegam no Instagram diariamente: ele está em 5° lugar dentre as plataformas mais acessadas, seja por web ou por app.

E aí? Você quer saber como usar o Instagram para aumentar as vendas dos seus produtos personalizados? Leia este artigo para descobrir tudo

Como usar o Instagram para aumentar as vendas dos seus produtos personalizados

É possível utilizar uma quantidade bem variada de áreas do Instagram como vitrine para os seus produtos personalizados, de acordo com as dicas a seguir:

Use muito os Stories

Antigamente, as pessoas costumavam apostar mais em fotos do feed e, embora isso ainda seja importante, os stories são capazes de aumentar o engajamento de forma incrível.

Por isso, é fundamental que você exiba os seus produtos personalizados usando os stories e que aposte em todos os filtros e tendências divertidas que o Instagram oferecer.

Se você criar dois stories diariamente, já é uma forma muito inteligente de fazer com que os seus produtos alcancem um número grande de internautas. Antigamente, as pessoas costumavam apostar mais em fotos do feed e, embora isso ainda seja importante, os stories são capazes de aumentar o engajamento de forma incrível.

Por isso, é fundamental que você exiba os seus produtos personalizados usando os stories e que aposte em todos os filtros e tendências divertidas que o Instagram oferecer.

Se você criar dois stories diariamente, já é uma forma muito inteligente de fazer com que os seus produtos alcancem um número grande de internautas.

Tenha uma identidade visual

A identidade visual faz com que a sua página pareça ser bem mais profissional e isso reflete no seu negócio, trazendo às pessoas a ideia de que ele é organizado.

Além disso, a identidade visual ajuda os internautas a se conectarem logo com o seu negócio.

Por exemplo: ao ver a paleta de cores que você usa em suas publicações e o logotipo dos seus produtos personalizados, o internauta instintivamente associará aquilo a você.

É importante que a identidade visual apareça em todo tipo de postagem: pode ser no reels, pode ser nos stories, no feed, etc.

Não faça exclusivamente propaganda dos seus produtos personalizados

Por mais que a sua caneta personalizada seja incrível e que você também crie quadros personalizados maravilhosos, as pessoas não gostam de seguir páginas que se dedicam unicamente a fazer pós-venda.

Isso significa que aquela página no Instagram onde todas as postagens são para mostrar um produto e dizer o quanto ele custa já não chamam a atenção.

A melhor maneira de trazer o consumidor para perto dos seus produtos personalizados por meio do Instagram é variar na abordagem.

Você pode fazer stories mostrando como é a produção do seu produto, pode fazer reels bem humorados com situações cotidianas (sua e dos clientes), pode colocar postagens no feed mostrando como preservar os seus itens personalizados, etc.

Isso é chamado de conteúdo relevante e o Marketing Digital coloca esse tipo de conteúdo como um pilar para chamar a atenção dos clientes.

Acompanhe as métricas do Instagram

A partir do momento em que você coloca o seu perfil do Instagram como uma conta comercial, as métricas começam a aparecer.
Elas são visíveis na aba chamada de insights e é possível acompanhar quantas pessoas deixaram de seguir ou seguiram a sua página, a idade da maioria dos seguidores, de onde eles são, etc.

Acompanhar as métricas é uma maneira de saber onde o seu produto personalizado está chamando mais a atenção e de verificar que tipos de conteúdo, por causa da relevância, está colaborando mais com a sua visibilidade.

Use o IGTV

Se você acha que precisa de um vídeo enorme para usar o IGTV, saiba que não é assim: um vídeo de 3 minutos, por exemplo, já basta para você contar um pouco mais sobre os seus produtos, ensinar como higienizá-los, mostrar a sua produção, etc.

É interessante que você não se prenda unicamente ao feed, aos reels e aos stories, mas que valorize também o IGTV.

Use a área “Compras” do Instagram

Para isso, é só ir até as configurações da conta, procurar pela opção “Compras” e fazer a ativação.

Dessa forma, os seus itens personalizados ficarão anunciados no Marketplace especial do Instagram, que é visitado diariamente por pessoas do mundo todo.

Agora você sabe tudo sobre como aumentar as vendas dos seus produtos personalizados usando o Instagram e está pronto para ser um sucesso comercial.