Como usar o Google Ads para alavancar sua empresa na internet

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Publicado: 19 de agosto de 2021 | Atualizado: 19 de agosto de 2021.

Você sabia que 90% dos usuários da internet se interessam apenas pelos links que se encontram nas primeiras posições de busca do Google? Isso representa um mar de oportunidades para os que investem no Google Ads, e nós vamos te explicar os motivos.

Como veremos a seguir, os anúncios criados através dessa famosa ferramenta conferem inúmeras vantagens aos anunciantes, dado que aproximam o consumidor ideal (com reais interesses de compra), que estão verdadeiramente dispostos a acessarem seu site.

Se você quer saber como usar o Google Ads como aliado do seu negócio, continue lendo. 

O que é Google Ads? 

O Ads é uma plataforma de publicidade paga do Google, anteriormente chamada Google AdWords.

Por meio dele, você pode divulgar seus produtos e serviços de forma eficiente, fazendo com que seus anúncios sejam exibidos no momento certo para pessoas certas, isto é, você investe em audiência qualificada para que sua campanha se destaque no buscador da web e seja direcionada para o público de interesse.

Para ficar mais claro, responda: já procurou por algum produto ou serviço na internet e “esbarrou” com anúncios deste tipo?

Se a resposta for sim, saiba que você foi o público-alvo de alguma empresa que pagou ao Google para aparecer como “solução” à sua busca. 

Ok, mas como esses anúncios foram parar ali, naquele momento? 

A resposta é simples: 

  1. Os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave relevantes para o negócio e que, de certa forma, são mais propensas de serem pesquisadas pelos usuários;
  2. Definem os lances para essas palavras-chave – como um leilão mesmo! – isto é, estipulam o valor que estão dispostos a pagar para cada palavra; 
  3. Esse lance, combinado com Índice de Qualidade atribuído pelo Google, determina se o seu anúncio aparecerá ou não na SERP (Search Engine Results Page), a lista de resultados das pesquisas feitas na internet. Quanto mais alto for o seu Índice de Qualidade, com o valor do seu lance, melhor o posicionamento do seu anúncio. 
  4. Quando os usuários clicam nos anúncios, o anunciante paga um determinado custo, chamado de CPC (Custo por Clique).

Para vencer o leilão do Google e assim conseguir a primeira ou a segunda posição da página, você precisará otimizar seu Índice de Qualidade e o valor do lance sempre que puder, até porque seus concorrentes estarão de olho para sempre estarem na sua frente. 

É verdade que muita gente acha essa tarefa árdua para ser feita diariamente, por isso preferem contar com uma agência especializada para isso. O que não gera nenhum problema. 

O importante é que você não deixe o seu anúncio como um barco à deriva, sem direção certa, ok?  

Principais benefícios de anunciar no Google Ads

Até aqui você já deve ter entendido que essa é uma ferramenta poderosíssima para atração de clientes, não é mesmo? 

Mas essa é só a primeira das vantagens. Confira mais 4 benefícios para você anunciar e alavancar sua empresa na internet.

  • Segmentação precisa 

O que orna os anúncios de Google Ads ainda mais atrativos é o fato de ser possível segmentar diversas informações para aumentar a eficácia dos resultados.

Dentre as informações que podem ser segmentadas estão: 

  • Palavras-chave;
  • Canais e tópicos (ex.: YouTube);
  • público-alvo; 
  • Local de exibição do anúncio (ex.: blog);
  • Dias, horários e frequência; 
  • Local, idioma e idade; 
  • Segmentação por dispositivos (ex.: computador, tablet, celular etc.)

Tudo isso importa para criar um anúncio atrativo que será mostrado para o consumidor certo, em momentos de alto interesse.

  • Controle do orçamento

Outro benefício de quem anuncia sua empresa com o Ads é a possibilidade de ajustes no orçamento, sempre que você sentir a necessidade. 

Você pode aumentar o orçamento em determinada campanha ou diminuir sem precisar pagar uma multa/taxa para isso. 

Essa vantagem também nos leva à próxima, sendo: 

  • Poder testar

Como a ferramenta é muito dinâmica e permite diversas configurações e segmentações, você pode testar o que funciona e o que não dá resultado para o seu negócio. 

Se for o caso, pode até encerrar a campanha e usar o saldo restante para outro anúncio. 

  • Potencial

Já ouviu alguém dizer: “vou dar um Google” para saber a resposta de uma pergunta ou curiosidade? 

É uma ferramenta tão popular que é quase impossível imaginar nossas vidas sem ele, não é mesmo?

E não estou exagerando! 

Um estudo recente feito pelo Cuponation mostra que o Brasil é o 2º país que mais gerou tráfego para o buscador no último trimestre de 2020. O que revela o grande potencial e oportunidades para empresas que esse ambiente possui. 

Isso já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, querer exibir seus produtos e serviços nos resultados de busca. 

Os clientes em potencial estão lá, e você não pode perder essa oportunidade de atraí-los para seu site ou loja. 

Conclusão

Já consegue enxergar um futuro brilhante para sua empresa depois dessas dicas e informações? 

Ao criar a sua primeira campanha, lembre-se de avaliar bem o seu público, entender suas preferências e necessidades, pois só assim conseguirá ter resultados efetivos e tráfego de interesse no seu website.

Mas, atenção: o Google é muito criterioso e nem tudo pode ser promovido. Um errinho basta para que sua conta na ferramenta seja comprometida. 

Tudo o que for anunciado precisa estar em conformidade com as políticas de publicidade estabelecidas pelo Google. Caso contrário, sua campanha pode ser vetada.

Para se aprofundar mais sobre esse possível problema, você pode conferir 13 tipos de conteúdos proibidos pelo Google Ads. 

Conteúdo produzido por C2TI