Como usar as redes sociais na Contabilidade

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Publicado: 30 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Saber como usar as redes sociais na Contabilidade é importante para qualquer contador ou escritório que tenha um plano de marketing digital. Afinal de contas, as redes sociais são plataformas perfeitas para uma estratégia do tipo. Por exemplo, o Facebook tem cerca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil, enquanto o Instagram tem perto de 66 milhões.
É, portanto, muita gente que pode ser alcançada pelas plataformas. No entanto, o tipo de conteúdo que traz resultados nas redes sociais é muito específico e diferente daquele publicado em blogs ou em vídeos no YouTube. Sendo assim, é vital saber como adaptar a sua linguagem e conhecimento para usar melhor essas ferramentas.
E aí, quer aprender como usar as redes sociais na Contabilidade do jeito certo? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Como usar as redes sociais na Contabilidade: 5 pontos

1. Produza conteúdo para atrair novos seguidores

O conteúdo de suas redes sociais deve seguir uma estratégia constante de: engajamento de seguidores atuais, conversão de seguidores em clientes e atração de novos seguidores.
O melhor conteúdo para atrair novos seguidores é aquele no formato de carrossel, com dicas resumidas e listas sobre um determinado assunto. Esse formato instiga seus seguidores a salvar e compartilhar o conteúdo, chegando a mais pessoas que possam se interessar pelo seu trabalho.

2. Crie material informativo e educacional

A regra número 1 de redes sociais para empresas e serviços é “oferecer algo antes de pedir algo”. Então, antes de pedir que sigam você, compartilhem ou contratem seus serviços, ofereça material de qualidade para seus seguidores.
Conteúdos educacionais e informativos podem elucidar seus seguidores sobre os trabalhos da contabilidade, e até desmistificar alguns preconceitos da área. Por isso a importância de trabalhar com eles em primeiro lugar.

3. Desenvolva autoridade e conexão com os leads

Ninguém aceita conselhos de quem não tem autoridade em um assunto, e isso vale para as redes sociais também. Construa uma imagem de especialização no assunto, usando linguagem de autoridade quando for educar seus seguidores. A confiança que você transmitir irá se converter em confiança que seus leads terão em seu trabalho.
Conecte-se a eles fazendo vídeos em primeira pessoa, falando sobre assuntos relacionados e oferecendo uma solução para seus problemas. Ao conversar com seus seguidores, chame-os pelo nome para frisar a importância de cada um para você.

4. Faça lives e webinars com os seguidores

Você provavelmente tem uma conta no Facebook ou no Instagram. Sendo assim, deve ter visto a multidão de lives que apareceram no último ano, especialmente por causa da pandemia do novo coronavírus. Basicamente não há um dia que pelo menos uma conta que você segue não entre ao vivo com algum conteúdo especial.
Desse modo, é importante que você também proponha lives e webinars com seus seguidores. Esses eventos têm algumas funções muito importantes, como:

  • aquecem o público para futuras ações de marketing;
  • tiram dúvidas e fornecem informações;
  • geram leads;
  • colocam sua marca como de autoridade;
  • preparam o público para comprar.

Portanto, é essencial ter um calendário de lives a serem realizadas tanto no seu próprio perfil quanto em perfis de outras empresas. Aliás, participar de lives de outros segmentos pode ser uma ótima ideia.
Imagine, por exemplo, fazer parceria com uma empresa que vende sistema para clínica médica. Como escritório de contabilidade, você poderia aparecer para falar sobre elementos contábeis na administração de um consultório, hospital ou clínica.
Um exemplo disso seria como processar as glosas dentro da contabilidade da empresa, inclusive propondo ações para não ter problemas com elas.
Essas parcerias servem para expandir o seu alcance nas redes sociais e garantir que você terá mais acessos e alcançará um público maior do que antes. Some essa ferramenta com um planejamento estratégico e você poderá entrar em mercados específicos de maneira muito eficaz.

5. Invista em anúncios para ter mais resultados

O engajamento orgânico é ótimo para criar uma conexão real com seus seguidores, mas tem um alcance limitado comparado com o que anúncios podem fazer.
Crie uma série de anúncios com finalidades diferentes (captação de novos seguidores, visitas ao site…) com um estudo aprofundado do seu público para ter melhores resultados. As redes sociais oferecem estudos detalhados sobre comportamentos dos usuários, o que facilita a criação de anúncios eficazes e com rápido retorno de investimento.
Esses são os principais pontos de como usar as redes sociais na Contabilidade atualmente. Dessa forma, será possível aproveitar melhor as forças dessas plataformas para obter os melhores leads para o seu escritório ou sua atuação profissional. Lembre-se apenas de entender que cada rede social tem o seu perfil próprio. O TikTok atua de uma forma, enquanto o Facebook ou o Instagram de outras. Por isso, adeque sua estratégia e sua linguagem para cada uma delas.
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