5 maneiras de impactar a experiência do cliente com um chat online

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Publicado: 26 de junho de 2023 | Atualizado: 26 de junho de 2023.

O atendimento ao cliente é um recurso que muitas empresas decidem investir, pois além de estar diretamente relacionado com a experiência do cliente, ele também confere diversas vantagens e benefícios.Uma das principais ferramentas utilizadas como canal de comunicação é o chat online que apesar da sua popularidade seu potencial não é explorado ao máximo.

Pois grande parte dos negócios que utilizam essa ferramenta não conhecem a vasta  quantidade de recursos disponíveis e como elas podem ser aliadas para melhorar a experiência do cliente no seu site.

São diversos recursos disponíveis que irão agregar não só na hora do atendimento, mas também para o marketing.

Para que você possa conhecer mais detalhes sobre essa ferramenta e como ela pode impactar positivamente o seu negócio, preparamos um conteúdo completo para você.

O que é um chat online?

Para você que ainda não conhece o chat online, e o seu potencial para melhorar o atendimento no seu site, saiba que essa ferramenta é um dos canais de comunicação mais utilizados por times e equipes de atendimento.

Fazer uso desse software é um recurso que permite que você disponibilize dentro do seu site uma janela de chat, na qual o seu time de atendimento pode atender chamados e solicitações dos clientes em tempo real.

Facilitando o atendimento tanto para o cliente quanto para a sua equipe, além disso, o chat online pode contar com uma série de recursos que irão contribuir para fortalecer a imagem da sua empresa.

Portanto, ela é uma ferramenta com grande potencial para quem deseja estabelecer uma imagem positiva para o seu negócio.

Como o chat online impacta a experiência do cliente?

Se você ainda não usa a ferramenta, é bem provável que esteja cogitando utilizá-la no seu site mesmo sem ter conhecimento da maioria dos recursos e possibilidades de uso, entretanto, primeiramente, é importante conhecer como ele pode impactar a experiência do cliente. 

É através do uso de um chat online que você será capaz de simplificar processos no atendimento ao cliente, seja pela rapidez no atendimento ou pela qualificação, quando comparados a outros canais de comunicação utilizados para o atendimento.

Ele também é responsável por encurtar etapas da jornada de compra e do funil de vendas, tornando o seu produto, ou serviço, mais acessível.

Tudo isso contribui para impactar a maneira como o cliente percebe o seu negócio, desse modo, ao entregar um atendimento de qualidade, você também estará gerando clientes mais satisfeitos e fiéis, e consequentemente impactando nas vendas.  

Por isso, o chat online é uma das ferramentas preferidas para uso durante o atendimento ao cliente.

Conheça os recursos do chat online que irão impactar a experiência do cliente

Preparamos uma lista para  que você possa conhecer alguns dos principais recursos disponíveis para quem já faz uso da ferramenta, ou deseja investir em um chat online.

Comunicação facilitada

Uma das principais vantagens em utilizar o chat online, e que também é um dos seus principais recursos, é a instantaneidade. 

Diferente de outros canais de comunicação, o chat online ficará disponível para que os clientes possam entrar em contato com o seu time de atendimento imediatamente, sem precisar deixar a página do seu site para fazer isso.

Isso permite que o cliente não precise utilizar aplicativos de terceiros, ou tenha que instalar um aplicativo móvel próprio para isso. 

Assim, ao ter acesso ao site da sua empresa, o consumidor saberá que pode contar com atendimento instantâneo no momento que precisar.

Além disso, o chat online é acessível a partir de diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, tornando-o conveniente para os clientes se comunicarem a qualquer momento e em qualquer lugar.

Atendimento automatizado

Um recurso que também é muito vantajoso tanto para a experiência do cliente quanto para a sua loja de uma maneira geral, é a possibilidade de integrar o chat online a um chatbot para que o cliente não precise ficar esperando atendimento.

Com um chatbot integrado o cliente não precisa esperar por um operador disponível, pois os chatbots utilizam recursos de inteligência artificial para resolver pequenas ocorrências que facilitam e agilizam o atendimento.

Assim, integrar chatbots ao seu chat online também terão impactos significativos para a experiência do cliente.

Mantém registro de conversas

Para facilitar o atendimento ao cliente, principalmente após a venda, também é possível manter um registro de conversas e um histórico de interações.

Desse modo, a equipe de atendimento poderá ter uma visão mais abrangente da necessidade de cada cliente e assim atendê-lo com uma maior excelência e fornecendo o suporte adequado.

Assim, poderá impactar de maneira positiva a experiência do cliente no seu negócio e também melhorar os níveis de satisfação.

Recursos de marketing

O chat online também irá contribuir para encurtar a jornada de compra, pois através desse software é possível orientar os clientes passo a passo sobre o funcionamento de produtos ou serviços, através de videoconferência e até mesmo fornecer demonstrações.

Além disso, recursos como os convites proativos são muito importantes tanto para incentivar o cliente a iniciar uma conversa com um vendedor qualificado para que ele possa orientar o cliente e incentivá-lo a finalizar a compra.

Também é possível enviar sugestões de compras para seus clientes através do chat online, criando uma comunicação personalizada e direcionada. 

Deixe que o cliente escolha o canal de atendimento

Alguns chat online ainda contam com recursos de integração de canais de atendimento, que permite que você aplique a estratégia de multicanal ao seu negócio.

A estratégia de multicanal consiste em fazer uso dos canais que fazem sentido para o seu cliente, ou seja os canais que ele mais utiliza e assim facilitar o atendimento.

Esses canais podem ser as redes sociais, como o Instagram, mensageiros instantâneos como Whatsapp e outros.

A vantagem de utilizar um chat online, é que o seu time pode ter a mesma eficiência de atendimento, pois não precisará ficar lidando com várias telas e nem se preocupando com a ordem de atendimento.

Com um chat online integrado a outros canais de atendimento é possível receber as mensagens através de uma única tela, assim o seu time de atendimento não vai perder qualquer mensagem.

Desse modo, é possível melhorar a experiência do cliente deixando que o consumidor escolha a melhor maneira de entrar em contato com a sua equipe de atendimento.

 Agora você já conhece os recursos de chat online

Através desse conteúdo buscamos apresentar de que maneira o chat online pode gerar impactos positivos na experiência do cliente.

Existem ainda muitos outros recursos disponíveis e possibilidade de integração para quem quiser fazer uso dessa ferramenta.

Portanto, não esqueça de conferir o JivoChat que é um ferramenta de chat online com recursos imperdíveis.