Como ranquear o meu site no Google

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Publicado: 20 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Você tem um site que não aparece nas primeiras posições do Google? Você fica se perguntando “como ranquear o meu site no Google”? Bom, hoje vamos conversar melhor sobre este assunto! 

O Google muda o seu algoritmo de ranqueamento várias vezes por ano e se o seu site não acompanha essa evolução, com certeza perderá posições. 

O Google funciona dessa forma, ele pontua cada funcionalidade do seu site e com isso monta-se o ranking. Abaixo separamos algumas dicas para você conseguir ranquear o seu site no Google! 

Tráfego Pago 

A maneira mais rápida e certeira de rankear no Google é através dos anúncios pagos. O Google Ads é uma ferramenta do marketing digital que traz bastante resultado, como também um retorno garantido, o qual, assim como as demais ações online, pode ser mensurado.

No tráfego pago, como o próprio nome já indica, você precisa pagar para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa. Isso é feito através de anúncios que contém as palavras-chave escolhidas por você e, somente quando clicam nele, você precisa pagar.

Outra vantagem além de conseguir ranquear o seu site é o alto nível de segmentação proporcionado nos anúncios. Antes de publicar seu anúncio, é possível delimitar para quem ele será distribuído.

 Você pode construir e determinar o seu perfil de público por idade, sexo, interesses, região, além de outras variáveis. Para isso, ter conhecimento de quem é o seu avatar é essencial. Por isso, vale a pena defini-lo para ter um perfil mais completo de quem pretende atingir.

Como usar o tráfego pago? 

A melhor opção para você investir no Google é usando a própria ferramenta dele: O Google AdWords! 

O Google Ads te ajuda a ser encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece. Além disso, você paga somente quando clicarem para visitar seu site ou ligarem para sua empresa.

O Google Ads funciona com praticamente qualquer orçamento de publicidade. Você pode definir um limite de orçamento mensal e pode pausar ou ajustar seus gastos a qualquer momento.

Tráfego Orgânico  

O tráfego orgânico são as visitas que você conquista sem precisar investir em anúncios. É o que acontece, por exemplo, quando os usuários caem no seu site após fazerem uma pesquisa no Google, sem que você tenha feito qualquer anúncio.

Esse é o grande desafio comum de muitos sites. Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir visitas em um site sem precisar pagar caro por isso. 

Para trabalharmos com o tráfego orgânico precisamos usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Também conhecidas como otimização para os mecanismos de busca, são um conjunto de técnicas e estratégias relacionadas ao Inbound Marketing.

Na prática, ele tem como objetivo melhorar a classificação da sua página nos sites de pesquisa, especialmente o Google.

Separamos as principais dicas de SEO para você implementar no seu site!

1. Palavras chaves 

Qual termo as pessoas vão procurar no Google para aparecer o seu site? Você já pensou nisso? O primeiro passo é esse! Definir qual será a sua palavra chave. 

Após definir a sua palavra chave, você deve colocá-la em todas as partes do seu site. No banner principal, quem somos, serviços, títulos, descrições, imagens, ou seja, em todos os conteúdos do site. 

Mas por que isso? Porque o Google precisa entender que o seu site tem as respostas para a busca daquela palavra chave. Então quanto mais você mostrar a ele que você tem essa palavra chave, melhor o seu site será posicionado.

2. Site responsivo

O site que aparece no Google, no topo das buscas, com certeza é responsivo! É de extrema importância que o seu site seja responsivo, ou seja, disponível para todos os dispositivos. 

Não basta ter o site e colocar ele para ser acessado pelo celular, é preciso desenvolver um layout específico para dispositivos mobiles (celular e tablets) para que os usuários tenham uma boa experiência com o seu site, tenha todas as informações que precisam e de forma rápida e fácil.

3. Quantidade de acessos

Quanto mais acessos o seu site tiver, mais autoridade ele terá! Suponhamos que você tenha uma clínica, que seu site tenha ficado pronto há 2 semanas e que já tenha 50 acessos. Como você vai competir com uma clínica que já está há anos no Google com mais de 1.000 acessos diários? O Google entende que o site dessa clínica é mais relevante que o seu, afinal, ele tem mais acessos.

Coloque seu site em suas redes sociais, envie para seus clientes, amigos e familiares, trabalhem com o SEO Off-page e espalhe seu site o máximo que você puder! 

4. Certificado Digital de segurança

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que tornou-se padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.

 Antes era possível verificar se um site tinha este certificado olhando a sua barra de endereço. Se fosse HTTP, o site não era seguro, se fosse HTTPS o site era seguro.

Mas isso mudou! Além da barra de endereço, antes de você acessar um site, se ele não tiver instalado um Certificado de Segurança, exibirá uma página dizendo bem grande “Sua Conexão Não É Segura”.

Consequentemente, os usuários não conseguirão acessar o seu site, você perderá acessos e cairá nas posições do Google. Então, além de transmitir segurança, responsabilidade e profissionalismo, o certificado melhora o seu posicionamento no Google!

5. Qualidade do código

Toda a estrutura do site impacta diretamente no modo como ele foi desenvolvido. Se está em linguagens atuais, usando recursos modernos, se não usa nenhuma plataforma de sites prontos, se não tem lixo de código e “gambiarras” e etc. 

Vale a pena contratar uma empresa profissional para fazer esta avaliação em seu site. Mas antes, pesquise sobre ela, converse com seus antigos clientes, analise alguns sites já desenvolvidos e questione todos esses pontos citados acima. 

Conclusão

Sim, vale muito a pena investir energia no tráfego pago e orgânico. Não é à toa que a estratégia está entre as mais valorizadas na internet, tendo um valor de investimento estimado de quase U$ 70 bilhões.

Só no Brasil, mais de 69% das empresas adotam o SEO, tendo uma taxa de conversão de leads (potenciais clientes) muito maior do que em comparação com demais campanhas em marketing digital, como anúncios patrocinados e publicações em redes sociais.

Com a expansão cada vez maior do Google, investir em SEO é mais do que um diferencial de mercado: é a chance de ser encontrado e fazer sucesso na internet.