Como Otimizar a captação de leads no site da sua empresa

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Publicado: 9 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Um dos principais desafios de grande parte dos profissionais de marketing e empreendedores é descobrir como otimizar a captação de leads no site da sua empresa. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam a transformar esse processo de um jeito prático e eficiente. Acompanhe!

1- Crie campanhas segmentadas

O investimento nas redes sociais traz diversos benefícios para uma empresa. É possível construir relacionamentos duradouros com o seu público e segmentar anúncios de acordo com a audiência.

Dessa forma, você consegue construir estratégias no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn de forma segmentada tanto para gerar mais leads quanto para aumentar o engajamento.

Se você pretende desenvolver uma campanha no Facebook, por exemplo, a rede social permite construir anúncios de acordo com o seu público.

Na hora do planejamento, o empreendedor pode escolher a idade que deseja atingir, a localização, quais são os interesses, comportamentos, entre outros.

Imagine, por exemplo, que você é responsável por uma clínica que é especialista em fertilização in vitro. Para ter mais assertividade com a sua campanha, a rede social permite definir que a estratégia apareça somente para usuários que têm interesse naquele determinado tema.

Quem navega na internet apenas buscando jogos, notícias esportivas ou outro tipo de assunto, provavelmente, não será impactado com a publicidade digital.

Por isso, o anúncio não pode ser feito de qualquer forma. Antes de colocar a mão na massa, estude sobre o tema ou conte com o apoio de um especialista para desenvolver uma estratégia mais assertiva.

2- Faça parcerias com outras empresas

Outra estratégia interessante para otimizar a geração de leads do seu site é fazer parcerias com outras empresas. Existem diversas alternativas para ampliar a sua presença na internet, como Link Building, cross-promotions ou co-marketing.

Essas estratégias trazem diversos benefícios para o seu negócio, como aumento de autoridade, mais credibilidade com os buscadores, melhora o posicionamento nas pesquisas e ainda gera tráfego qualificado para a sua página.

Você pode, por exemplo, desenvolver um e-book com uma empresa que é complementar a sua companhia. Assim, ambos podem compartilhar os leads e verificar quais são os melhores contatos para cada um.

3. Crie conteúdo de qualidade

Para atingir leads de qualidade para o seu negócio, recomendamos que a sua equipe desenvolva conteúdo de qualidade para engajar os usuários do seu site.

O mais indicado é compartilhar temas que solucionem as principais dores de uma determinada pessoa. Esse processo pode ser executado por meio de orientações, dicas, guias, passo a passo, entre outros tipos de conteúdos.

Dê preferência para palavras-chave que estejam relacionadas aos produtos e serviços que são oferecidos pela sua empresa. Dessa forma, você garante um tráfego qualificado e com mais chances de virar lead.

Diante desse cenário, o blog é uma das ferramentas mais indicadas para aumentar a geração de leads de uma empresa. Nele, é possível compartilhar materiais ricos com a audiência.

Os mais comuns são: landing pages, infográficos, webinars, ebooks, vídeos e imagens.

No entanto, tome bastante cuidado. Não invista em todas as estratégias que estão disponíveis no mercado. Escolha as alternativas que estão mais adequadas ao seu negócio.

Se você é da área da saúde, por exemplo, um e-book com um guia completo sobre fertilização in vitro pode render vários leads interessantes para a sua marca.

4- Compre leads qualificados

Ao contrário do que muita gente imagina, a compra de leads não deve ser encarada como uma prática ruim para o marketing da sua empresa. Na verdade, o que não é indicado é aquisição de contatos que nunca demonstraram interesse em seu negócio ou produto.

Se você busca leads para plano de saúde, vale a pena conhecer algumas soluções que estão disponíveis no mercado. Existem alternativas que oferecem leads quentes e em tempo real e que são alinhados de acordo com o perfil do cliente que tem mais ligação com o seu negócio.

Após descobrir como otimizar a captação de leads no site da sua empresa, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o sucesso do seu negócio.