Como os algoritmos são usados nas redes sociais?

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Publicado: 18 de agosto de 2022 | Atualizado: 18 de agosto de 2022.

Em nossa estratégia de mídia social, não é suficiente apenas criar uma comunidade e manter seguidores leais. Além de oferecer conteúdo de qualidade, precisamos conhecer as regras do jogo em cada uma das plataformas em que trabalhamos. E isso nos leva a entender como os algoritmos são usados nas redes sociais. 

Até algum tempo atrás, quando falávamos sobre algoritmo de pesquisa em marketing digital, sempre nos referíamos aos mecanismos de busca em geral e ao Google em particular. 

Por um tempo, as redes sociais tinham algoritmos muito mais leves. Mas eles vêm melhorando há anos e, mais importante, agora sabem muito bem como dar mais visibilidade a algum conteúdo ou outro. Há até casos em que se diz que eles mataram a essência de alguma plataforma.

Então, ao longo desse artigo, você saberá mais sobre como os algoritmos são usados nas redes sociais.

O que são algoritmos de mídia social?

Basicamente, é o conjunto de regras de programação que farão com que uma publicação seja mostrada muito ou, em vez disso, a plataforma quase não a mostra a nenhum usuário. E também as decisões de quem e quando essas postagens serão mostradas. 

Se as redes sociais fossem a primeira página de um jornal, o algoritmo seria o que decidiria o que o tópico da capa leva, o que vai em cada coluna, o artigo que terá apenas um resumo ou o que será deixado de fora. E é por isso que temos que conhecer os algoritmos muito de perto. 

Em alguns casos, os algoritmos parecem simples. Eles são baseados em dar mais notoriedade às publicações que têm a melhor resposta, especialmente quando há um alto engajamento. 

Mas como os algoritmos são usados nas redes sociais?

Algoritmo do Instagram

Anteriormente, as postagens no feed do Instagram eram organizadas cronologicamente. No entanto, desde 2016, a rede social implementou um algoritmo para organizar publicações, priorizando o conteúdo que mais interessa a cada usuário.

Para fazer isso, são necessários sinais diferentes, tais como: o conteúdo que provavelmente interessará a cada pessoa, a data em que a publicação foi compartilhada ou as interações que elas tiveram com a pessoa que publica.

Algoritmo do Twitter

Quando o Twitter foi lançado em 2006, os tweets foram exibidos em ordem cronológica inversa, dependendo das pessoas seguidas. No entanto, em 2017, a plataforma começou a usar um algoritmo para classificar o conteúdo usando um modelo relevante.

Assim, com este sistema de pontuação, a plataforma prevê o quão interessante e atraente o conteúdo pode ser para cada usuário. A maior pontuação ganha lugar no topo da linha do tempo, e o resto das publicações continua a se encaixar no mesmo modelo de relevância.

Algoritmo do Facebook

Como em outras redes sociais, anteriormente o feed do Facebook ordenava postagens cronologicamente. No entanto, hoje ele usa um algoritmo para direcionar para a seção de notícias de cada pessoa, o conteúdo que mais pode lhe interessar.

Para fazer isso, eles usam dados como o número de pessoas que reagem, comentam ou compartilham suas postagens, para determinar em qual posição no Feed de Notícias você pode aparecer. 

Como o espaço é limitado, o Facebook se concentra em mostrar postagens de amigos, familiares ou empresas, o que, de acordo com seu algoritmo, pode gerar interação.

Não dê atenção única e exclusivamente para os algoritmos 

É importante – muito importante – que você não negligencie a influência dos algoritmos em sua estratégia de mídia social. 

Mas, assim como é dito entre os profissionais de posicionamento de mecanismos de busca que você tem que escrever para seus leitores e não para o Google, nas mídias sociais também temos que criar conteúdo para o nosso público, não com o objetivo principal de alcançar mais visualizações. 

Isso é por duas razões principais: se criarmos muito conteúdo focado no algoritmo da plataforma onde queremos posicionar, negligenciamos o que é realmente importante. 

Talvez essa publicação atinja muito do topo e alcancemos notoriedade, mas nossos leitores perderão o interesse e, se virem conteúdo de baixa qualidade, sairão. 

Em muitos casos, abusar de estratégias para capturar visualizações de algoritmos pode ser prejudicial. 

Quando o Facebook, o Twitter ou qualquer outra plataforma modifica suas regras, ela ainda penaliza as estratégias que anteriormente ganhavam visualizações. Todos nós vemos muito conteúdo todos os dias – especialmente no Instagram – projetado única e exclusivamente para ganhar mais visualizações e, em muitas ocasiões, de maneiras um tanto questionáveis. 

6 dicas para satisfazer os algoritmos das redes sociais

  • Escreva para seus usuários e tenha em mente que, em praticamente todas as plataformas, é valorizado que o post tenha movimento. Incentive a participação.
  • Não se deixe confundir com o número de usuários ou seguidores. No caso do Instagram, por exemplo, tem muita gente que descobre sites que trabalham para pessoas que procuram como comprar seguidores no Instagram e usa desse método para conseguir mais likes e mais audiência. No entanto, você pode ser penalizado por este tipo de estratégia e correr o  risco de perder sua conta. Muitas redes sociais valorizam mais a porcentagem de engajamento e, se você conseguir muitas curtidas e comentários com poucos seguidores, terá desenvolvido sua estratégia de uma boa maneira. 
  • Se você tentar aproveitar os algoritmos, tenha muito cuidado. Porque se você tirar proveito de uma fraqueza da rede social e fizer muito uso dela, poderá ser penalizado e sua página cair.
  • Não tente ir contra as plataformas. Há momentos em que elas estão ainda mais erradas do que deveriam. O YouTube, por exemplo, tem muitas críticas por promover alguns vídeos e não outros. Mas é melhor se adaptar rapidamente às demandas da rede social.
  • Leia, estude e conheça a situação atual dos algoritmos de mídia social que você usa para saber o tempo todo o que funciona e o que não funciona.
  • Você tem que respeitar o algoritmo nas redes sociais e dar a ele a importância que ele merece, sem ficar obcecado com ele. O exemplo claro é o Facebook, que fez uma mudança em seu algoritmo e agora perdeu usuários. A rede social diz, é claro, que tem sido a favor de oferecer mais qualidade e evitar conteúdo não importante. É disso que se trata o algoritmo.