Como o Youtube pode ajudar a expandir seus negócios

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Publicado: 28 de setembro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Os vídeos são uma ótima ferramenta para ajudar a aumentar o engajamento e o conhecimento da marca para sua empresa. Isso torna o YouTube um canal poderoso a ser adotado em sua estratégia de marketing. 

Ao criar um canal de negócios no Youtube, você fornece uma plataforma centralizada para que seu público visualize e interaja com uma variedade de conteúdo de vídeo. Dependendo do seu negócio, você pode compartilhar vídeos relacionados à exibição de seu produto, educando sobre seu setor e como sua cultura de trabalho é incrivelmente divertida.

Visão geral das estatísticas do Youtube 

O Youtube tornou-se o segundo motor de busca mais utilizado na Internet. De acordo com sua própria pesquisa, existem mais de 2 bilhões de usuários que assistem a mais de um bilhão de horas de vídeos por dia. Isso poderia ser motivo suficiente para adicioná-lo à sua estratégia de mídia social? 

Não? Bem, o YouTube tem um alcance global incrível, onde os usuários podem acessá-lo em 80 idiomas diferentes. Eles também lançaram formulários locais de sua plataforma em mais de 100 países. A plataforma atinge mais consumidores no Brasil entre 18 e 49 anos do que todas as redes de TV a cabo juntas.  

Todos os outros canais de mídia social foram facilmente adaptados à maioria das estratégias de marketing. Cada um fornecendo um propósito diferente, seja para iniciar conversas ou mostrar imagens visualmente atraentes 

Em relação aos negócios, tornou-se um dos cinco tipos de conteúdo mais usados ​​entre as empresas. Também está entre os 5 primeiros em marketing de conteúdo orgânico e pago. 

Como um canal no Youtube pode ajudar sua empresa? 

Gera tráfego orgânico do site 

Para a maioria dos perfis do Youtube, o objetivo principal é ter milhares de visualizações em seus vídeos. No entanto, como empresa, embora o volume de visualizações continue a ser importante, a qualidade das visualizações é uma prioridade maior. 

Para gerar mais visualizações você também pode comprar inscritos para YouTube, pois dessa forma os outros usuários vão perceber que muitas pessoas te seguem, tornando o seu conteúdo mais interessante.

É claro que, em qualquer circunstância, ter mais de mil visualizações por vídeo é uma conquista, mas uma empresa deve se concentrar no tipo de pessoa que está assistindo a seu conteúdo. 

Um dos objetivos finais de usar um canal do Youtube é aumentar a quantidade de tráfego que chega ao seu site. Por esse motivo, ao criar uma estratégia de conteúdo bem organizada, você espera atrair espectadores que não apenas apreciam seu canal, mas também visitam o site da sua empresa com frequência. 

Como qualquer outra estratégia de marketing de conteúdo, é importante que você compartilhe informações valiosas que os leads em potencial gostariam de ouvir e aprender. Vídeos breves e bem elaborados que informam, mas ao mesmo tempo entretêm seus espectadores e, no final, incluem uma frase de chamariz que aumentarão efetivamente seu tráfego orgânico. 

Aumentar o conhecimento da marca

Um dos melhores benefícios de criar os canais do YouTube da sua empresa é que isso aumentará o reconhecimento da marca. Esse é o poder de mostrar aos espectadores do que se trata o seu negócio. 

Você pode usar seu canal do Youtube para compartilhar todo tipo de informação sobre sua empresa. Você pode criar vídeos sobre seus valores essenciais, demonstrar exatamente como seus produtos funcionam e fornecer uma narrativa rica ao falar de suas realizações ou estudos de caso. 

Impulsione seu SEO e classificações de pesquisa

Um dos principais objetivos ao trabalhar com conteúdo de qualquer tipo é impulsionar o desempenho de SEO e aumentar a classificação nos mecanismos de pesquisa. A maioria das pessoas usa motores de busca como o google para encontrar respostas para qualquer dúvida que possam ter. Então, é claro, você tenta criar estratégias eficientes para ajudar seus negócios a aparecerem na primeira página competitiva. 

Aumento de 105% do tempo no site e 2 vezes a conversa geral em comparação com uma estratégia de marketing sem vídeo

Usar vídeos é uma ótima maneira de aumentar sua classificação na página de resultados 

do mecanismo de pesquisa (SERP). Existem diferentes aspectos que você pode levar em consideração. Ao adicionar um vídeo em sua página da web, você terá um aumento de 157% no tráfego orgânico de SERPs.

Isso também ajudará a diminuir sua taxa de rejeição. Se você tiver um vídeo em uma postagem de blog que ajuda a explicar seu conteúdo, é mais provável que os visitantes passem mais tempo na página.  

Mais importante ainda, quando se trata de estratégias de SEO, isso aumenta as chances de outros sites redirecionarem para você. Se não expressamos o suficiente, todos gostam de vídeos e outros sites irão procurar conteúdo que possam usar para aumentar seu próprio engajamento. Se você fornece conteúdo de alta qualidade em seus vídeos, outros sites gostariam de compartilhá-lo com seus próprios visitantes. 

Como configurar sua estratégia no Youtube

Selecione o tipo de conteúdo que você gostaria de criar

Quando você tiver seu canal de negócios totalmente configurado, a próxima coisa que você deve pensar é que tipo de conteúdo você deseja compartilhar. Os vídeos são uma parte importante da sua estratégia de marketing de conteúdo, pois ajudam os visitantes a voltar para você. Ao criar conteúdo de alta qualidade, informativo e divertido, os benefícios serão evidentes. 

Existem infinitos tipos de vídeos que você pode criar, dependendo do mercado em que sua empresa está e do que você vende. No entanto, você não deve tentar todos ou não, seu canal será caótico e inconsistente. Por isso, primeiro você deve decidir qual é o objetivo do seu canal no Youtube. 

Otimize seus vídeos para pesquisa

Como em qualquer site e blog, otimizar o SEO do YouTube é crucial se você deseja que seu canal e, por sua vez, sua empresa seja notada. Mais de 500 horas de vídeos são carregados no Youtube, por isso é importante que você se concentre em se destacar. No entanto, se for possível obter tráfego do Google, você também pode fazer isso no Youtube. 

Cada elemento em seu vídeo, do título às tags que você escolher, pode ter um impacto significativo sobre a probabilidade de ele aparecer nos resultados de pesquisa. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode melhorar seu SEO de vídeo e obter o máximo dele.

Escolha palavras-chave específicas: Selecione palavras-chave para cada vídeo que melhor descreva seu conteúdo. Pense no que os espectadores pesquisavam para encontrar seu vídeo. 

Concentre-se no título e na descrição: ambos os aspectos devem incluir suas palavras-chave. Além disso, inclua uma descrição detalhada com outras palavras-chave semelhantes que os espectadores estariam procurando. 

Tags de vídeo: tente incluir suas palavras-chave alvo e um punhado de outros termos associados como tags em seus vídeos. Eles podem ajudar a determinar se o seu vídeo aparece como um vídeo sugerido. 

Promova seu canal de negócios no YouTube

Você deve fazer um esforço extra para promover seu canal. A promoção cruzada de seu canal por meio de outras redes ajudará você a maximizar seu ROI

Claro, é importante obter o máximo de tráfego possível dos bilhões de usuários do YouTube, mas você deve se esforçar para promover seu canal. A promoção cruzada de seu canal por meio de outras redes o ajudará a maximizar seu ROI. Você pode fazer isso adicionando atualizações a outros canais de mídia social, seu site ou boletins informativos por e-mail. 

Envolva-se com sua comunidade

Como em qualquer canal de mídia social, o gerenciamento da comunidade é crucial. Seu trabalho como um canal de negócios no Youtube não termina depois de publicar e promover seus vídeos. Para garantir o sucesso de seu canal, você deve interagir com seus espectadores e também com a comunidade do Youtube em geral. Ao fazer isso, você terá mais assinantes do YouTube e, por sua vez, mais tráfego para o seu site. 

Responda aos comentários, não apenas com um “obrigado”, mas faça perguntas para iniciar conversas com seus espectadores. Ao envolver e ouvir o seu público, você terá uma ideia melhor de qual conteúdo eles gostam de ver. Mesmo quando você encontrar comentários negativos, não os ignore. Pergunte o que eles não gostaram ou o que acham que ajudaria a melhorar o conteúdo que você está compartilhando. 

Por último, participe da comunidade. Encontre outros concorrentes de conteúdo e se envolva com eles e com seu próprio público. Isso não apenas despertará o interesse em seu canal, mas também fornecerá exemplos de novos conteúdos que você pode publicar. Você também pode ter sorte e perceber um aumento nos backlinks à medida que concorrentes de conteúdo compartilham seus vídeos em outros canais.

Já deve ser bem conhecido que os vídeos são um grande recurso para usar em seus canais de mídia social para incorporar nas páginas do seu site. Mas por que não dar um passo adiante e criar o canal da sua empresa no YouTube? É o segundo mecanismo de busca mais utilizado no mundo e oferece a oportunidade de compartilhar todos os tipos de conteúdo em relação ao seu setor, negócio e produto.

Dependendo de qual seria o seu objetivo, postar vídeos criativos e de alta qualidade aumentará o conhecimento da marca, o envolvimento e, com sorte, as conversões!