Como o processo seletivo impacta na atuação do time de marketing?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de agosto de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O processo de recrutamento e seleção sempre foi e sempre será uma das etapas mais importantes para o sucesso de empresas de qualquer segmento. É através da contratação de profissionais competentes e qualificados que uma empresa consegue construir uma equipe com grandes potenciais de rendimento.

No entanto, isso nem sempre acontece em algumas empresas, por não se preocuparem tanto em fazer um processo de recrutamento e seleção de pessoas bem estruturado.

Pensando em gestão empresarial e levando em consideração que qualquer tipo de negócio precisa estar alinhado com boas estratégias de marketing, para fazer a divulgação da marca, promover produtos, serviços ou mercadorias, imagine um cenário em que sua empresa precise contratar bons profissionais para compor o seu time de marketing. Será que atualmente esse processo seria feito da melhor forma?

Neste post, você vai entender a importância de possuir processos bem estruturados e como melhorá-los, para formar uma equipe de marketing que gera resultados significativos. Confira!

 

  •         Qual importância do processo de recrutamento e seleção
  •         Como melhorar os processos de recrutamento e seleção nas empresas
  •         É hora de estruturar o processo seletivo da sua empresa

 

Qual importância do processo de recrutamento e seleção

Como falamos anteriormente, o processo de recrutamento e seleção faz toda diferença para o sucesso de uma empresa, afinal os colaboradores são peças fundamentais para que isso aconteça. Por outro lado, contratações desqualificadas causam uma série de adversidades e prejuízo para organização, como por exemplo, a rotatividade de funcionários.

Conheça os principais pontos para evitar qualquer transtorno e realizar processos seletivos eficientes!

Formação de equipes com melhor desempenho

O primeiro ponto significativo para formar uma equipe de marketing com grandes potenciais e desenvoltura é ter candidatos com algum grau de conhecimento sobre a área. Além disso, é importante que ele esteja alinhado com a cultura da empresa, sendo compatível com os valores da organização. Consequentemente, ele será comprometido com o que deve ser feito para entregar bons resultados.

Outro ponto para a formação de equipe é selecionar candidatos que já possuem um perfil comportamental compatível com os seus colaboradores atuais. É importante ter sinergia entre os parceiros de trabalho para que não ocorram possíveis conflitos capazes de prejudicar o desempenho do time.

Diminuição do índice de turnover

Citamos acima que um dos prejuízos causados por um processo de recrutamento e seleção desestruturado é a rotatividade dos funcionários, conhecido como turnover.

Quando o índice de turnover for muito elevado, acarretará em prejuízos financeiros para a instituição, podendo impactar até na remuneração de outros colaboradores.

Ao contratar profissionais, o pensamento é que ele permaneça na empresa por muito tempo e se adapte cada vez mais com o ambiente e os colegas de trabalho. Fazer a retenção de colaboradores é muito mais barato do que contratar novos funcionários com frequência.

Porém, a rotatividade de profissionais de uma equipe só pode ser evitada ou reduzida quando há uma contratação bem planejada e quando os funcionários estão satisfeitos com a organização.

Sendo assim, estude a taxa de turnover para não causar problemas futuros, mas sim melhorar o seu negócio.

Otimização do tempo

Não podemos falar sobre a importância de um processo de recrutamento e seleção estruturado, sem falar sobre a otimização de tempo. Em muitos processos seletivos, os candidatos precisam passar por diversas etapas e acaba sendo um processo sem fim.

De alguma forma isso impacta no desempenho dos candidatos, pois eles vão acabar ficando desanimados, desistir da vaga ou aceitar a proposta de outra empresa. E é aí que você pode perder grandes talentos para compor o seu time de marketing.

Além disso, prolongar muito as etapas de contratação consomem tempo e energia não só dos candidatos ou da equipe de RH, mas também dos gestores da área que acompanham esse processo de perto.

Assertividade na escolha do melhor candidato

Até aqui já observamos que para encontrar um excelente candidato, é preciso ter dedicação e planejamento para estruturar um bom processo de recrutamento e seleção.

Entretanto, achar profissionais com as qualidades e competências exigidas pela empresa pode ser mais fácil e rápido com a ajuda de uma agência de Recursos Humanos. Os serviços de RH contribuirão para tornar o processo seletivo muito mais dinâmico e preciso.

Além disso, com recrutadores qualificados é possível fazer a recolocação de candidatos, identificando perfis profissionais que atendem a outras vagas disponíveis da empresa.

Como melhorar os processos de recrutamento e seleção nas empresas

Agora que você já sabe qual é a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, chegou o momento de saber como executá-los para garantir o melhor desempenho da sua equipe de marketing.

Veja as dicas de melhorias que separamos para você:  

Defina o objetivo para o processo de recrutamento e seleção

O objetivo da vaga é o que vai te dar a direção certa na hora de selecionar os currículos dos candidatos e fazer a entrevista de acordo com os pré-requisitos exigidos pela empresa.

Sendo assim, nos objetivos devem ser inseridas informações como: tarefas que serão desempenhadas pelo candidato, formação e experiência, o que se espera do profissional de marketing, as habilidades desejáveis e outros requisitos que sejam interessantes para sua empresa e que fazem sentido para a área também. Essa etapa é essencial para construir e garantir um processo de contratação com excelência.

Os objetivos também são muito importantes para se fazer uma boa triagem, pois através deles será muito mais fácil identificar os candidatos que atendem as competências e eliminar aqueles que não estão dentro dos pré-requisitos exigidos para o cargo.

Utilize diferentes canais para atrair os candidatos

Com os métodos de recrutamento e seleção mais inovadores e digitais, os antigos já não possuem a mesma eficácia. Da mesma forma, saber como anunciar vaga de emprego não é mais um bicho de sete cabeças. Não há mais a necessidade de colocar anúncios de vagas em postes ou divulgar no amarelinho (famoso jornal com vagas de emprego).

Hoje você pode utilizar a tecnologia ao seu favor e usufruir dos diversos veículos que existem. Entre as opções estão as redes sociais, sites e plataformas de emprego e indicações como uma forma de atrair bons candidatos para fazer parte da sua equipe de marketing.

Analise as indicações

As indicações continuam sendo excelentes recursos para novas contratações, principalmente quando quem indica já conhece os valores e a cultura da sua empresa.

As indicações também funcionam muito bem para cargos específicos como de freelancers e temporários e cargos importantes, que exigem um grau maior de confiança, como o de liderança.

Mas é claro que no caso de contratos temporários, existem situações específicas como a ausência de funcionários ou o aumento de demandas de uma empresa. O fato é que toda indicação é válida desde que o profissional indicado entregue o que você necessita.

No entanto, se compararmos a contratação de uma equipe interna de marketing com a de freelancers e temporários, veremos que os benefícios superam (e muito) os custos, mesmo com as diferenças em relação aos direitos do trabalhador temporário.

É hora de estruturar o processo seletivo da sua empresa

Acreditamos que tenha ficado claro as vantagens de ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado. Afinal, por meio dele é possível escolher os candidatos alinhados com a cultura da empresa, diminuir a rotatividade de funcionários, melhorar o planejamento de contratação e aceitar as indicações de profissionais qualificados para o seu negócio.

Portanto, a importância de se manter um processo seletivo organizado assegura a efetividade de construir equipes de marketing com alto potencial de desempenho, engajamento, produtividade e rendimento, gerando bons resultados financeiros para a sua empresa.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Electi Serviços, uma agência de recursos humanos e trade marketing que está há mais de 17 anos transformando a história de empresas de todos os portes e segmentos.