Como o material rico pode impulsionar sua estratégia de marketing

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Publicado: 27 de outubro de 2022 | Atualizado: 27 de outubro de 2022.

Um dos pilares para que a estratégia do marketing de conteúdo dê certo, o material rico é composto por inúmeras possibilidades, destinadas a proporcionar um impacto direto e a um maior número de conversões.

Dessa maneira, o material rico precisa ser estruturado e produzido a partir de conceitos predeterminados, promovendo o correto envolvimento do leitor e a consolidação da estratégia escolhida.

No texto a seguir, explicamos em detalhes o que significam os conteúdos do material rico, as suas principais propostas e como ele é criado, de modo a beneficiar os interesses e negócios de sua empresa ou companhia. Confira!

O que significa um material rico?

O marketing de conteúdo é conhecido por possibilitar diversas estratégias que abordam formas diversas de estratégia, aplicadas através de textos com abordagens e temas diferenciados. 

O material rico, nesse sentido, se caracteriza por oferecer uma construção totalmente diferente dos blog posts, por exemplo. Ele é composto por propostas e abordagens mais elaboradas, com a produção de textos mais completos.

Assim sendo, os conteúdos trabalhados no material rico tendem a priorizar uma maior extensão sobre um determinado tema, explorando as diversas características que compõem um determinado assunto, de modo a esclarecer todas as dúvidas possíveis dos leitores.

O foco do conteúdo produzido no material rico é a educação do leitor. É não apenas informá-lo sobre o que significa determinado assunto, mas também explicar sobre o seu surgimento, importância e o modo como produzí-lo.

Não à toa, as abordagens realizadas através desse caminho proporcionam um aprofundamento mais técnico do que o comum, tornando o aprendizado de quem lê muito mais completo e imersivo do que as temáticas abordadas em um blog post.

Dessa forma, existem diferentes formatos para se trabalhar o material rico, sendo a mais popular delas o e-book. Mas, além disso, também pode ser aplicado o uso de infográficos, entre outras ferramentas que permitam uma abordagem mais completa do conteúdo.

De qual forma o material rico impulsiona uma estratégia?

Se você estiver buscando o reconhecimento da estratégia de marketing de sua empresa, o material rico é o caminho a seguir. O desenvolvimento desse tipo de conteúdo proporciona um impacto que, em sua maioria, é extremamente positivo para a imagem de uma companhia.

Verifique abaixo como se dão esses principais caminhos do material rico, suas vantagens e o modo pelo qual eles conseguem gerar valor para a sua estratégia de marketing.

Potencializa a autoridade de uma marca

Se o objetivo da sua estratégia é atingir um público que deseja adquirir um aprendizado consistente através do conteúdo produzido, o material rico é a saída. Quanto mais completo e conciso for a produção, maior a valorização da marca.

Com esse reconhecimento, a empresa se torna, automaticamente, uma especialista em um determinado assunto. Se esse conteúdo for abordado mais vezes, seguindo o mesmo padrão de qualidade, será muito mais fácil da sua marca ser reconhecida como especialista nesse mesmo conteúdo.

Aumento no número de leads

A maioria dos materiais ricos são destinados ao oferecimento para download. Desse modo, não há estratégia mais certeira para gerar aumento de leads do que essa. Os conteúdos são disponibilizados após o preenchimento de um breve formulário, e o leitor recebe o conteúdo no seu próprio e-mail.

De posse das informações de contato do cliente, a estratégia de nutrir e alimentar esse lead com ações de email marketing se torna mais fácil. O importante aqui é produzir conteúdos de qualidade, e que justifiquem a fidelização desse lead em relação aos próximos textos.

Maior engajamento

O público que consome conteúdos pela internet tende a ser bastante exigente e reflexivo, e exige não apenas um conteúdo, mas uma comunicação que atenda aos seus interesses e que seja vantajosa, no sentido de alimentar o interesse e o aprendizado.

Assim sendo, ao disponibilizar materiais gratuitos e de qualidade, por exemplo, muito mais fácil será o caminho de construir uma proposta de valor para o leitor, cumprindo as exigências de um determinado tipo de consumidor. Isso fortalece não apenas a comunicação, mas o engajamento.

Fortalecimento do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo exige estratégias que produzam materiais destinados à educação, orientação e entretenimento dos leitores. Além de impulsionar o reconhecimento de sua marca, proporciona a pavimentação certeira para transformar um usuário em potencial consumidor de seus produtos e conteúdos.

Para a companhia que deseja fazer a transição de lead para cliente com uma estratégia, o material rico é a melhor opção. O conteúdo completo e educativo proporcionado por esse método fornece as informações necessárias para facilitar esse processo.

Conquista de conversões

O material rico é uma das poucas estratégias de marketing direcionadas a promover conversões específicas, despertando o interesse do público consumidor em relação a um determinado conteúdo ou produto.

Ao oferecer um conteúdo que prioriza não apenas a profundidade no repasse de informações, mas também uma maior riqueza em relação ao assunto abordado, ele proporciona uma maior facilidade em convencer o leitor a fazer um download ou preencher um formulário com seus dados.

Outro ponto importante que deve ser levado em conta nesse sentido é o oferecimento de um conteúdo que atenda às necessidades e desejos dos leitores. Quanto mais completo e esclarecedor for o assunto abordado, maior a possibilidade de conversão!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Agência Alper.