Como o marketing digital afeta seus negócios

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Publicado: 21 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Com o aumento da concorrência nas vendas online, devido ao grande número de lojas abertas em 2020, um bom marketing digital nunca fez tanta diferença nos negócios.

O marketing digital bem feito pode ser a diferença entre boas vendas na sua loja virtual. Mesmo que a loja exista no ambiente físico, ela é nova no ambiente digital, por isso é preciso reforçar a presença de marca e produtos oferecidos.

O aumento de lojas virtuais tornou ainda mais indispensável o investimento em marketing.

Não investir em divulgação online, para negócios digitais é a mesma coisa que não existir. Quando falamos em e-commerce, não é possível trabalhar apenas esperando as vendas acontecerem.

Um bom marketing feito no momento certo e se aproveitando das necessidades dos consumidores pode fazer a diferença em sua loja.

Quer saber como o marketing afeta seus negócios positivamente? Leia o artigo até o final para obter dicas para os negócios e estratégias para aplicar em sua loja virtual.

Qual investimento ideal em marketing?

O bom seria se tivéssemos uma fórmula mágica para o investimento ideal em marketing. Mas, infelizmente isso não existe. Não dá para dizer que se investir X mil reais, o retorno é na certa.

Afinal, depende de muitas variáveis.

Porém, uma conta que podemos fazer é que não se pode esperar um retorno enorme para uma quantia mínima de investimentos.

O investimento inicial em marketing será igual ao seu retorno dali a um ano. Isso se tudo for feito corretamente.

Os investimentos também variam de projeto para projeto. O negócio menor pode optar por investimentos menores.

Caso haja a disposição de grandes quantidades de investimentos, o projeto terá uma magnitude maior e o crescimento, por consequência, será maior. Mas não significa que o retorno dali um ano será maior também. A conta é proporcional.

Alguns fatores que tem relação direta com o investimento do negócio:

  •         Disponibilidade de orçamento
  •         Tamanho do projeto
  •         Segmento a ser trabalhado
  •         Metas desejáveis

Se o segmento a ser trabalhado tiver grande concorrência, é necessário um investimento maior para que possa haver algum tipo de destaque do seu novo negócio, ou mesmo um diferencial perante aos concorrentes.

Por que o marketing é um dos pilares do negócio online?

Não existe loja sem divulgação.

O marketing digital é um dos pilares que sustentaram a loja. Não podemos divulgar uma loja sem produtos ou mesmo sem estrutura para vender, por isso é colocado como o último pilar.

Diferente de lojas físicas que muito do movimento pode depender da localização desta, a internet é uma terra sem limites e que vai existir de acordo com a necessidade do consumidor.

Quantas lojas existem e que podem ser indispensáveis para uns, porém desconhecida para outros.

A internet trabalha com segmentos e é preciso focar nestes para alcançar o público que possa estar interessado em seu produto.

De pouco adianta “pagar” para aparecer se aparecer para as pessoas erradas. Como se abríssemos uma loja de barcos de luxo onde não há mar. Não há interesse para comprar, muito menos utilidade para o produto apresentado.

Então é o papel do marketing direcionar estas campanhas para o público ideal, bem como fazer com que este público ideal conheça a sua loja e os produtos oferecidos.

Sem divulgação, a loja fica esquecida na internet e o negócio não pode funcionar assim, afinal há toda uma estrutura por trás de quem quer vender profissionalmente.

Como o marketing afeta seus negócios?

Existem 3 pontos principais que fazem uma loja girar bem, são eles:

  •         Marca
  •         Produto
  •         Mídia

Estes três itens funcionam como um ciclo que se bem trabalhados são as bases do funcionamento do comércio eletrônico.

Produto

Apesar de as vendas serem online, esperar entrar um pedido para começar a produção de um item, ou pior fazer o pedido ao fornecedor é uma decisão que não fará o e-commerce crescer.

Oferecer produtos em estoque e à pronta entrega pode ser o diferencial entre você e o concorrente.

Deixar zerar o estoque de um produto muitas vezes não é sinal de vendas bem-sucedidas. Afinal, se houvessem mais produtos, as vendas continuariam a acontecer.

Além do mais, planejar campanhas de marketing e o produto acabar antes do previsto é um orçamento mal utilizado.

Marca

A internet é um ambiente extremamente amplo e que compete com lojas nacionais e internacionais. O investimento em marca ajuda a criar autoridade para a loja, reputação e credibilidade.

Afinal, já parou para pensar a razão pela qual são escolhidas determinadas marcas ao invés de outras?

O consumidor novo gosta de segurança então é mais provável que faça as primeiras compras em lojas mais bem conhecidas ou indicadas por algum conhecido.

Mídia

É através do investimento em mídia e campanhas que seu e-commerce será conhecido e captará novos clientes. Feito bom trabalho nos itens anteriores, o que resta para a loja vender, é divulgação.

O investimento em mídia paga é como se fosse um tiro de canhão. Atingimos um maior número de pessoas de uma só vez.

Mas, não adianta disparar o tiro sem ter um público definido. Se não é atirar em um campo vazio.

Então, acompanhe estas dicas em mídia para aplicar em sua loja virtual e sair na frente da concorrência:

Para o público certo

Dependendo do negócio, o lojista, empreendedor, não é referência de público.

Então é preciso definir com precisão para quem os produtos são entregues, ou seja, a quem interessa os produtos e quais são grupos com maiores chances de compra.

A grande vantagem da internet de trabalhar com produtos nichados é poder direcionar os produtos para os nichos específicos.

Então não saia divulgando os produtos e a loja para qualquer um. É um dinheiro gasto que temos a certeza que terá um retorno mínimo.

Fidelize seu consumidor

É muito mais barato investir em fidelizar o consumidor do que conquistar novos todos os dias.

Claro que a loja precisa de novos consumidores para atingir um maior número do público, porém não esqueça de quem já comprou em seu negócio. Além de ser mais barato direcionar algo para um consumidor que já tem noção da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Invista em redes sociais

De acordo com a pesquisa da Webshoppers, 44ª edição, a rede social é o segundo meio mais utilizado para buscar lojas (variável de acordo com segmento), sendo o primeiro o buscador.

Redes sociais já estão presentes na maior parte dos brasileiros e além de poder divulgar produtos e novidades, cria laços com os consumidores e desperta confiança.

Lojas que não possuem sequer perfil em redes podem gerar desconfiança dos consumidores mais engajados.

Então não deixe de investir nestes aspectos de marketing da sua loja virtual e do seu negócio para que o empreendimento possa sair na frente da concorrência.

Datas comemorativas

No e-commerce não podemos subestimar o poder das datas comemorativas. A Black Friday e Natal, por exemplo, costumam ser as datas de maiores vendas para muitas lojas.

Mas, a fim de vender bem em datas comemorativas, é necessário planejar bem.

Iniciar uma campanha em cima da hora, com produtos não muito bem trabalhados, não conquista consumidores e gera gastos desnecessários.

Vende bem quem compra bem e que oferece a oferta certa para os seus consumidores. Nem sempre a briga é sobre preço, especialmente quando o negócio é pequeno, com menores condições de barganha.

E sim sobre alguma condição diferente ou brinde que a loja pode oferecer.

Datas como a Black Friday são grandes oportunidades para conquistar novos consumidores, em busca de preços ou melhores condições do produto desejado. Por isso não apenas em vendas, mas também em adquirir novos internautas são feitas as campanhas de datas comemorativas.

Conclusão

O negócio digital não existe sem marketing, e um marketing bem feito.

Com a concorrência subindo todos os anos, é praticamente impossível não achar algum produto ou solução que já exista na internet, mas o grande diferencial é sobre saber como trabalhar o segmento escolhido, bem como entender as necessidades para quem o produto é destinado.

Os negócios de sucesso são quando o lojista percebe uma dor que o consumidor ainda nem sabe que é dor.

Elaborar bons planos de marketing e ter presença digital, seja em buscadores ou redes sociais, são de grande importância para quem consome online. Afinal, sem mídia, o consumidor não encontra sua loja, perante à milhares outras.

Artigo produzido por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.