Como o Instagram pode beneficiar o seu negócio

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Publicado: 10 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Desde o seu surgimento até os dias de hoje, o número de usuários do Instagram não para de crescer. Atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos, mundialmente, todos os meses na plataforma. 

Parte desse montante, cerca de 99 milhões, ou 9,9%, estão só no Brasil. São números bastante consideráveis e que colocam a rede social entre as mais usadas, promissoras e um grande alvo para os negócios.

Em 2020 foi um ano marcado pelo início da pandemia do COVID-19. As cidades, lojas, shoppings, e o comércio em geral, precisaram fechar as portas. 

Foi nesse período em que as pessoas precisaram ficar em casa e que muitos empresários ficaram sem saber o que fazer para contornar o problema, pois não tinham preparo, conhecimento em marketing digital e muito menos presença no mundo digital. 

A necessidade de inovação foi finalmente percebida, já que ninguém podia sair. Estavam todos em casa e o único meio de captar a atenção e gerar interesse era por meio da tela do smartphone. 

Tudo isso nos fez entender de uma vez por todos algo que já vinha sendo avisado há bastante tempo: as mídias sociais são imprescindíveis para divulgar sua marca, prospectar clientes e atrair olhares. 

Pensando nisso, você sabe como o Instagram pode beneficiar o seu negócio?

Funcionalidades exclusivas para negócios 

Dentro do modo profissional da rede social, há funções para gerenciamento das estratégias da empresa. É possível analisar e acompanhar o desempenho dos posts, anunciar, agregar links às publicações e stories promovidos.

Há, também, uma função para quem possui e-commerce, onde uma seleção de produtos é mostrada e, ao clicar, o cliente é direcionado para a página do produto. 

Alcance de público 

Ao levar sua empresa para o Instagram, é necessário traçar objetivos e fazer um bom planejamento. Com isso pronto, temos em mãos um alcance de público enorme ao qual precisaremos trabalhar em cima. 

Só no Brasil, todo mês a rede social recebe cerca de 1 milhão de novos usuários, o que pode representar um novo lead ou cliente para a sua marca. Sendo assim, é importante tentar de alguma maneira aproveitar o alcance da plataforma, que pode ajudar a ampliar o seu público e fazer com que mais pessoas conheçam.

Possibilidade de interação direta

Para que seus clientes se engajem com seu negócio é muito importante que se estabeleça essa ligação. 

O uso de enquetes, caixa de pergunta nos stories, conteúdos interativos, chamadas para ação, posts que trazem curiosidades ou informações relevantes, tudo isso pode fazer com que as pessoas criem consciência sobre sua marca.

Conquista pelo olhar

As pessoas têm a tendência a guardar na memória e relembrar coisas de forma muito mais eficiente através do uso da imagem.

Por isso, investir numa boa identidade visual, boas fotos, boa edição e cores atraentes, ajuda muito nesse processo. 

É por conta disso que há uma enorme gama de ferramentas que possibilitam a criação de conteúdos diversos, vídeos, fotos, GIFs, boomerang e tantas outras possibilidades.

Segmentação do público

Por possuir uma comunidade tão grande e variada, pode-se otimizar o seu conteúdo com intuito de atingir o público específico. Há hashtags para todos os tipos de coisas, até as mais específicas. 

Algumas delas recebem milhares de visitas por minuto, outras já foram usadas mais de 1 bilhão de vezes. Interessante, né? Elas funcionam assim como a pesquisa no Google. 

Por exemplo: se você é dono de uma Hamburgueria e marcar sua publicação com a tag hamburguer, as pessoas interessadas nisso podem chegar até a sua publicação, e, se for do agrado delas, podem decidir visitar o perfil, curtir e até começar a seguir. 

Lembrando que nada dispensa um bom planejamento e o auxílio de profissionais, de uma agência especializada em marketing, instagram ads e que auxiliem de forma efetiva na sua campanha digital. 

Entendeu por que essa ferramenta é tão importante para o seu negócio? O Instagram se tornou um shopping no mundo virtual. 

Você tem a sua vitrine, seus produtos e precisa fazer de tudo para se destacar e chamar a atenção do seu público alvo. O mundo segue em constante mudança e os negócios precisam acompanhar cada passo dessa evolução.