Marketing digital: como os negócios estão se reinventando
Publicado: 10 de agosto de 2020 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O mundo está vivendo um período de muitas adaptações, as pessoas são obrigadas a se conviver em isolamento social e as empresas tendo que se reinventar utilizando os recursos tecnológicos.
Com isso, os diversos segmentos de mercado tiveram que alinhar suas expectativas, baseando-se ao cenário incerto dessa pandemia.
As ferramentas de atendimento ao cliente mudaram, bem como, a forma de oferecer produtos e/ou serviços, já que hoje estamos caminhando para um novo perfil de consumidor.
Tudo isso se resume nas apostas em estratégias que complementam o marketing digital, o conjunto de ferramentas que ajudam na monetização de negócios, visibilidade e publicidade online para uma empresa.
Seja ela de qualquer ramo de mercado, essa é uma das adaptações encontradas para sobrevivências de muitos negócios.
Adaptações dos negócios em um novo cenário
A revolução digital chegou com tudo neste ano de 2020, esse aceleramento ocorreu em função das buscas por alternativas de comunicação e modelos online de divulgação de negócios que auxiliam na forma de consumo das pessoas.
Diante disso, a procura por marketing digital para empresas se tornou um dos assuntos mais buscados nessa quarentena, pois esse conjunto de práticas pode ajudar qualquer empresa a se reinventar e manter-se atuante no mercado.
As vendas online por exemplo, cresceram notoriamente nestes últimos meses, chegando a liderar as formas de consumo mais atual.
Com um aumento de 81% comparado a abril de 2019, o e-commerce no Brasil faturou mais de R$ 9,4 bilhões, segundo a pesquisa do Movimento Compre&Confie.
Neste sentido, as empresas tiveram que investir em maneiras online para alcançar seus clientes, usando o atendimento online e serviços de entrega como essenciais para suas atividades.
Mesmo para o mercado de prestação de serviços, o Marketing digital pode ser uma ótima alternativa e nos ajuda a entender como os negócios estão se reinventando.
Marketing digital para prestadores de serviços
Uma das primeiras dúvidas dos empreendedores durante essa crise econômica e social é como sobreviver a essa situação, ou quais as formas de continuar oferecendo seus serviços e vendendo seus produtos.
O segredo está na forma de comunicar, levando em consideração o momento atual de muitas famílias, tentando de alguma forma ajudar na resolução de problemas do novo consumidor.
Novos serviços para o ramo alimentício
Os restaurantes, estão investindo em serviços como os deliverys, através de sites e aplicativos e drive thru, onde você pode ir até o local somente para retirada do pedido.
Com a inserção de mais restaurantes na internet, foi preciso investir em marketing digital para não ficar para trás. Para isso é preciso aparecer nas mídias sociais e não só isso, como também demonstrar um diferencial das demais empresas para ganhar clientela.
Essas são as formas de continuar ativo em suas atividades, mesmo com restrições.
Já os supermercados e comércios de bairro, vêm contando com um aumento em sua demanda, tendo que fazer parcerias com fornecedores de mercadorias mais próximos, também investindo em serviços de entrega e vendas pela internet.
Adaptações na área da saúde
No começo da pandemia o Governo Federal autorizou que profissionais realizassem a consulta médica online, uma prática bem comum nos Estados Unidos, além de ser uma importante ferramenta para médicos se relacionarem com seus pacientes durante situações de confinamento.
A telemedicina pode ser usada para tirar dúvidas, dar continuidade para tratamentos e realizar avaliações de casos onde a pessoa esteja em isolamento social, com práticas que não dispensam os princípios éticos da profissão.
Dessa forma, os canais online de comunicação como e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas, se tornaram formas de se comunicar através do atendimento online em clínicas odontológicas, consultórios médicos e demais profissionais da saúde.
As vídeo chamadas também podem ser usadas para atendimento online de medicina, a partir de aplicativos disponíveis para acessar de qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Como estão sobrevivendo os setores mais afetados pela pandemia
Sem dúvidas que os ramos hoteleiros e agências de viagens são os mais impactados durante estes últimos meses, com cancelamentos e baixa demanda.
Por esse motivo, os hotéis e pousadas tende a se adaptar, oferecendo remarcações ao invés de cancelamento de estádia, pacotes com prazos maiores e pagamentos diferenciados.
Assim como os hotéis e pousadas, o setor de eventos têm enfrentado grandes dificuldades, resultando em adiamentos de datas e devolução do dinheiro de aluguel do espaço.
O jeito encontrado é a comunicação com os clientes, sem quebra de contrato, apenas adiando a data do evento, com condições de pagamento que atendem as expectativas dos clientes.
Mesmo assim empresas do ramo de turismo, para não parar totalmente com suas atividades, usam de estratégias de marketing, aderindo ao e-mail marketing, entre outras, utilizando de propagandas promocionais, seja de passagens aéreas, pacotes turísticos para o próximo ano.
Marketing de conteúdo para dar um “up” ao negócio
Assim como atendimento online, o marketing de conteúdo foi uma das alternativas encontradas para manter os negócios.
Mesmo com o site no ar a algum tempo, muitas empresas começaram a investir em conteúdos digitais para alimentar o espaço online, de forma técnica e atrativa para atração de novos clientes.
A área da saúde tem apostado mais em conteúdo para site, buscando uma forma de educar o seu público que resulta em contratação de seus serviços.
Em clínicas de cirurgia plástica e transplante capilar com seu nicho segmentado, é preciso criar conteúdo específico, como por exemplo, entenda mais de transplante capilar entre outros artigos que possam tiram dúvidas.
Essa estratégia de marketing tem se mostrado eficaz para assuntos de blog e websites.
Assim como, as redes sociais, tem funcionado como um canal de comunicação de pacientes e parcerias entre negócios.
A solução é se adaptar e aproveitar as oportunidades de negócio, e o marketing digital é uma excelente aposta para empresas manterem suas atividades funcionando neste momento que estamos vivendo.