Como Motivar uma Equipe de Vendas? As Melhores Dicas Práticas!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 2 de outubro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Uma equipe bem estruturada e motivada é fundamental para empresas focadas em vendas. Por isso, eliminar focos de desmotivação e descontentamento, além de saber como motivar uma equipe de vendas, são estratégias necessárias para obter melhores resultados.

O vendedor é a figura que faz a verdadeira ligação entre a organização e clientes. Por isso, gestores de sucesso sabem que uma equipe de vendas motivada é vital para o funcionamento do negócio.

Mas, às vezes, surgem dúvidas de quais estratégias traçar para motivá-la. Ou mesmo em como proceder quando colaboradores já estão desmotivados e perdendo o rendimento.

Para te ajudar nesses casos, veja a seguir as dicas que separamos sobre como motivar uma equipe de vendas e melhore o desempenho da sua equipe.

O que desmotiva os profissionais de vendas?

Identificar um colaborador desmotivado é até uma tarefa bem simples. Normalmente, eles demonstram perda de entusiasmo, apresentam-se apáticos, pensam com negatividade e perdem o estímulo por suas atividades.

O difícil mesmo é conseguir identificar a causa – que pode ser um problema individual de determinado vendedor, inclusive problemas pessoais, ou algum aspecto na empresa que está influenciando negativamente toda a equipe.

Veja a seguir, três das principais causas que levam à desmotivação no trabalho de uma equipe de vendas.

1. Condições de Trabalho

Local de trabalho desorganizado, funções mal definidas, atividades mal distribuídas, liderança ineficiente, metas inalcançáveis, pressão acima do saudável. Esses são alguns fatores relacionados ao ambiente de trabalho que geram muita frustração na sua equipe de vendas.

2. Estresse Financeiro

Um problema sério que causa desmotivação na equipe de vendas é o estresse financeiro. Dívidas, receio de ter queda no padrão de vida, medo de perder o emprego, entre outros fatores. O estresse financeiro é um transtorno que prejudica a saúde física, afetiva e, até mesmo, a produtividade no trabalho.

E grandes preocupações com dinheiro geram profundo estado de tristeza, baixo engajamento e desmotivação.

Uma solução para este problema é adotar o pagamento de salário sob demanda, flexibilizando o recebimento e dando maior controle financeiro para o colaborador. É uma solução inovadora para a gestão e motivação de funcionários.

3. Falta de Reconhecimento

Dinheiro nem sempre é o problema, assim como nem sempre é a solução. É claro que a bonificação é sempre muito bem-vinda e ajuda a desafogar as contas no final do mês. Entretanto, os efeitos são de curta duração.

Uma gestão que não elogia e não reconhece os resultados e ganhos de sua equipe de vendas vai ter, em algum momento, problemas com falta de motivação. De acordo com a Self Coaching, entre as necessidades básicas do ser humano estão o desejo de ser notado, amado e reconhecido.

Elogiar e reconhecer não custa nada financeiramente, e pode ter um efeito motivador que faz muita diferença no desempenho do vendedor.

A desmotivação é um dos principais fatores que influenciam a queda nas vendas e a perda de talentos. Por isso fique atento aos sinais e aprenda como motivar uma equipe de vendas!

Como motivar uma equipe de vendas?

A qualidade no ambiente de trabalho, uma boa relação com os líderes e o reconhecimento são os principais pilares da motivação de qualquer equipe. Por isso, não é à toa que, as principais dicas a seguir envolvem esses fatores.

Comunique-se e construa um relacionamento

Boa comunicação é a base de tudo. Por isso,. esqueça um pouco a hierarquia e estabeleça um relacionamento amigável com a equipe de vendas.

Sinceridade e transparência são aspectos fundamentais para que os colaboradores vejam significado no trabalho que desempenham diariamente.

Ajude a eliminar a causa da desmotivação

Quando perceber algum funcionário desmotivado, chame-o para uma conversa, pergunte as razões e tentem, juntos, encontrar uma solução.

Nem sempre o motivo do descontentamento está relacionado à empresa. Problemas familiares e pessoais também causam desmotivação.

Mas, é importante mostrar-se aberto a tentar ajudar e ser compreensivo para que o colaborador se sinta seguro.

Valorize seus funcionários

Em casos de desmotivação já instalada, valorize o esforço do funcionário em solucionar o problema. Reconheça sua melhora, mesmo que esteja ocorrendo lentamente.

E faço o mesmo com todos os outros colaboradores, desmotivados ou não. Reconheça os pontos fortes, os resultados individuais e coletivos e as habilidades. Essa é uma das melhores dicas de como motivar uma equipe de vendas.

Promova treinamentos

Treinar bem sua equipe de vendas é uma forma de desenvolver as habilidades necessárias para produzir mais e melhor. Além de ser uma maneira simples de mostrar interesse pela capacitação e aperfeiçoamento profissional de cada um.

Por isso, sempre que possível, organize atividades que incentivem a troca de conhecimento e o aprendizado entre os seus colaboradores.

Ofereça benefícios

Oferecer uma remuneração é mais uma obrigação do que uma prática motivacional. Para fazer diferente e promover maior motivação, considere oferecer benefícios diferenciados como:

  • plano de saúde;
  • descontos na empresa e em parceiras;
  • vale Cultura e lazer;
  • serviços médicos na empresa;
  • salário sob demanda;
  • salas de descanso e jogos.

Estimule os feedbacks

Incentivar o diálogo entre colaboradores e gestores é uma forma de mantê-los engajados nos propósitos da empresa. 

Essa cultura de dar liberdade para expressar ideias, soluções e opiniões traz resultados muito positivos. Mas certifique-se de considerar a opinião de todos, na medida do possível, sem deixar a sensação de que o funcionário está “atirando no escuro”.

Mantenha os colaboradores envolvidos

Sua equipe sabe quais são os projetos atuais da empresa? Ela conhece quais são as ações em andamento e as metas esperadas?

Envolver os colaboradores em ações, além do setor em que atuam, é uma forma de fazê-los sentir como parte da empresa. Além de mantê-los motivados a crescer junto com a companhia.

Determine metas junto ao colaborador

A pressão para alcançar as metas é uma das principais causas de desmotivação na equipe de vendas. Ao invés de colocar mais pressão pelas metas que não estão sendo alcançadas, experimente sentar com a sua equipe e verificar o motivo dos resultados não estarem correspondendo às expectativas. Se preciso, reestruture as metas junto com a sua equipe.

Agora que você já aprendeu como motivar uma equipe de vendas, saiba que esse deve ser um esforço diário. Que exige dedicação constante com forte influência no alcance de resultados extraordinários!

Esse artigo foi produzido pela Xerpa, uma empresa digital focada em motivar os colaboradores das empresas e mudar a vida de milhões de brasileiros.

Compartilhe nas Redes Sociais!