Como ganhar dinheiro como o facebook: saiba de todo o potencial da plataforma

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Publicado: 5 de novembro de 2021 | Atualizado: 5 de novembro de 2021.

O marketing digital no Facebook se tornou uma grande parte da estratégia para muitas empresas e que tem proporcionado ações com grande retorno financeiro.

Com o poder das redes sociais, você pode usar o Facebook para divulgar notícias sobre sua empresa e seus produtos e pode cultivar seu relacionamento com seus clientes.  

A ações dentro do Facebook podem ser de repercussões gratuitas ou pagas. 

Exemplos de ações gratuitas:

  1. Criação de FanPage;
  2. Participação em Grupos e Comunidades de seu nicho;
  3. Criação de Campanhas de Engajamento dentro de sua página comercial ou até mesmo no seu perfil pessoal.

Já as campanhas que têm custos financeiros dentro da plataforma rodam dentro do gerenciador de mídias pagas denominado Facebook Ads.

Para saber mais sobre como você pode usar o Facebook para sua vantagem de marketing, leia o seguinte artigo.

Ações Gratuitas porém Necessárias no Marketing do Facebook

Apesar de muitos que atuam no marketing digital não valorizarem as atividades no Facebook que não tenham custos publicitários, em função do baixo alcance, não podemos desprezá-las, uma vez que elas contribuem com o branding de sua marca.

1. Crie e Atualize sua FanPage 

Atualize sua página do Facebook regularmente.  Não hesite em postar uma nova atualização todas as manhãs se descobrir que seus assinantes acessam o Facebook pelo menos uma vez por dia.  

Se seus assinantes não costumam checar o Facebook com frequência, compartilhe uma atualização semanal para evitar inundá-los com muitas atualizações.

2. Tenha na Consistência 

É fundamental que sua atuação no Facebook seja regular e capaz de apresentar conteúdos transformadores para os seus usuários, por isso você precisa dedicar tempo e esforço.

Caso você não tenha tempo diariamente para atualizar sua página, procure integrar à sua equipe uma pessoal responsável por esta atividade.

Alguém que tenha sintonia com o seu conteúdo e com sua mensagem. Planeje junto com seu social maker a elaboração de ações interativas como Promoções ou Enquetes.

Pois a pedra angular da lucratividade com o Facebook é a interatividade, através de campanhas. Por isso o questionamento: você tem disponibilidade para interagir todos os dias com o Facebook?

Se você não pode compartilhar informações diariamente, use uma ferramenta de agendamento do Facebook para fazer isso por você.  

Programe-os para serem postados quando seus seguidores tendem a estar online.  Certifique-se de testar diferentes ferramentas para encontrar a melhor para você.

Varie o tempo de suas postagens para ver quando você consegue mais curtidas ou comentários.  

Por exemplo, muitas pessoas estão em sites de mídia social tarde da noite, depois das dez.  Sua postagem pode ter mais visibilidade se subir nesse momento.  

E, se você não quiser fazer tarefas relacionadas ao trabalho tão tarde da noite, você sempre pode aproveitar o recurso de agendamento que o Facebook oferece e escrever a postagem durante o dia.

3. Ofereça Conteúdo Gratuito de Qualidade

Embora você queira anunciar seus produtos, este não deve ser o único conteúdo que está presente em sua página do Facebook.  

Para além dos anúncios, você precisa produzir conteúdo constantemente e que tenha capacidade de gerar valor para seu público.

A geração de conteúdo precisa de planejamento de uma pauta, onde se estabeleça os principais temas que você vai abordar e com isso elaborar material com informações para divulgação dentro da sua estrutura online, em especial, o Facebook.

Nesse sentido, seus seguidores precisam ter a clareza que você não tem apenas como objetivo ganhar dinheiro, mas sim, sobretudo, transmitir uma mensagem com significado.

4. Realize Campanhas de Engajamento

Brindes grátis são algumas das melhores táticas para seu plano de marketing.  Ofereça um presente gratuito para as pessoas que optaram por receber seu boletim informativo ou que gostam de suas páginas de mídia social.  

Não vai custar muito dinheiro, mas a oportunidade de comunicação com os clientes é inestimável.

Crie campanhas para que as pessoas se inscrevam em sua página e sejam um ponto de disseminação da sua informação, por isso não tenha medo de criar campanhas com premiações para quem se inscrever e divulgar seu conteúdo.

Ter os visitantes registrados em sua página permite que você os envolva em um diálogo contínuo sobre sua empresa.  

Oferecer algo a eles, como uma participação em um sorteio, aumenta a probabilidade de eles se registrarem em sua página e fornecerem leads valiosos para sua empresa.

Tenha diversos links nos quais seus visitantes podem se inscrever no seu Facebook.  

Faça uma conexão para se comunicar com os visitantes, pedindo-lhes que se inscrevam ou registrem-se e ofereçam algo em troca.  

Faça um concurso ou sorteio, ou apenas ofereça algo que eles tenham interesse em receber.

Sua página pode “curtir” e postar em outras páginas do Facebook.  No entanto, pise com cuidado aqui.  Você não quer simplesmente fazer spam em outras paredes ou postar conteúdo sem sentido.  

5. Tenha Clareza na sua Mensagem

Ao usar o Facebook para promover seu negócio, use fotos para transmitir mensagens.  As fotos são uma ótima maneira de mostrar o que você tem a oferecer.  

Elas também permitem que você elabore descrições e itens adicionais que seus usuários acharão relevantes e com capacidade de esclarecer melhor sua mensagem.  

Não se esqueça de descrever suas fotos, você perderá os principais recursos de SEO e pesquisa.

Realize Revisão Periódica do seu Conteúdo dentro do Facebook

Realiza constantemente avaliações de seu conteúdo e das funcionalidades de sua página no Facebook. Ela precisa estar otimizada em desempenho e em informação.

Caso sua página tenha um layout desagradável, é pouco provável que as pessoas interajam e retornem.  

Busque avaliar que é uma página agradável e de fácil acesso às informações.  Escolha uma foto de perfil que dialogue com seu público, que transmita a ideia central do seu negócio e que seja bem elaborada.

Como Realizar Campanhas no Facebook Ads

Uma empresa que lida com seus clientes ocasionalmente, como um corretor de imóveis ou revendedor de automóveis, realmente não se beneficiará de uma página no Facebook.  

Ninguém se preocupará em seguir suas postagens diárias se não comprarem de você com frequência.  Como alternativa, considere anunciar no Facebook.

Diante desse cenário, você precisará promover campanhas no Facebook Ads. 

Mas, o que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o gerenciador de mídia paga do Facebook, onde os usuários elaboram campanhas que aparecerão nos diversos espaços da estrutura, entre elas:

  1. Feeds de Notícias;
  2. Vídeos in-stream;
  3. MarketPlace;
  4. Anúncios de sobreposição no Reels;
  5. Feeds de vídeos;
  6. Feed do Instagram;
  7. Stories do Instagram.

Ou seja, ao elaborar uma campanha no Facebook Ads, você terá a divulgação de seu conteúdo nos ambientes de redes sociais mais frequentados do mundo.

Como iniciar no Facebook Ads

Antes de sair elaborando anúncios e colocar no ar campanhas no Facebook, é importante você buscar aprender um pouco mais sobre:

  1. Como configurar a Business Manager;
  2. Como Configurar o Pixel do Facebook;
  3. Públicos no Facebook Ads;
  4. Remarketing.

Compreendendo que o assunto é relativamente complexo e exige um pouco mais de dedicação aos iniciantes, sugiro que leia o artigo: Mude seu conceito sobre anúncios com o Facebook e crie sua campanha em 08 passos simples

Interaja com seu público dentro do Facebook

Procure oportunidades de agregar valor e expressar sua opinião.  Fazer isso da maneira certa pode ajudá-lo a ser visto como um líder em seu campo.

Utilize todas as funções e potenciais disponíveis pelo Facebook, crie subpáginas, com guias categorizadas por assuntos relacionados ao seu negócio.

Além de sua página principal, que divulga as postagens e comentários mais recentes, crie páginas dedicadas a tópicos específicos do seu negócio.  

Talvez tenha uma página com informações de contato e outra com uma lista de produtos e serviços.

Envolva seus fãs, principalmente se você tiver um novo produto.  Peça a eles para ajudá-lo a nomeá-lo ou a criar um slogan publicitário.  

Quando se sentem investidos no processo, são muito mais propensos a comprá-lo e a incentivar outros a fazê-lo também.

Integre sua FanPage no Facebook Ads

Então, você finalmente terminou sua página do Facebook que destaca todos os grandes recursos de sua marca única.  

Mesmo que você tenha criado uma página fantástica, não terá sucesso se as pessoas não souberem de sua existência.  

Para gerar tráfego para sua página, campanha de marketing atual ou produto mais recente, aproveite os anúncios do Facebook e as histórias patrocinadas.

Certifique-se de que você pode gerar constantemente algum conteúdo educacional ou de entretenimento para sua página do Facebook.  

Lembre-se que uma forma efetiva de atualizar sua página do Facebook é com geração de conteúdo dentro da sua estrutura de negócio online. Daí a importância de possuir um blog como fonte e disseminador de suas ideias.

Algo Mais?

Além do mais você pode compartilhar conteúdos de suas outras redes sociais, especialmente o YouTube; buscando sempre apresentar para seu público um conteúdo de valor.

Abordar sua campanha no Facebook como uma forma de tornar sua marca mais popular é uma boa estratégia, desde que associada com um plano de marketing bem elaborado.

Você obterá melhores resultados se abordar o Facebook como uma forma de fornecer aos seus clientes conteúdo de qualidade.  

Pense no Facebook como uma forma de permanecer em contato com seus clientes, em vez de alcançar mais clientes em potencial.

Use as informações acima para incorporar o Facebook aos seus planos estratégicos de marketing.  

A mídia social não desaparecerá e só se tornará mais poderosa à medida que os consumidores usarem esse método para se conectar e compartilhar.  

Continue a aprender sobre isso e você terá sucesso em aproveitar o poder de marketing do Facebook.