Como escrever conteúdo de SEO que se classifique bem no Google

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Publicado: 3 de dezembro de 2021 | Atualizado: 3 de dezembro de 2021.

Se você está procurando escrever um conteúdo que consiga a melhor classificação no Google, você precisa saber muito mais do que a frase clichê ‘Conteúdo é rei’. Todos nós sabemos que conteúdo é crucial, mas qual conteúdo? E qual é a melhor maneira de escrevê-lo? Neste artigo, você aprenderá tudo sobre as melhores ferramentas e técnicas para escrever conteúdo de SEO que obtém as melhores classificações no Google. 

Conteúdo de SEO e serviço ao usuário 

Durante a sessão de Martin Splitt do Google sobre o SEO 101, ele foi solicitado a listar os três fatores mais importantes para obter as primeiras colocações no Google. A resposta do webmaster do Google não foi complicada nem técnica. Na verdade, não poderia ter sido mais simples: ‘Fornecer conteúdo que sirva um propósito para o usuário’.

Servir ao usuário é o que significa escrever um bom conteúdo SEO. Por mais simples que isto pareça, muito poucos escritores de conteúdo se concentram em servir ao usuário ao tentar escrever um ótimo conteúdo SEO. Eles não conseguem ver que o lado técnico de SEO é apenas outra forma de medir e melhorar a experiência do usuário de um website, não uma fórmula mágica para enganar o usuário. 

De seu lado, os fatores de classificação podem parecer caixas que você está tentando marcar, mas da perspectiva do Google, eles são maneiras de determinar se um pesquisador gosta do que o Google está mostrando. Faça taxas de retorno: O Google registra a quantidade de tempo que um usuário passa em uma página.

Se os usuários clicarem imediatamente para fora de um site, o Google assume que o conteúdo desta página não é muito interessante e o classifica em níveis mais baixos.

Seu objetivo como redator de conteúdo para SEO é garantir que isso não aconteça. Isto não significa que todas as páginas precisam manter os usuários nelas por horas, mas significa que se os usuários passarem mais tempo em outras páginas similares porque as acham mais interessantes ou úteis, o Google saberá, e isto significará que quase certamente eles ficarão em uma posição mais alta. É por isso que sua principal consideração ao pesquisar ou escrever qualquer conteúdo deve ser criar algo que sirva aos interesses do usuário da melhor maneira possível.

Determinando o propósito de seu conteúdo SEO

A melhor maneira de criar o conteúdo SEO que serve ao usuário depende do tipo de pesquisa que você está tentando responder, isto, por sua vez, dependerá do papel que seu conteúdo está desempenhando em sua própria estratégia de marketing digital

Conteúdo SEO para páginas de produtos 

O primeiro conteúdo SEO, a grande maioria dos proprietários de empresas com um website precisa trabalhar, são as páginas que descrevem os produtos e serviços oferecidos. Este tipo de conteúdo é muitas vezes o mais simples de escrever, normalmente cobrindo estes tópicos básicos:

  • Que produtos e serviços você oferece 
  • Como e onde obtê-los
  • As características de seus produtos e serviços

Este tipo de conteúdo é frequentemente um dos mais importantes para fazer as escolhas certas de palavras-chave, chegaremos a isso em breve. 

Conteúdo SEO descrevendo produtos e indústria 

Após as páginas de produtos, as empresas tendem a trabalhar em conteúdos que explicam os principais termos da indústria relacionados aos produtos e serviços oferecidos. Estas páginas são geralmente informativas, ajudando os consumidores a responder os tipos de perguntas que possam ter ao decidir que tipo de serviço ou produto comprar. 

Por exemplo, alguém pensando em aprender a tocar violão pode se perguntar se é melhor começar tocando violão acústico ou elétrico, então um site para uma loja de violões eletrônicos poderia escrever um artigo respondendo a esta pergunta, os visitantes que encontraram esta página através do Google, por causa desta pergunta, teriam então em mente quando tivessem decidido que tipo de violão comprar.

Conteúdo SEO para páginas com interesses vinculados 

Após produtos e termos e perguntas chave, a terceira área de conteúdo é muito mais ampla e flexível. Ela consiste em conteúdo SEO para quaisquer tópicos ou interesses que os clientes potenciais possam ter, que os tornem provavelmente interessados em seus produtos ou serviços. Portanto, o site de um hotel na capital do estado do Havaí pode ter uma página para contar aos turistas sobre todos os melhores pontos turísticos a serem vistos em Honolulu. 

É uma boa ideia decidir para qual destas categorias seu conteúdo SEO está sendo escrito antes de começar a fazer sua pesquisa de palavras-chave e decidir um tópico. Esta forma ajuda a esclarecer a finalidade e os objetivos de seu conteúdo de SEO. 

Pesquisa por palavra-chave de conteúdo SEO

A pesquisa por palavra-chave é uma parte crucial de qualquer processo de criação de conteúdo SEO. O que isso envolve será diferente dependendo do propósito de seu conteúdo.

Pesquisa por palavra-chave SEO para conteúdo de páginas de produtos 

Se você estiver escrevendo conteúdo para páginas de produtos em um site de comércio eletrônico, então sua pesquisa por palavras-chave consistirá em grande parte em encontrar palavras-chave transacionais. Estas são as frases que os clientes usam para encontrar e comprar seus produtos e serviços.

Podemos usar ferramentas de palavras-chave para saltar para o lugar de nossos clientes e considerar os diferentes termos que eles poderiam usar para procurar seus produtos e serviços. Estes, então, precisam ser reduzidos a um conjunto que melhor corresponda à intenção do usuário.

Conseguir isso é encontrar um meio de comunicação feliz entre o volume de busca (quantas pessoas estão buscando o termo), e a competitividade de um termo (o número de outros websites otimizando seu conteúdo com esse mesmo termo). Só porque um termo tem alto volume de busca não significa necessariamente que você deve escolhê-lo como o termo para o seu conteúdo SEO.

Os termos com mais concorrência são mais difíceis de otimizar. Uma listagem na primeira página com um termo menos popular pode atrair mais tráfego do que uma listagem com uma classificação mais baixa, usando um termo com um maior volume de busca. Estudos mostram que aproximadamente 92% do tráfego dos resultados de busca no Google vai para os sites listados na primeira página. 

Se você é um negócio de tijolos e cimento, a pesquisa por palavras-chave para suas páginas de produtos consistirá em grande parte em encontrar as palavras que os clientes usam para encontrar seus produtos e armazená-los. 

Para encontrar as melhores palavras-chave para seus produtos, você precisa olhar os termos que os clientes podem usar para encontrar seus produtos. Por exemplo, ‘floricultura’, ‘floricultura’, ‘serviço de entrega de flores’ terão todos números diferentes de pesquisadores e concorrentes usando esta palavra-chave.

Você também pode adicionar adjetivos a suas palavras-chave para criar palavras-chave de cauda longa, para que você possa estender a palavra-chave ‘bolsa de mão’ para ‘bolsa de couro marrom de designer’ ou ‘bolsa barata com alça de ombro’, dependendo de seu público. Isto pode ser feito para reduzir sua concorrência e pode ajudar a atingir melhor seu público. 

Pesquisa de palavras-chave para páginas não-produto

Se você estiver fazendo uma pesquisa de palavras-chave para termos informativos, é provável que sua pesquisa esteja focada em encontrar os melhores termos que melhor correspondam à intenção dos usuários, combinando as perguntas ou frases que eles estão inserindo no Google.

Aqui está um exemplo baseado em uma pesquisa de palavras-chave realizada usando o rankingCoach. Um redator de conteúdo SEO trabalhando em um artigo sobre aprender a tocar violão acústico vs. violão elétrico, teria mais probabilidade de gerar tráfego nos EUA usando os termos “violão elétrico ou acústico para iniciantes”, em vez de “é acústico ou elétrico mais fácil de aprender”. Para ajudá-lo a identificar as melhores palavras-chave, pergunte-se o seguinte: 

  1. O termo tem um volume de busca razoável?

  2. O termo corresponde à intenção do usuário?
  3. Posso usar este termo para criar um conteúdo original e interessante?
  4. Pode ser vinculado aos serviços e produtos que estou oferecendo?

Comprimento do conteúdo SEO para os principais rankings do Google

Quando se trata de conteúdo SEO, uma das perguntas mais populares é sempre – quanto tempo deve ser? Isso depende de dois fatores: O propósito de seu conteúdo e sua concorrência. Nas páginas de seus produtos, você pode incluir as palavras-chave no título e no texto descritivo de seus produtos, listando todas as suas características e USPs.

Especialmente se estas páginas estiverem vendendo diretamente, certifique-se de que este conteúdo seja sempre atraente e não prejudique o objetivo de venda da página. O uso de um CTA atraente ajudará a aumentar a chance de uma conversão.  

Se sua cópia SEO não pode ser mais longa do que algumas centenas de palavras, não entre em pânico. Concentre-se em criar uma página que seja atraente e que sirva aos interesses dos usuários, incluindo as principais palavras-chave no nome e descrição do produto para que possam ser encontradas.

Por outro lado, o conteúdo SEO respondendo a perguntas ou explicando conceitos é quase sempre mais longo. Este tipo de conteúdo tende a ter pelo menos mil palavras, mas é comum encontrar mais de 3000 palavras nestas páginas. Se você estiver procurando por um destes termos, use as ferramentas de monitoramento da concorrência para verificar a página de resultados do mecanismo de busca para o país ou região que você está buscando. 

Se você descobrir que todos os artigos das primeiras páginas têm 3000 palavras, isso não significa que você precise escrever um artigo que tenha 3001 palavras para se classificar bem. Entretanto, para vencê-lo, você deve ter como objetivo produzir um conteúdo mais interessante e profundo, para que você possa conquistar os usuários. 

Estruturando seu conteúdo SEO 

Uma parte fundamental para escrever um bom conteúdo SEO é acertar seus cabeçalhos. O cabeçalho principal de sua peça (conhecido como H1) é um local crucial para palavras-chave. Suas principais palavras-chave devem ser destacadas no H1.

Seu título deve ser usado como um gancho para atrair seus usuários a continuar lendo. Os H1s desempenham um papel importante no desenho de cliques para o artigo. É frequentemente a primeira coisa que o usuário lê do artigo quando este é vinculado a outras páginas e compartilhado nas mídias sociais. 

Para as outras seções de seu artigo, você deve ter títulos menores (H2), que também podem conter as palavras-chave. Em geral, seu conteúdo deve ser estruturado como uma pirâmide invertida, apresentando as palavras-chave e informações mais importantes na parte superior, e detalhes de fundo menos importantes na parte inferior.

Densidade de palavras-chave da estratégia de conteúdo

Se você escolheu a ideia de conteúdo certa para começar e escreveu seu conteúdo baseado em um plano H1 e H2 lógico, você verá que já tocou em algumas palavras-chave algumas vezes no texto, mas talvez queira adicionar mais palavras-chave à mistura. 

Ao acrescentar referências adicionais às palavras-chave, certifique-se de que elas não afetem a legibilidade geral do texto. Leia-o em voz alta e se ele começar a soar desajeitado ou até mesmo sem sentido, provavelmente você estará inserindo algumas demais, isto também é conhecido como recheio de palavras-chave. Mencionar uma palavra-chave mais de uma vez em seu texto ajudará sua classificação, mas apenas até certo ponto; se o uso de palavras-chave afeta negativamente a legibilidade geral de um texto, também é provável que ele não tenha uma classificação muito boa.

O webmaster do Google, Matt Cutts, diz que o conteúdo SEO é sobre trabalhar palavras-chave em seu conteúdo de uma forma natural. Em sua palestra sobre as palavras-chave, ele deixou muito claro que o Google se dará ao luxo de classificar mal o conteúdo que se sinta desajeitado ou artificial, de modo que todo aquele tempo gasto escrevendo conteúdo interessante para potenciais visitantes é bem gasto, não só para eles, mas também para o Google!

Não se esqueça de colocar palavras-chave em seu meta título e meta descrição junto com a descrição de sua imagem. Se você não está fazendo isso, já está perdendo um truque. 

A palavra final sobre a escrita de conteúdo SEO que se classifica bem no Google

Para escrever conteúdo SEO que se classifica bem no Google, você precisa prestar muita atenção aos seus concorrentes. Tome o tempo necessário para encontrar as melhores palavras-chave e tópicos relacionados a seus produtos e serviços. Certifique-se de que essas palavras-chave figurem em seu conteúdo, mas apenas de forma lógica e interessante.

Para encontrar estas palavras-chave, você deve considerar o uso de ferramentas de palavras-chave para ajudá-lo. Fazer isso e verificar sua concorrência nos mecanismos de busca também o ajudará a descobrir o que os pesquisadores estão realmente procurando, é a melhor maneira de dar-lhes o que eles querem. Fazer isso é a melhor maneira de escrever conteúdo SEO que se classifica bem e leva a mais conversões. 

Este artigo foi escrito pela equipe da rankingCoach